Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP 14-d030br - osamu2_cr_hpc mv_mb_v1 - não dá vídeo

Avalie este tópico:


msgrillo

Posts em destaque

essa maquina entrou com um curto na placa desarmando a fonte. troquei o mosfet jp1306 e o capacitor cx111 q estavam em curto. a maquina passou a ligar mas nao subiu o video. troquei memoria processador, regravei a segunda bios e nao funcionou.

fui checar as tensoes na bobina e todas tinham as tensoes menos a bobina q estava ligada ao mosfet q troquei. as outras duas do vcore q sobem as tensoes apos funcionar algum tempo param de funcionar tb. elas apenas aparecem quando liga a maquina e logo somem. nao achei o esquema pra essa maquina.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para HP 14-d030br - osamu2_cr_hpc mv_mb_v1 - não dá vídeo
1 hora atrás, msgrillo disse:

nao tem nada a ver

Peguei em um tópico antigo, que foi usado como referencia.

 

Em 26/09/2022 às 19:06, msgrillo disse:

menos a bobina q estava ligada ao mosfet q troquei

Informe  chip pwm ao qual está ligado este mosfet que trocou, desta forma poderá ser identificado a linha de tensão deste circuito, comparado a placas do mesmo fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Geralmente o buck converter ( conjunto de chip pwm e mosfets de alta e baixa ) ficam próximos e ligados de forma padrão.

- Informe os chips pwm próximos deste circuito para poder analisar as possibilidades.

- Coloque fotos da placa frente e verso e indique o local de mosfet, capacitor e bobina que está sem tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisfatefvou colar aqui as fotos. o q ta marcado em vermelho sao as peças q foram trocadas e o circuito q nao esta funcionando.

o q esta em amarelo sao os mosfets q estao ligados no ncp6132a q controla as fases deles. o que queimou nao esta ligado e nao descobri onde ele vai. os circuitos das 3 bobinas sao praticamente iguais entao acho q ele deveria receber o sinal de la tb.

20220929_153912~2[1].jpg

20220929_153841~2[1].jpg

20220929_153841~3[1].jpg

20220929_153828[1].jpg

20220929_153905[1].jpg

20220929_153858[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Pelo que pude verifciar, o U1301 sendo npc 6132a, é o chip pwm que controla 3 fases.

- Sendo 2 fases do circuito v_core pelas bobinas L1311 e L1321.

- E 1 fase do circuito gfx_core pela bobina L1331.

- Relata que na área do processador, aparece possivelmente a tensão do circuito v_core e vem caindo.

- Vamos supor que a tensão não se mantem devido a uma sobrecarga no circuito.

- O teste que pode fazer sem o processador, seria injetar 1 V em cima destes capacitores de tantalo de 330 uF, a fim de saber se tem algum curto ou sobrecarga nestas linhas de tensão do v_core e gfx_core.

- Quanto a bobina L1331,que não surge tensão, podendo ser a gfx_core, acredito que esta tensão não vai surgir enquanto a tensão do v_core não estabilizar.

- Referente ao circuito que inicialmente apresentou curto, que efetuou a troca de um capacitor de filtro e um mosfet de sinal, acredito que este circuito não em mais curto ou defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisfatefacho q teu raciocinio foi correto em relaçao a esse circuito ai. as duas bobinas do v core estao ligadas no hg1 e hg2. a outra deveira estar ligada no hga mas nao esta. nao acho ligaçao do mosfet pro pwm na fase q esta ruim. 

depois me diz como vc localizou esse outro esquema q tem o mesmo circuito pq nao faço ideia como faz isso.

outra coisa. vc diz q esse outro circuito q nao esta funcionando e do vgfx_core. esse e do chipset ? pq achei estranho q o chipset esquenta bem logo q liga. mas ja peguei alguns q esquentavam assim logo ao ligar e era normal. mas a principio nao tenho mais curto na linha das peças q troquei. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, msgrillo disse:

esquema q tem o mesmo circuito

- Tenho meus arquivos separados em pastas, tipo esquemas de notebooks e bios de notebooks.

- Na pasta esquemas de notebooks, tem uma subpasta por fabricante.

- Na subpasta de fabricante, por exemplo, tem HP, fiz a busca e nada encontrei com este chip pwm.

- Então fiz a busca geral em todos fabricantes que tinha na pasta, e surgiram os esquemas que tem este modelo de chip pwm.

- A busca é feita digitando no campo superior direito, o nome do chip pwm.

- Vou colocar alguns prints de tela para ajudar no entendimento.

 

1588280404_printdebuscanosesquemas.png.45f2673e467004317f09ade394c03a0e.png

 

 

1093714101_printdebuscanosesquemas1.png.edebd77154d4f05bc6fea21ee06125da.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, msgrillo disse:

nao acho ligaçao do mosfet pro pwm na fase q esta ruim. 

- Lembrei de ter visto em algum esquema uma ligação indireta, sendo que este circuito do vgfx_core não vai direto para os mosfets, e sim utilizando um chip driver.

- Então verifique a possiblidade de ter um chip driver ligado a saída hga do npc 6132a.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...