Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida HP 15 - DAY11AMB6E0 Quanta Y11A - Não liga

Avalie este tópico:


Intelsystech

Posts em destaque

Olá pessoal, tudo bem? estou com essa placa na minha bancada e tenho uma dúvida em relação ao PU11 e PU12, Como saber se eles estão funcionando corretamente? PU12 tenho no pino7 5v, pino5 3,3v, pino8 19v, pino 6 e10 zero 0v. Na PL20 não tenho 5v. PU11 não tenho nenhuma tensão. Como sou iniciante ainda, preciso de ajudar!

image.thumb.png.052938b300068fa0be57d5d39c860e0d.png

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intelsystech , para que o integrado tenha tensão na saída ele precisa de alimentação pino 8 VIN que já tem, falta pino 1 EN que é habilitação, você não colocou se tem na imagem. Tem que ver se esse pino de habilitação vai para nível alto antes ou depois de pressionar o botão de ligar. Pino 6 tem que ter 4,8v +ou-.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC No pino 1 tenho 0v e no pino 6 4,8v no U11. No U12 agora só apresenta 19v no pino 8. O esquema que estou usando não apresenta a seguência de start. Acredito que U12 queimou ou esta com defeito. No caso eu tenho que seguir o sinal S5_ON que vai para o EN? vou substituir o U12 por um novo.

Editado: por Intelsystech
correção
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Intelsystech disse:

No pino 1 tenho 3,3v e no pino 6 4,8v no U11.

Conclusão, esse PU11 está subindo tensão 3.3v na PL21?

 

O PU11 tem duas habilitações, uma é +VIN quem habilita a saída LDO pino 5 para que a placa já tenha a tensão +3VPCU, essa tensão tem que está presente pois é ela quem alimenta o IO, sem essa tensão o sinal S5_ON não vai ser enviado. A outra habilitação é essa S5_ON, esse sinal habilita a saída SW pino 10 da PL21.

 

O PU12 segue quase a mesma coisa, tem que ter alimentação e habilitação, diferença é que só tem uma habilitação. Tem esse sinal 5VS5_ON ou S5_ON chegando ou pino 1 do PU12? Antes de trocar o integrado, é bom aferir a resistência da bobina pra confirmar se a linha está em curto ou não, pode até abrir o jumper dessa linha pra facilitar analise.

 

 

 

21 minutos atrás, Intelsystech disse:

No caso sem o pino1 EN e 8 VIN, ele não vai apresentar nenhuma das outras tensão né, ou estou errado?

Na imagem que você postou, o pino 8 do PU12 tem tensão 19V.

 

@Intelsystech , se tiver dúvidas se as tensões das bobinas 3 e 5V devem subir só depois do power, pressiona ele e veja se sobem. Meça os pinos de habilitações que recebem o sinal S5_ON pra ver se ele está sendo enviado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LEONTEC disse:

Conclusão, esse PU11 está subindo tensão 3.3v na PL21?

 

O PU11 tem duas habilitações, uma é +VIN quem habilita a saída LDO pino 5 para que a placa já tenha a tensão +3VPCU, essa tensão tem que está presente pois é ela quem alimenta o IO, sem essa tensão o sinal S5_ON não vai ser enviado. A outra habilitação é essa S5_ON, esse sinal habilita a saída SW pino 10 da PL21.

 

O PU12 segue quase a mesma coisa, tem que ter alimentação e habilitação, diferença é que só tem uma habilitação. Tem esse sinal 5VS5_ON ou S5_ON chegando ou pino 1 do PU12? Antes de trocar o integrado, é bom aferir a resistência da bobina pra confirmar se a linha está em curto ou não, pode até abrir o jumper dessa linha pra facilitar analise.

 

 

 

Na imagem que você postou, o pino 8 do PU12 tem tensão 19V.

 

@Intelsystech , se tiver dúvidas se as tensões das bobinas 3 e 5V devem subir só depois do power, pressiona ele e veja se sobem. Meça os pinos de habilitações que recebem o sinal S5_ON pra ver se ele está sendo enviado. 

@LEONTEC certo! Vou medir a resistência das PLs e Nenhuma das PLs tem tensão. 

 

No PU11 e PU12 no pino 8 tem a tensão de 19v, Ressoldei os componentes. No pino 1 do PU12 sem tensão.

 

Vou medir o sinal S5_ON no pino 100 do Super IO e posto os testes realizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para HP 15 - DAY11AMB6E0 Quanta Y11A - Não liga

@LEONTECBom dia amigo! Essa placa é interessante! Ontem fui realizar os teste que me pediu, mas a placa estava sem tensão no pino 8 do PU11 e PU12. Achei estranho, fui verificar a entrada. A tensão de 19V chegou até o PQ20 no Drain. Não  encontrei tensão nem no Source e nem Gate. Injetei 19v no Source  e as tensões de 3,3V voltou aparecer no pinos da bateria. Será que o CI de charger não esta saturando o Gate dele para liberar os 19v?

Retirei PQ20, fiz os testes dele foram da placa e esta normal. Armando 100%.

 

Teste realizado no PU11.
pino 1 - 0v obs: antes tinha 3,3v no pino. Não sei por que sumiu.

pino 2 - 0v

pino 3 - 0v

pino 4 - 0v 

pino 5 - 3,3v

pino 6 - 0v
pino 7 - 4,8v

pino 8 - 19v obs: Teste feito após injetar os 19v no source do PQ20.

 

PU12 Só existe a tensão no pino 8 - de 19v.

 

PL20 resistência de um lado 42ohm e do outro 40ohm.  

PL21 resistência de um lado 32ohm e do outro 32ohm. 

 

Sinal S5_ON não tem no pino 100 do IO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intelsystech , ta ficando confuso essa analise!

 

Vamos pegar bem do inicio já que você mencionou o circuito da entrada 19v, pra mim esse circuito está funcionando normal, pois tem 19v chegando ao pino 8 do PU12 como você mesmo relatou aqui em baixo. 👇Se tem 19v chegando nesse pino, então está tudo certo com o PQ20 e o CI charge. 

11 minutos atrás, Intelsystech disse:

PU12 Só existe a tensão no pino 8 - de 19v.

Sem injetar tensão no source do PQ20 os 19v estão passando pelo PQ20? Se sim, está certinho...

 

Veja bem, os pinos de numero 8 de cada integrado recebe a tensão de nome +VIN_3VS5 e +VIN_5VS5, veja bem que essas tensões deriva da tensão +VIN que são os 19v da entrada, essa tensão ao passar pelas bobinas é renomeados por isso tem outro nome, mas é a mesma tensão chegando nesses pinos. Se um CI está recebendo 19v e outro não, pode ser que a bobina tenha se rompido, você deve aferir os dois lados da bobina para confirma isso. 

O pino 7 EN do PU11 também recebe tensão +VIN só que essa tensão vai sofrer uma queda no seu valor ao passar pelo divisor resistivo PR173+PR174 e vai deixar esse pino somente com 4,39V, veja que isso está correto na sua aferição. Esse pino habilitado, o CI vai liberar pino 5 (LDO +3VPCU), veja que isso também está acontecendo. 

 

 

Para tirar a minha dúvida que agora ficou com relação ao circuito da entrada, post as tensões dos pinos G, D e S do PQ20, e tensão do pino 5 do PU1 por favor.  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Intelsystech , ta ficando confuso essa analise!

 

Vamos pegar bem do inicio já que você mencionou o circuito da entrada 19v, pra mim esse circuito está funcionando normal, pois tem 19v chegando ao pino 8 do PU12 como você mesmo relatou aqui em baixo. 👇Se tem 19v chegando nesse pino, então está tudo certo com o PQ20 e o CI charge. 

Sem injetar tensão no source do PQ20 os 19v estão passando pelo PQ20? Se sim, está certinho...

 

Veja bem, os pinos de numero 8 de cada integrado recebe a tensão de nome +VIN_3VS5 e +VIN_5VS5, veja bem que essas tensões deriva da tensão +VIN que são os 19v da entrada, essa tensão ao passar pelas bobinas é renomeados por isso tem outro nome, mas é a mesma tensão chegando nesses pinos. Se um CI está recebendo 19v e outro não, pode ser que a bobina tenha se rompido, você deve aferir os dois lados da bobina para confirma isso. 

O pino 7 EN do PU11 também recebe tensão +VIN só que essa tensão vai sofrer uma queda no seu valor ao passar pelo divisor resistivo PR173+PR174 e vai deixar esse pino somente com 4,39V, veja que isso está correto na sua aferição. Esse pino habilitado, o CI vai liberar pino 5 (LDO +3VPCU), veja que isso também está acontecendo. 

 

 

Para tirar a minha dúvida que agora ficou com relação ao circuito da entrada, post as tensões dos pinos G, D e S do PQ20, e tensão do pino 5 do PU1 por favor.  

 

 

O PQ20 tem no D 19V, No S 0v, no G 0v. O teste acima apresentou 19v no pino 8 por que injetei a tensão de 19v após o PQ20. Com a fonte conectado no conector jack, só chega até drain do PQ20.   Sobre o pino 5 do CI, esta chegando 2,9V.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intelsystech , certo! Então vamos analisar o circuito da entrada 19V, o gate do PQ20 tem que ficar em 24v para que ele possa transferir a tensão de 19v para o source e com isso alimentar o restante da placa. 

 

Você disse que injetou 19v no source de PQ20 e que as tensões apareceram nos pinos da bateria, então podemos dizer que as tensões de 3 e 5V subiram e que a placa não tem curto na linha +VIN correto? 

 

Os pinos do PU1: Pino 20 é o pino de alimentação do PU1, pelo sua resposta sobre o pino 5 dele, você disse que estava com 3V, então o PU1 está alimentado e liberando o pino 16 com 6V. 

 

Como está a tensão no pino 6 do PU1? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Intelsystech , certo! Então vamos analisar o circuito da entrada 19V, o gate do PQ20 tem que ficar em 24v para que ele possa transferir a tensão de 19v para o source e com isso alimentar o restante da placa. 

 

Você disse que injetou 19v no source de PQ20 e que as tensões apareceram nos pinos da bateria, então podemos dizer que as tensões de 3 e 5V subiram e que a placa não tem curto na linha +VIN correto? 

 

Os pinos do PU1: Pino 20 é o pino de alimentação do PU1, pelo sua resposta sobre o pino 5 dele, você disse que estava com 3V, então o PU1 está alimentado e liberando o pino 16 com 6V. 

 

Como está a tensão no pino 6 do PU1? 

O pino 6 do PU1 tem 2.5V. Continuo injetando a tensão depois do PQ20 para realizar os testes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intelsystech , só tenha cuidado na hora que estiver aferindo os pinos do integrados, se fechar curto entre eles a placa pode entrar em proteção. Isso já aconteceu comigo e dei por perdido o reparo da placa, pois acabei jogando sem querer 19v na linha de 3.3v. Procure fazer as medições em componentes ligados os pinos assim corre menos risco de fechar curto, os pinos são muito juntos uns dois outros, e se estiver usando a ponta de prova grosso d multímetro é bem capaz disso acontecer. Eu uso um ponto de agulha no meu e mesmo assim aconteceu comigo. hahahaha

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Intelsystech , só tenha cuidado na hora que estiver aferindo os pinos do integrados, se fechar curto entre eles a placa pode entrar em proteção. Isso já aconteceu comigo e dei por perdido o reparo da placa, pois acabei jogando sem querer 19v na linha de 3.3v. Procure fazer as medições em componentes ligados os pinos assim corre menos risco de fechar curto, os pinos são muito juntos uns dois outros, e se estiver usando a ponta de prova grosso d multímetro é bem capaz disso acontecer. Eu uso um ponto de agulha no meu e mesmo assim aconteceu comigo. hahahaha

Eu chamo de medição inteligente! Sempre medir no componente conectado no pino integrado. Uso ponte de prova agulha também. até que material eu tenho pra começar, mas me falta mais conhecimento. É possível ter as tensão de alimentação e mesmo assim o PU1 esta com problema? 
 

As tensões de 3.3v e 5v são gerada pelo PU1 né. O que faço agora?

Editado: por Intelsystech
correção.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Intelsystech disse:

As tensões de 3.3v e 5v são gerada pelo PU1? O que faço agora?

Não amigo, não é o PU1 que gera essas tensões! Quem gera as tensões de 3 e 5V que alimentam boa parte dos circuitos da placa, são os integrados PU11 + PU12, sendo PU11 a fonte que gera 3.3v e PU12 a fonte que gera 5v. O CI PU1, gerencia a carga e descarga da bateria, ele ajuda na transferência da tensão de entrada 19v para o restante da placa, informa ao IO que tem um fonte de alimentação plugada, pode ser carreador ou bateria.

 

 

O mais importante é resolver o problema que está impedindo a placa de ligar, só que você saindo desse tópico sabendo como é o funcionamento desses circuitos, no meu modo de ver, é outra parte importante.

 

Já que não tem os 19v passando pelo mosfet PQ20, o foco agora é nesse circuito...

 

Sempre post o resultado das aferições que são pedidos para que possamos entender o que está acontecendo na placa, e pra que não fiquemos aqui girando e girando. Se eu entender o que está acontecendo, vai ficar melhor e facilitar a minha explicação para que você possa também entender, se me passar informações erradas, sem querer você pode me levar para um erro já que estou me baseando nas suas aferições entendeu? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Intelsystech disse:

O pino 6 do PU1 tem 2.5V. Continuo injetando a tensão depois do PQ20 para realizar os testes. 

A resposta do pino 6 do PU1 está bem de baixo da citação que você fez, eu não tinha visto. ;D Esse pino está correto!

 

Levanta o resistor PR211 e meça novamente os pinos do PQ20. 

 

1 hora atrás, Intelsystech disse:

Continuo injetando a tensão depois do PQ20 para realizar os testes. 

Depois que levantar o resistor você pode fazer isso no pad 2 onde o resistor é fixado, só pra ver se a fonte vai apresentar consumo ou se as fontes de 3 e 5v vão subir. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, LEONTEC disse:

Não amigo, não é o PU1 que gera essas tensões! Quem gera as tensões de 3 e 5V que alimentam boa parte dos circuitos da placa, são os integrados PU11 + PU12, sendo PU11 a fonte que gera 3.3v e PU12 a fonte que gera 5v. O CI PU1, gerencia a carga e descarga da bateria, ele ajuda na transferência da tensão de entrada 19v para o restante da placa, informa ao IO que tem um fonte de alimentação plugada, pode ser carreador ou bateria.

 

 

O mais importante é resolver o problema que está impedindo a placa de ligar, só que você saindo desse tópico sabendo como é o funcionamento desses circuitos, no meu modo de ver, é outra parte importante.

 

Já que não tem os 19v passando pelo mosfet PQ20, o foco agora é nesse circuito...

 

Sempre post o resultado das aferições que são pedidos para que possamos entender o que está acontecendo na placa, e pra que não fiquemos aqui girando e girando. Se eu entender o que está acontecendo, vai ficar melhor e facilitar a minha explicação para que você possa também entender, se me passar informações erradas, sem querer você pode me levar para um erro já que estou me baseando nas suas aferições entendeu? 

Agora ficou claro para mim. estou com 3 dias estudando esquema elétrico para entender o funcionamento da placa. Também baixei o boardview para facilitar a analise, mas como viu, tenho pouco conhecimento no assunto. No caso aqui, pelo que percebi, não tem os 24v no Gate do PQ20. Ele vem do pino 4 do PU1. Qual teste devo fazer agora para passar a tensão de entrada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, LEONTEC disse:

A resposta do pino 6 do PU1 está bem de baixo da citação que você fez, eu não tinha visto. ;D Esse pino está correto!

 

Levanta o resistor PR211 e meça novamente os pinos do PQ20. 

 

Depois que levantar o resistor você pode fazer isso no pad 2 onde o resistor é fixado, só pra ver se a fonte vai apresentar consumo ou se as fontes de 3 e 5v vão subir. 

Vou realizar o teste aqui e posto o resultado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Intelsystech disse:

Qual teste devo fazer agora para passar a tensão de entrada?

Se não tiver curto na linha +PRWSRC que é o mesmo +VIN, só que depois do resistor PR211, o problema vai ser o PU1 que não está liberando tensão do pino 4. Só que tem mas outra linha que pode fazer o PU1 entrar em proteção, é a linha da bobina PL8, se algo estiver danificado nessa linha também, a placa entrara em proteção. Mas isso você pode confirmar com multimetro, é só conferir se a bobina apresenta uma resistência baixa acusando curto.

 

13 minutos atrás, Intelsystech disse:

Agora ficou claro para mim.

Isso bom, não tem nada o tópico ficar um pouco mais longo, temos que chegar aos dois objetivos, um resolver o problema o outro você entender o máximo possível do funcionamento dos circuitos, depois disso já da para ajudar outros colegas. kkkkkk

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/09/2022 às 11:30, LEONTEC disse:

A resposta do pino 6 do PU1 está bem de baixo da citação que você fez, eu não tinha visto. ;D Esse pino está correto!

 

Levanta o resistor PR211 e meça novamente os pinos do PQ20. 

 

Depois que levantar o resistor você pode fazer isso no pad 2 onde o resistor é fixado, só pra ver se a fonte vai apresentar consumo ou se as fontes de 3 e 5v vão subir. 

@LEONTECinjetei 19V no pad 2 do PR211 e nao houve consumo. Medir no Gate do PQ20 e apareceu 18V no momento do teste. O ressistor estava aberto, troquei ele e voltou os 25V no gate do PQ20. No BAT14 que o conector da bateria, so encontrei no pino1 e 2, 2,9V. placa sem 3v e 5v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Intelsystech disse:

injetei 19V no pad 2 do PR211 e nao houve consumo

Isso é um bom sinal! Não tem curto na linha +VIN.

 

10 horas atrás, Intelsystech disse:

Medir no Gate do PQ20 e apareceu 18V no momento do teste. O ressistor estava aberto, troquei ele e voltou os 25V no gate do PQ20.

Essa parte aqui eu não entendi bem! Quando injetou tensão o resistor PR211 estava fora da placa? Não entendi esse parte, mas para resume, o circuito da entrada 19v está funcionando corretamente? Ou seja, tem 19V passando e chegando ao circuito 3 e 5V?

 

10 horas atrás, Intelsystech disse:

No BAT14 que o conector da bateria, so encontrei no pino1 e 2, 2,9V. placa sem 3v e 5v.

Foca nos circuitos 3 e 5V. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LEONTEC disse:

Isso é um bom sinal! Não tem curto na linha +VIN.

 

Essa parte aqui eu não entendi bem! Quando injetou tensão o resistor PR211 estava fora da placa? Não entendi esse parte, mas para resume, o circuito da entrada 19v está funcionando corretamente? Ou seja, tem 19V passando e chegando ao circuito 3 e 5V?

 

Foca nos circuitos 3 e 5V. 

Blz.  PU11 e PU12 Agora apresenta somente tensão de 19V no pino 8. Outros pinos apresenta 0V. Posso partir para trocar os componentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...