Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Impossivel gravação de BIOS SPI FLASH Winbond W25Q64FVSIQ 208-mil com gravador CH341A

Avalie este tópico:


William_R

Posts em destaque

Comprei a tempos atras 3 chip da memoria Flash W25Q64FV e quando fui usar nesta semana o meu gravador CH341A não consegue identificar/gravar a memoria nem mesmo forçando a seleção manual !

 

299467283_CH341AprogEN25T80.gif.703bc2cb7e159782487b2ec2b06501a3.gif

 

Tentei com os seguintes programas:

  • original chines V1.34
  • SiberiaProg Programmer V1.45.00
  • AsProgrammer 2.0.3a
  • NeoProgrammer V2.2.0.8

 

Estou achando estranho que essas memorias novas não são reconhecidas, sendo que qualquer outra memoria o gravador reconhece normalmente.

 

O meu gravador foi feito as

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
nos pinos de dados e mesmo desfazendo não adiantou.  Tentei usar o adaptador de gravação de 1.8V e tambem nada !

 

Alguem ja teve esse tipo de problema ? Sera que coincidentemente as 3 peças do lote 1341 de fabricação estão defeituosas ?

 

Desde ja agradeço qualquer opinião.

 

Editado: por William_R
Resolvido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_R Boa tarde.


O Neoprogrammer sugere outras adaptações para poder trabalhar adequadamente com alguns chips, não sei se pode ser o caso desse aí, teria que verificar.


Tentei localizar aqui a fonte original da informação e infelizmente não encontrei, dentre as modificações sugeridas está a inserção de um resistor de 4.7K entre os terminais 8 e 7 após cortar a trilha que interliga os dois, em alguns modelos a trilha fica por baixo do soquete ZIF (o meu atual é assim) em outros a trilha é visível do lado em que são soldados os pinos do conector.
Se no seu a trilha estiver oculta pelo soquete recomendo explodir a trilha como fosse um fusível pois remover o soquete é chato demorado e pode danificar o soquete.
Essa modificação é necessária para alguns chips em virtude de que em alguns modelos é necessário levar o pino 7 ao terra para habilitar a gravação, se é que bem recordo.

 

Não sei porém se faria diferença já na identificação do chip, talvez sim?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

The common CH341A programmer boards cant use quad SPI mode for faster programming as the extra data I/O lines  from the CH341A chip aren't connected to anything.  It would be theoretically possible, *if* the right connections were present, but would need software support and would probably be incompatible with the use of the usual software and ordinary non-quad SPI FLASH chips in the same socket.

There is however a limitation of how the ZIF socket is wired, that's incompatible with certain SPI FLASH chips *IF* they have been configured for quad SPI mode, which uses those pins as I/O so naturally cant tolerate them being shorted to rails.   Unfortunately the bit in question in the FLASH chip's status register is non-volatile so quad SPI mode is 'sticky', as opposed to the sane alternative of making that bit volatile and having the host processor configure the chip appropriately for the application circuit on startup.  See Winbond's W25Q64FV datasheet for details.

The proposed mod is simply to make three track cuts disconnecting those pins from the Vcc trace on the bottom side running under the ZIF socket, to add a wire link to patch the interrupted Vcc track back together, leaving out the /HOLD pin, then to fit pullup resistors from the Vcc track to the /HOLD and /WP pins.   *IF* you need the capability to program DIP-8 package SPI FLASH chips with non-volatile quad SPI mode, and to be able to enable that mode with the chip in the ZIF socket  you need to do the mod.  Some magnet  wire and a couple of 0402 10K resistors should let you do it very neatly.  Any resistors bigger than 0603 will be problematic due to the limited space between the Vcc track and the /Wp pin.   Otherwise, if you are programming in circuit, simply make sure your test clip lead includes 10K resistors in series with the /HOLD and /WP pins.

 

Fonte:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

A ideia é colocar resistor de 4.7K entre o VCC de 3.3V e os pinos WP e HOLD. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo Vi que mexer no gravador não iria ser tão facil, então: coloquei os resistores de 4K7 em serie com os pinos /HOLD e /WP em um adaptador e continuou não reconhecendo o chip WINBOND :(

Erro.png.be79133fa15b965d734c1d2b3d09f274.png

 

Vou comprar novos chip da MACRONIX que funciona sem problema e mais adiante vou ver se compensa trocar o gravador.

 

@samuelrios os pinos foram limpos e tambem não adiantou.

 

Obrigado a todos pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite !

 

@William_R, vc precisa fazer o ajuste no pino 28 do chip CH341B da sua gravadora para que ele possa ter a devida comunicação com o software da mesma.

 

Independente do software em questão o problema esta na construção do circuito que entrega 5V no pino 28 do CHIP CH341B e não os adequados 3,3V

Solução:

Tire a medida com um multímetro e certifique-se de que sua gravadora tem as devidas voltagens nestes pinos ( 9 e 28 - 3,3V ) caso NÃO !, com um ferro de solda, solte o pino 28 do CH341B e faça um JAMPER para o pino 2 do regulador 3,3v para o pino 28 do CHIP CH341B  ( conforme imagem anexa ), certifique-se de isolar a PCB na parte separada entre o pino e a solda.

 

Caso o pino 9 do CH341B esteja recebendo alimentação de 5V e não de 3,3V Jampeio também no regulador.

 

Aconselho fortemente que use o software ( Neoprogrammer ), pois ele reconhece automaticamente diversos ICs sem esforço, de resto é só testar mesmo.

 

Espero ter ajudado !

ch341 jamper.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MadMarcX  Eu jah havia feito as alterações do FIX 3.3V em meu gravador como dito logo no topico inicial como pode ser visto nas fotos abaixo:

 

100_4093.thumb.JPG.7cb453803474a1b7b253480cfe0a8d78.JPG

100_4095.thumb.JPG.c45249bbe8a4c4618930be561331ce4f.JPG

809583969_ch341aUSBminiprogrammerschematic-3.3VFIX.thumb.png.bb58e312523942dc710baad7d1d7fab0.png

 

 

E mais a modificação sugerida pelo colega @Jack O'Neo

 

100_4092.thumb.JPG.77fd807ffe23ee28d86ef70c5ae05aaf.JPG

 

2118977587_SPI25CXXSOIC8Pinsdescriptions.jpg.7e77b5d348a57660140d4f520cbefcae.jpg

 

E nada disso funcionou na tentativa de gravação da memoria de marca WINBOND  :(

 

 

Editado: por William_R
Adição de fotos e imagem
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_R Bom dia.

Acabei de testar aqui e o aparelho lê e grava sem qualquer dificuldade o CI W25Q64FV.

Além das modificações que fiz, conversão para 3.3V e adição dos resistores em WP e HOLD, outros detalhes que poderiam importar são:

Versão do Neoprogrammer 2.2.0.7

Selecionar previamente o chip W25Q64BV.
O meu ch341 é aquele preto e dourado, o baratinho.

 

Talvez na tentativa com 5v tenha danificado os chips?

 

Aqui quando fiz as modificações eu optei por colocar um seletor de tensão de trabalho, e portanto acabei usando um diodo schottky para alimentar o pino 9 do ch341 que acaba sempre ficando com 2,9V, qualquer coisa igual ou maior que 2.7V é aceitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samuelrios chip soldado direto na traseira do gravador e usando o programa NeoProgrammer V2.2.0.8Neo e não reconheceu :(

 

100_4096.thumb.JPG.719e0f9d45f50a451ec66f5535043c38.JPG

 

@Jack O'Neo Usando o programa NeoProgrammer V2.2.0.7 e selecionando o W25Q64BV manualmente e não deu certo :(

 

Vou tentar com uma das opçoes do (show more ch341 programmers) e depois retorno !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_Rvc testou com o chip macronix ou outra marca?esta suspeito que nem seja problema relacionado ao chip,o que acha @Jack O'Neo?certa vez no meu veio a começar ter problemas de leitura e na ocasião removi o chip ch341 e ressoldei e ressoldei os componentes ao redor e ate hj funciona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samuelrios Podem ser diversas coisas na realidade, pode ser que o programador nesta versão de hardware não gostou da modificação, pode ser que os chips vieram com defeito, pode ser que danificaram nas tentativas com 5V, pode ser alguma falha não propositada na modificação, falha no soquete zif, falha no adaptador.
Tem bastante variáveis...
Teria que começar a eliminar as variáveis pra chegarmos a uma conclusão. ;D 

Editado: por Jack O'Neo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

@William_R Aqui os pino 9 e 28 do CI ch341 foram colocados nos 3.3V.
É o mesmo que fizeste aí?

SIM, as modificações no pino 9 e 28 do jeito que fiz levaram o gravador a ter nas linhas de gravação 3.3V aferidas com um multimetro Minipa ET-2075 !

 

@samuelrios Sim testei o gravador com outras marcas e outros tamanhos e grava normalmente.

 

Estou chegando a convicção que esses chips ou vieram com defeito ou são FAKE, pois ao medir os pinos com o multimetro na posição de diodo, um deles da valores infinitos em todos os pinos, um outro da infinito no pino 5 e outro estão todos os pinos normais com uma leitura como se fossem um diodo.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_R bah, não tá fácil ultimamente, tem uma enxurrada de CIs fake e danificados no mercado mesmo, eu me lasquei com um lote de um CI especifico de uma placa positivo falsificado ano passado, já num pwm usado nas fontes de AIO acer/positivo comprei 10 peças e de cada 3 apenas 1 funciona...
Faz parte do jogo né? 
 

Editado: por Jack O'Neo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, William_R disse:

SIM, as modificações no pino 9 e 28 do jeito que fiz levaram o gravador a ter nas linhas de gravação 3.3V aferidas com um multimetro Minipa ET-2075 !

 

@samuelrios Sim testei o gravador com outras marcas e outros tamanhos e grava normalmente.

 

Estou chegando a convicção que esses chips ou vieram com defeito ou são FAKE, pois ao medir os pinos com o multimetro na posição de diodo, um deles da valores infinitos em todos os pinos, um outro da infinito no pino 5 e outro estão todos os pinos normais com uma leitura como se fossem um diodo.

tem tudo pra ser o chip mesmo,resta fazer testes com chips que sejam certeza de estar funcionando,mas com tudo isso é mais um topico pra colocar a massa cinzenta pra trabalhar😂

depois dessa tambem fica e ideia de sempre estar atento a essa questão de peças duvidosas que estão ai passando a rasteira em nos as vezes🤣

  • Joinha 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_R

Me ocorreu aqui uma última coisa, esses soquete ZIF não gostam de pinos redondos, já teve um outro tópico em que comentei isso e era justamente o problema ocorrendo naquele caso.

Esse tópico ao qual me refiro por acaso era seu @Ana Carol?
O ideal é sempre usar barras de pinos pra fazer a conexão entre o soquete e o adaptador DIY, faz uma diferença danada na questão de contato entre as partes. ;D
Ainda assim, entendo que o problema realmente são os chips, só quis complementar isso para deixar a informação valiosa.
Grande abraço, e mais sorte na próxima. 

Editado: por Jack O'Neo
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo valeu pela informação, mas tambem soldei direto no gravador como o colega @samuelrios   disse e não reconheceu o chip :(

 

Peguei uma memoria WINBOND W25Q40CL usando adaptador com pinos redondos e a gravação esta perfeita :)

 

Editado: por William_R
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...