Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise sony vaio PGC-71911L mx240 - DA0HK1MB6E0 - não liga - sem 5v

Avalie este tópico:


Marcos Fonelg

Posts em destaque

Boa noite caros amigos..

 

estou voltando a mexer com parte eletrônica, e carracas me falhando a memoria... coisas básicas ;/  

 

minha duvida seria a seguinte 

 

essa mb tem os 3,3v OK . mas na linha de 5+ NAO

 

 

ao analisar no PQ57 entrada nos drenos 19v estao ok

 

MINHA DÚVIDA...

 

nao tem nenhum valor na PR97 ou seja que vem do pino 15 do pwm PU9 - LINHA DH

 

( esse sinal de 5v é gerado pelo PWM???, ou os mosfet PQ95 que faz essa informação ir ate o PWM?)

 

queria entender para seguir na análise... troco PU ou os PQ neste caso ( ou ainda melhor que caminho devo seguir para melhor analisar? onde devo medir?) 

 

 

 

desde ja atenção  

 

SONY VAIO.png

SONY VAIO LINHA 3e5.png

Editado: por Marcos Fonelg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

este resistor esta com 1.3ve resistência de 28k

 

se não for pedir demais. qual será a ligação desta linha Thermal Protection for VEDS, com a alimentação da linha 5+, para eu entender sua linha de raciocínio .

SONY VAIO LINHA 3e5 PR106.png

Editado: por Marcos Fonelg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 25/09/2022 at 16:11, LEONTEC said:

@Marcos Fonelg, e essa sua placa os5V só vai depois subir de botão de ligar. Veja isso por favor? Veja se sobe tensão no pino 14 do PU9 ou pode ver se sobe os 5V na bobina.

no pino 14 nao tem tensao alguma.. tem um testpoint proximo dele... 

 

se eu injetar tensao coloquei 3v 1500ma ha m consumo de 174 mas nao ha queda de tensao

estou seguindo a logica corretamente?

 

tambem reparei que essa linha liga no super IO pino 8, tem um resistor ali KR18 de um lado +3vpcu que na atualidade ele ta 0 e na PR97 ta com 0.23v  assim como o mesmo ta apresentando na bobina PL14 

essa placa nao tem que subir as tensoes de 3 e 5 antes do power? pq nao liga e no botao do power chega 1.40 

SONY VAIO IO.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Marcos Fonelg disse:

no pino 14 nao tem tensao alguma

Você apertou o botão de ligar pra ver se os 5V estão subindo na bobina? Eu não estou encontrando esse esquema com esse PU9. O esquema que eu tenho aqui, o sinal que habilita as fontes de 3 e 5V partem do mesmo lugar. 

 

Já o esquema que você está utilizando, a fonte de 3.3V é habilitada pela tensão do regulador LDO do pino 4, já a fonte de 5V sobe quando o sinal S5_ON é enviado, acredito eu, só quando o botão de ligar é acionado. 

 

25 minutos atrás, Marcos Fonelg disse:

KR18 de um lado +3vpcu

Esse resistor KR18 forma divisor com esse outro debaixo que não estou vendo a numeração dele. Troca ele mano, veja se vai chegar tensão no pino 8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutes ago, LEONTEC said:

Você está apertando o botão de ligar pra ver se os 5V estão subindo na bobina? Eu não estou encontrando esse esquema com esse PU9. O esquema que eu tenho aqui, o sinal que habilita as fontes de 3 e 5V partem do mesmo lugar. 

 

Já o esquema que você está usando, uma fonte de 3.3V é habilitada pela única conexão do regulador LDO do pino 4, já uma fonte de 5V sobe quando o sinal S5_ON é enviado, eu acredito, quando o botão de ligar é acionado. 

 

Esse resistor KR18 forma divisor com esse outro debaixo que não estou vendendo a numeração dele. Troca ele mano, veja se vai chegar no pino 8.

nao muda nada.. na PL14 atualmente ta com 0.22

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Marcos Fonelg , up esse esquema que você está usando pra eu poder baixa-lo aqui por favor!

 

 

 

posso enviar assim? ou devo upar nos esquemas do eletronicaBR?

Editado: por LEONTEC
Remover link externo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Fonelg , você vai ter que trocar o modela da placa por esse outro aqui> DA0HK1MB6E0B, esse é o modelo da sua placa.

 

O resistor KR15 não está presente na placa correto? Então, o resistor KR18 (100k) deve está com solda fria, aberto ou com seu valor alterado. Entretanto, vejo que essas duas tensões +5V_S5 e +3V_S5 só vão subir depois do power. A tensão do botão está zerando ao pressiona-lo? 

 

Veja se esses sinais estão zerando ao pressionar o botão de ligar: NBSWON# e EC_PWRBTN#.

 

Esse tem que ficar em nível RSMRST#, veja se o IO está recebendo alimentação pino 102.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcos Fonelg alterou o título para sony vaio PGC-71911L mx240 - DAOHK1MB6EO - não liga - sem 5v
1 hour ago, LEONTEC said:

@Marcos Fonelg, você vai ter que trocar o modelo da placa por esse outro aqui> DA0 HK1 MB6E0B, esse é o modelo da sua placa.

 

O resistor KR15 não está presente na placa correta? Então, o resistor KR18 (100k) deve estar com solda fria, aberto ou com seu valor alterado. Entretanto, vejo que essas duas questões e +5V_S5 só vão subir do poder. A tensão do botão está zerando ao pressionar-lo? 

 

Veja esses sinais estão zerando ao pressionar o botão de ligar: NBSWON# e EC_PWRBTN#.

 

Esse tem que ficar em nível RSMRST#, veja se o IO está com alimentação pino 102.


o kr18 fora da placa ta dando 100k, se eu medir nos pads sem o resitor ele ta dando 0.40 
tensao do power zera ao apertar

 

NBSWON# e EC_PWRBTN esses aqui estao zerados e continua zerado ao precionar o botao power (testei com multimetro) seria isso ou com osciloscopio?

e no pino 102  tem tensao 3v

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Marcos Fonelg disse:

desculpa a pergunta mas onde tu achou essa sequencia de ligar? nao vi em nenhum schermatic ;/

Tem o esquema completo aqui no fórum.

 

9 horas atrás, Marcos Fonelg disse:

o kr18 fora da placa ta dando 100k, se eu medir nos pads sem o resitor ele ta dando 0.40 
tensao do power zera ao apertar

Coloca o resistor no lugar, não é ele o problema! O problema vai ser esse sinal S5_ON que não está subindo, veja se tem tensão no pino 64 do IO, por via de dúvidas meça o pino 85 também.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O resistor ja esta no local novamente, com ele ou sem no local da 0,40 de resistencia

 

os pinos 64 e 85 estao com 3,35

 

13 horas atrás, LEONTEC disse:

Tem o esquema completo aqui no fórum.

 

Coloca o resistor no lugar, não é ele o problema! O problema vai ser esse sinal S5_ON que não está subindo, veja se tem no pino 64 do IO, por via de dúvidas meça o pino 85 também.

 

O resistor ja esta no local novamente, com ele ou sem no local da 0,40 de resistencia

 

os pinos 64 e 84 estao com 3,3v

Editado: por Marcos Fonelg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, LEONTEC said:

@Marcos Fonelg , pino 117, veja se tem tensão nele...

 

Procura o mosfet PQ66 e na escala de dido (beep) veja se tem curto entre gate e source dele. veja se a bateria do CMOS está baixa, se sim, faz a troca...

Se não tiver curto, é bom regravar o EC_bios.

 

pino 17  0v .. (que seria do IO - CPU_TMP_ALARM ) 

 

image.png.3c6eb5b4baba0888a59dad838c451116.png

 

porem se eu tirar ele de placa ta OK medindo nos pad sem ele.. da 023.1 que é a mesma coisa que da no pino8 do pwm PU9 

 

ta com resistência baixa - nao da infinito ja no pq65 acima dele da OL

 

que é da linha S5_ON ( so estou citando para eu compreender melhor tambem )

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Marcos Fonelg disse:

pino 17  0v

Eu disse pino 117.

 

8 horas atrás, Marcos Fonelg disse:

porem se eu tirar ele de placa ta OK medindo nos pad sem ele.. da 023.1 que é a mesma coisa que da no pino8 do pwm PU9 

 

ta com resistência baixa - nao da infinito ja no pq65 acima dele da OL

 

que é da linha S5_ON ( so estou citando para eu compreender melhor tambem )

Eu não entendi isso aqui não!

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 hours ago, LEONTEC said:

Eu disse pino 117.

 

Eu não entendi isso aqui não!

Desculpe a demora para responder, que trabalho e consigo mecher quando chego em casa, hj cheguei no horário entao consigo ja enviar.. 

desde ja muito obrigado pelo tempo e paciência.

 

vamos lá

 

pino 117 SUSACK# tem tensão de 1.2v (***nao entendi ainda oque é esse sinal SUSACK# )

 

oque quis dizer que quando coloco multímetro continuidade em resistência e meço o pino 8 do pwm, (terra na carcaça com positivo no pino) assim como nos pad do q66 (que removi ele para ver) esses pontos apresenta o valor de 0.20 (seria baixa esses pontos nao?) quase um curto que é quando zera ou estou equivocado no meu raciocinio?)

 

entre o source e gate do q66 tambem fica 0.215, no KR18 do lado do I0 tambem esta com os 0.20

quando eu tiro o pq66 da placa ele ta ok, e fica nos PAD 0.20

 

acho que consegui me melhorar agora... 

 

não apresentaria nada de curto (testei direto na bobina. e nela não apresentaria nada de curto .

 

se eu colocar energia na placa....

 

PL14 0,23

PR95 0,23

 

sem q66 sem dreno 9v

fonte 0v porta 0v

 

 

 

 

 

 

 

Editado: por Marcos Fonelg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • LEONTEC alterou o título para sony vaio PGC-71911L mx240 - DA0HK1MB6E0 - não liga - sem 5v
Em 29/09/2022 às 20:37, Marcos Fonelg disse:

entre o source e gate do q66 tambem fica 0.215, no KR18 do lado do I0 tambem esta com os 0.20

quando eu tiro o pq66 da placa ele ta ok, e fica nos PAD 0.20

Eu não estou entendendo bem como você está fazendo essas aferições, esse 0,20 é o quer mesmo, é volts? Deixa o PQ66 fora da placa, energiza a placa, depois aperta o botão de ligar e veja se no pad onde fica o gate desse mosfet PQ66 chega tensão 3.3V. Se quiser deixar o PQ62 fora da placa também por enquanto pode deixar.

 

 

Aplaca não acende nenhum LED quando pluga a fonte ou quando você aperta o botão de ligar? O pino do sinal S5_ON do IO está como tivesse aterrado, para ter tensão de um lado do resistor KR18 e do outro não, ta bem estranho isso. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...