Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Aspire E1-421-0_BR899 - MB QUANTA ZQZ - REV 1A - Não aciona o cooler

Avalie este tópico:


MPB

Posts em destaque

Boa noite a todos.

Estou com esse notebook que não está acionando o cooler.

Analisando o circuito, vi que o CI U13 responsável pelo acionamento do mesmo, Possui o VIN de 5V (pino 2), mas não tem nada no VO (pino 3) não acionando o cooler.

Já fiz teste com outro cooler e mesmo assim não funcionou, gostaria que me ajudassem na análise sobre o acionamento do circuito.

Obrigado.

 

Link do esquema:

 

 

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC

 

Pelo que entendi, falta a tensão no pino 4 CPUFAN# pois ela fica em torno apenas de 0.1V.

*Já troquei também o U13 por outro.

Fiz teste de continuidade e está tudo certo, inclusive fiz a aferição diretamente no pino 105 do IO (U4) e não sai disso.

Será que o problema está no IO?

Já atualizei a BIOS também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC

3 horas atrás, LEONTEC disse:

@MPB , no conector onde é plugado o FAN tem 3.3v com a maquina ligada? Veja se esses 3v está chegando ao pino 63 do IO.

 

O resistor R197 existi em sua placa?

 

Não existe, inclusive tenho uma outra placa de sucata e também não possui.

@RFontana

2 horas atrás, RFontana disse:

checou se tem curto no pino 3?

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

VSET, pino 4, tem q ser no mínimo 1V pra ter no mínimo 1.6V na saída.

se nao tiver curto na saída, testa jumpeando o pino 1, FON# pro ground. se o problema for só o VSET o fan vai ter q ligar, mas sem controle de velocidade daí

 

Vi essa informação no datasheet do componente, mas eu gostaria de deixar funcionando pelo circuito, pois não gostaria de fazer ligação direta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, RFontana disse:

@MPB se nao tem curto nem nem no pino 1 nem no pino 3 do fan, e se tem 3v no pino 3, aparentemente o problema só pode ser no SIO ou software pois tanto o FANSIG quanto o CPUFAN# vao direto pro SIO. testou o jumper no FON# pra dar um debug no resto?

@RFontana

Como assim jumpear o FON# de que forma você diz esse jumpeamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RFontana

3 horas atrás, RFontana disse:

@MPB só aterrar ele. liga ele num terra com uma pinça, ou fio, qualquer coisa. assim q ligar ele no terra, se estiver td certo pra frente do U13, o fan tem q ligar.

FON# abaixo de 0.4V força VIN no VOUT independente do resto

 

Fazendo isso ele liga sim, mas fica disparado no máximo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Acer Aspire E1-421-0_BR899 - MB QUANTA ZQZ - REV 1A - Não aciona o cooler
28 minutos atrás, MPB disse:

@LEONTEC

Será que é o caso de regravar o EC?

Não sei se esse modelo aceita regravação, eu só atualizei a BIOS via software, não regravei com outro arquivo pela gravadora.

Gravei a BIOS com outro arquivo também e nada.

Acabei de ver que o EC não tem firmware interna.

Editado: por MPB
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MPB , a questão é, quem leva o pino 1 do U13 para nível baixo? Estou tentando entender aqui o que pode está faltando para isso acontecer. Seria o processador? Esse sinal PROCHOT_EC teria relação com esse acionamento.

 

O EC controla esse acionamento e rotação do FAN de acordo com a temperatura da CPU. 

 

Esse sinal SML1ALERT# é o mesmo APU_ALERT# que chega ao pino 1 do U13 FON# e pino 20 do EC, a tensão de 3v que chega nesses pinos é o mesmo 3v que passa pelo resistor R214. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC

1 hora atrás, LEONTEC disse:

@MPB , a questão é, quem leva o pino 1 do U13 para nível baixo? Estou tentando entender aqui o que pode está faltando para isso acontecer. Seria o processador? Esse sinal PROCHOT_EC teria relação com esse acionamento.

 

O EC controla esse acionamento e rotação do FAN de acordo com a temperatura da CPU. 

 

Esse sinal SML1ALERT# é o mesmo APU_ALERT# que chega ao pino 1 do U13 FON# e pino 20 do EC, a tensão de 3v que chega nesses pinos é o mesmo 3v que passa pelo resistor R214. 

 

 

 

Aí que pode ser o pulo do gato...

Também não faço ideia, o problema é a falta de tensão no pino 4 que precisa ser acima de 1V para acionar a tensão de saída, de acordo com o datasheet do componente.

 

V SET: This pin sets output voltage. Its voltage must be larger than 1V to guarantee VOUT 1.6 times of VSET.

Screenshot_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC @MPB acho q o problema nao vai ter a ver com o processador ou com o prochot# pq o processador ACHO que nao controla o fan, e só lê o prochot# pra ajustar a frequencia dependendo da temperatura. ele nao usa o prochot# pra controlar o fan

deu pra ver q o U13 está bom. acho mais provavel q seja o EC com defeito ou que ele nao esteja medindo certo a temperatura

vc chegou a monitorar a temperatura no windows?

dá uma checada na temperatura e no clock do processador. tenta dar um stress pra ver se ele vai entrar em panico e acionar o cooler pelo sml1alert#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RFontana, o CI U13 já foi trocado, e o cooler também, por isso está tudo certo com eles. O Processador tem haver sim no meu entendimento. E sim, foi isso que mencionei no meu post, EC é que controla o FAN, a pergunta foi,  quem aterra o pino FON# para acionar o a rotação do FAN? O EC não está enviando tensão CPUFAN# para VSET, o EC deveria receber alguma informação para levar esse pino CPUFAN# para nível alto? Ou algum sensor que não está fazendo seu trabalho...@MPB Troca o EC, assim vamos ter uma ideia melhor...A placa não achega a desligar ?

22 horas atrás, LEONTEC disse:

O EC controla esse acionamento e rotação do FAN de acordo com a temperatura da CPU. 

Continuamos...

 

Em 11/10/2022 às 14:43, RFontana disse:

só aterrar ele. liga ele num terra com uma pinça, ou fio, qualquer coisa. assim q ligar ele no terra, se estiver td certo pra frente do U13, o fan tem q ligar.

FON# abaixo de 0.4V força VIN no VOUT independente do resto

Ele já tinha mencionado que tinha trocado os dois, CI + Cooler e continuava do mesmo jeito... Esse teste foi para saber se esses dois estavam funcionando? Por esse teste, deu pra ver que o CI precisa de nível baixo em FON# para ativar a rotação do cooler, mas isso não está acontecendo automaticamente, e é isso que estou tendo descobrir (entender) para bater o martelo e informar ao colega que ele deve trocar o EC, pois ele é o culpado. Ficarei muito triste fazer o amigo trocar o EC e não resolver o problema, e ficarei muito, muito feliz se ele trocar e resolver o problema, mas precisamos de analise pra isso. 

 

Se puder explicar como tudo deve acontecer para que o cooler possa ser acionado, deis do envio do sinal FANSIG até o acionamento do cooler pelo o EC, vai ficar melhor para nós entender tudo. Esse EC pelo que vir, não tem um firmware interno, ele disse que já regravou o BIOS, a placa está ligando e subindo vídeo normal. O defeito até agora que eu vir, é o pino VSET que está em nível baixo. Eu só queria ver se tinha algo faltando que pudesse impossibilitar nível alto nesse pino, sei lá, acho que tem uma troca de informação entre CPU e EC para tudo acontecer sensores de monitoramento de temperatura. ;D

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/10/2022 às 17:17, LEONTEC disse:

@RFontanaEsse teste foi para saber se esses dois estavam funcionando?

isso. só pra garantir que nao tinha nenhuma interferencia externa bizonha pra frente do U13

Em 14/10/2022 às 17:17, LEONTEC disse:

@RFontana

Ele já tinha mencionado que tinha trocado os dois, CI + Cooler e continuava do mesmo jeito... Esse teste foi para saber se esses dois estavam funcionando? Por esse teste, deu pra ver que o CI precisa de nível baixo em FON# para ativar a rotação do cooler, mas isso não está acontecendo automaticamente, e é isso que estou tendo descobrir (entender) para bater o martelo e informar ao colega que ele deve trocar o EC, pois ele é o culpado. Ficarei muito triste fazer o amigo trocar o EC e não resolver o problema, e ficarei muito, muito feliz se ele trocar e resolver o problema, mas precisamos de analise pra isso. 

 

Se puder explicar como tudo deve acontecer para que o cooler possa ser acionado, deis do envio do sinal FANSIG até o acionamento do cooler pelo o EC, vai ficar melhor para nós entender tudo. Esse EC pelo que vir, não tem um firmware interno, ele disse que já regravou o BIOS, a placa está ligando e subindo vídeo normal. O defeito até agora que eu vir, é o pino VSET que está em nível baixo. Eu só queria ver se tinha algo faltando que pudesse impossibilitar nível alto nesse pino, sei lá, acho que tem uma troca de informação entre CPU e EC para tudo acontecer sensores de monitoramento de temperatura. ;D

A meu entender os sensores de temperatura sao todos no processador. o EC lê esses sensores e ajusta o ventilador. O CPU nao ajusta/liga o ventilador diretamente. Com o teste de aterrar o pino FON# se eliminou qualquer defeito pra frente do U13.

Falei do teste no windows pq aí já testa tanto o PROCHOT quanto o ALERT. Se o comportamento do clock estiver normal relativo a temperatura, o sinal PROCHOT deve estar certo.

E se o clock estiver normal e quando a temperatura eventualmente subir demais ele ligar o fan na velocidade máxima, aí provavelmente o sinal ALERT está ok.

Aí o único problema é algum fator externo puxando o VSET pra baixo, ou o próprio EC.

Acho q é o melhor teste que dá pra fazer pra testar o que resta ainda, sem trocar o EC.

Dá pra tentar injetar uns 2V tb no vset pra ver se ele liga o cooler, mas cuidar com a corrente pq nao parece ter nenhum resistor no caminho pro ec.

Editado: por RFontana
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...