Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Note Acer Aspire 5750 - LA-6901P - não liga - PQ7 torrado

Avalie este tópico:


yvesmontenegro

Posts em destaque

Boa tarde colegas, estou com um note em minha bancada que não está ligando, testei o dc jack e passa os 19v, mas qnd conecto na placa e testo a carga na placa ele me volta 3v, suspeitei de curto e fiz o teste de temperatura nos componentes e o PQ16 e PQ14 estão esquentando, o PQ16 está até torrado, tentei baixar o esquema pelo forum, mas nao possuo crédito, no caso sou iniciante nos reparos de placa e se faltou alguma informação peço que me auxiliem por favor. Agradeço desde já. 

Editado: por yvesmontenegro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • yvesmontenegro alterou o título para Note Acer Aspire 5750 - LA-6901P - não liga - PQ17 torrado

Positivo é a LA-6901P 
 segue foto do componente torrado.

A dúvida inicial é; que componente é esse? torrou a parte de cima e nao consigo ler as especificações dele, o esquema que tem disponível aqui no forum nao consigo baixar e sou meio leigo tbm, ainda estou em processo de estudos com cursos, gostaria de uma luz, posso trocar por outro componente do circuito charger de outra placa? ou tenho que pegar outro componente igual, exemplo o de baixo é o 4459A, eu teria que achar outro 4459A em outra placa sucata para fazer a troca?

5c3147e8-4856-4925-bdd0-06affed89b4e.thumb.JPG.fbd22aea75319dedb4ece01c11e563f2.JPG

 

Editado: por yvesmontenegro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, yvesmontenegro disse:

Positivo é a LA-6901P 
 segue foto do componente torrado.

5c3147e8-4856-4925-bdd0-06affed89b4e.thumb.JPG.fbd22aea75319dedb4ece01c11e563f2.JPG

amigo pela foto quem torrou foi o PQ6 e não o PQ16, esses fets dão bastante problema, retire os dois fets (pq6 e pq7) e o PR14 e veja se há curto dos dois lados do PR14.
pelo esquema o pq6 e pq7 são ao4407a mosfet canal P. Dê preferência por trocar os dois 

Editado: por RIF Rodrigo Isa Fernanda
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no tocante a modelo do fet para substituir, não precisa ser idêntico a referência, tendo em vista que no esquema informa se tratar de um 4407a e na placa estar populada com 4459a.
Precisa ser substituído por um mosfet canal P 30V basicamente, se tiver sucatas aconselho a procurar em placas de Acer msm e nessa região de entrada dos 19v para te economizar tempo, e para confirmar se o fet q tens é compativel, coloque o modelo da serigrafia e escreva datasheet no google, se aparecer P channel 30v é equivalente. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • yvesmontenegro alterou o título para Note Acer Aspire 5750 - LA-6901P - não liga - PQ7 torrado
Em 07/10/2022 às 13:17, RIF Rodrigo Isa Fernanda disse:

no tocante a modelo do fet para substituir, não precisa ser idêntico a referência, tendo em vista que no esquema informa se tratar de um 4407a e na placa estar populada com 4459a.
Precisa ser substituído por um mosfet canal P 30V basicamente, se tiver sucatas aconselho a procurar em placas de Acer msm e nessa região de entrada dos 19v para te economizar tempo, e para confirmar se o fet q tens é compativel, coloque o modelo da serigrafia e escreva datasheet no google, se aparecer P channel 30v é equivalente. 

Desculpa pela demora em retornar ao tópico foi que acabei deixando essa placa de lado um pouco, voltei nela e troquei os dois mosfets e o curto continuou, entao removi os dois mosfets e injetei tensão na linha b+ e o mosfet pq40 começou a ferver, retirei ele e substitui fazendo com que o curto no pq7 sumisse, porém a placa ao dar o start ela roda e logo desliga, verifiquei as tensões e percebi que no pq40 só chega a linha B+ nos drenos, no source e gate não chega nada de tensao, analisando o esquema percebi que quem alimenta o gate é a linha +1.05VS_VCCPP, resta agora saber se ele não ta sendo alimentado por defeito no PU9 ou se algum outro componente... alguém ja pegou algo parecido? não chega tensão no pino 13 do PU9 que seria o responsável por levar tensão ao source do pq40... alguém pra ajudar? obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...