Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Lenovo G40-70 80GA - ACLU1&ACLU2 UMA Rev 1.0 - Não liga

Avalie este tópico:


Dinho Marçal

Posts em destaque

Olá. Venho pedir ajuda com a placa  Lenovo G40-70 80GA ACLU1&ACLU2 UMA NM-A271 Rev 1.0. A mesma não está ligando. Ao colocar na minha fonte de bancada, só inicia curto aos 18,5 volts. Menor que essa voltagem não acusa curto. Setei 19 volts.. pelo conetor de entrada ..entra 19 Volts no Dreno do 1º Mosfet  - PQ301 - AO4407AL e sai 18.8V no Source, mas também 18.8V no Gate. Do Gate do 1º Mosfet entra no Gate do 2º Mosfet – PQ302 - SI4483ADY. O Source do 2º Mosfet também está com 18.8V e o Dreno ZERO V. Já verifiquei os 2 Mosfets na placa e estão bons. Então acho que é um curto que interfere nos Mosfets.. Como um circuito de proteção..Após o 2 Mosfet temos zero volt no PR301 - Current Sense Resistor, o que entendo como curto na linha B+. Amigos.. Não tenho conhecimento de eletrônica como vcs, então por isso digo que entendo ser a linha B+. Na 1ª imagem fiz uma representação desta entrada na placa.

Fiz medições sem a placa estar energizada... e também demostrei na 1º imagem. As PLs não apresentam curto e os valores medidos então na imagem, mas assim como existe curto no Current Sense Resistor – PR301 de 1.8 Ohms, também temos curto nos Jumpers PJ302, PJ305, PJ309 e PJ708, todos com também 1.8 Ohms. Acredito que assim temos apenas curto na linha B+, é isso?

Acredito também que os Jumpers são para dividir em blocos o circuito... E se for isso, gostaria da ajuda para saber isolar uma determinada parte para achar o componente em curto.  Qual jumper começar a abrir. A placa está “virgem” nunca foi mexida e em ótimo estado geral. Na fonte de bancada regulei para 7V e 0.01 Amper e injetei no PR301 após o Mosfet.. A tensão foi para 0 e consumiu os 10 miliamperes...Poque destes valores?  Cangaçoo de fazer merda.. embora eu saiba que ali deveria ter os 19 Volts e com maior amperagem.. Assim resolvi pedir ajuda aqui. Posso injetar sem medo o valor de 1 Volte e 600 miliamperes em pontos que eu saiba que deveriam ter maiores valores?

Obrigado!

Frontal.png

Frontal Clear.png

Editado: por Dinho Marçal
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.. Tomei coragem e comecei a mexer na placa. A placa é minha e por isso não teria problema se não desse certo. Não sou técnico, mas sou um entusiasta e tenho uma noção pela minha profissão. .. Mas vamos lá.. Retirei o jumper do ponto PJ708. Com isso acabou o curto dos capacitores PC98/PC99 e PC100 mas os demais capacitores em curto da placa na linha B+ se mantiveram.  

Em seguida retirei o segundo jumper, do ponto PJ309, e acabou o curto nos capacitores PC856 e PC857 do setor após o jumper.

Em seguida retirei os terceiro e quarto jumpers dos pontos PJ302 e PJ305. Abaixo do ponto PJ302 acabou o curto no capacitor PC1047 e percebi que também acabaram os curtos nos capacitores do setor próximos aos dois Mosfets de entrada.. como os capacitores PC305/PC306 e PC307, entre outros. O curto no Current Sensor Resistor (PR301) também se foi.. Enfim.. Recoloquei solda nos 3 primeiros Jumpers e agora restou curto apenas abaixo do Jumper PJ305. Era isso que eu queria entender. Os jumpers realmente separam a placa em blocos. Como eu não tinha curto na PL304, a PL abaixo do jumper PJ305, acreditei que só teria restado poucos e componentes para testar. Tinham 3 capacitores em curto agora: PC1058/PC1059 e PC1060. São 2 capacitores na parte frontal da placa, um menor (smd 0402) e outro maior (smd 0805), e tem outro na parte traseira da placa (smd 0805) bem atrás do maior capacitor que fica na frente... O capacitor na parte traseira é bem isolado. bem fácil de retirar e decidi começar por ele... e

BINGO!

Eu retirei o capacitor PC1058 (10U_0805_25V6K) e acabaram os curtos da placa. Testei o capacitor retirado e estava realmente em curto. Não tenho nenhum componente para substituir e terei de comprar esse capacitor para finalizar o conserto da placa.

 

Alguém sabe se posso já ligar na fonte sem esse capacitor para ter certeza que a placa está OK antes de chegar o capacitor?

curto.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Lenovo G40-70 80GA - ACLU1&ACLU2 UMA Rev 1.0 - Não liga
Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...