Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire E1-571-6458 - Q5WVH LA-7912P REV:1.0 - Liga e Desliga

Avalie este tópico:


isaac.lipe

Posts em destaque

Bom dia amigos!

Estou com uma placa LA-7912 que ao apertar o botão power ele liga e em alguns segundos desliga e fica fazendo isso continuamente, sem imagem ,procedimentos que ja fiz, regravei as duas Bios ,ele tem as tensões secundarias de 3v e 5v , nas bobinas , também encontrei um curto no resistor R373 retirei o componente porem o curto permanece ao fazer teste de continuidade bipa de ambos os lados  injetei tensao de ate 1,5v amp subiu para 0,38ma nao coloquei mais tensão pois fiquei com medo de danificar estive  verificando no esquema essa linha  SYSON se naõ estou enganado sai do pino 8 do PU6  com 1,5v mas peço ajuda dos colegas pois não consegui identificar o real problema .

Editado: por isaac.lipe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Acer Aspire E1-571-6458 - Q5WVH LA-7912P REV:1.0 - Liga e Desliga
Em 11/10/2022 às 10:16, isaac.lipe disse:

Bom dia amigos!

Estou com uma placa LA-7912 que ao apertar o botão power ele liga e em alguns segundos desliga e fica fazendo isso continuamente, sem imagem ,procedimentos que ja fiz, regravei as duas Bios ,ele tem as tensões secundarias de 3v e 5v , nas bobinas , também encontrei um curto no resistor R373 retirei o componente porem o curto permanece ao fazer teste de continuidade bipa de ambos os lados  injetei tensao de ate 1,5v amp subiu para 0,38ma nao coloquei mais tensão pois fiquei com medo de danificar estive  verificando no esquema essa linha  SYSON se naõ estou enganado sai do pino 8 do PU6  com 1,5v mas peço ajuda dos colegas pois não consegui identificar o real problema .

Boa tarde colegas !

Sobre esse problema nessa placa cita acima  essa linha SYSON sai mesmo do PU6 eu poderia injetar mais que 1,5v para saber se aparece algum componente aquecendo, pois efetuei a troca do R373 mais continua bipando dos dois lados  e quando injeto tensao ele sobe  para 0,38ma, alguem para  me dar uma força nessa placa , grato desde ja.

la7912.jpg

WhatsApp Image 2022-10-18 at 15.06.14.jpeg

WhatsApp Image 2022-10-18 at 15.05.52.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/10/2022 às 15:18, isaac.lipe disse:

Boa tarde colegas !

Sobre esse problema nessa placa cita acima  essa linha SYSON sai mesmo do PU6 eu poderia injetar mais que 1,5v para saber se aparece algum componente aquecendo, pois efetuei a troca do R373 mais continua bipando dos dois lados  e quando injeto tensao ele sobe  para 0,38ma, alguem para  me dar uma força nessa placa , grato desde ja.

la7912.jpg

WhatsApp Image 2022-10-18 at 15.06.14.jpeg

WhatsApp Image 2022-10-18 at 15.05.52.jpeg

Sobre o curto no r373 foi resolvido tive que trocar o PU6 e o pr92, agora sem curto porem continua do mesmo jeito liga e desliga, procedimentos que ja fiz troquei memoria ,regravei Bios , testei outro processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@isaac.lipe , mano, quem envia o sinal SYSON é o S_IO pino 95, esse sinal chega ao gate pino 5 do Q27 e no PU6 como vc já constatou.

 

Se essa linha está em curto, pode ser o Q27 em curto, o resistor que vc removeu estão bons. Quando a placa ligar meça os pinos desse mosfet e post aqui.

 

Estava esquecendo que esse problema geralmente é por causa de uns mosfet que fazem o chaveamento dos mosfet transferidores U22 e U21, veja as tensões neles quando a placa ligar.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/10/2022 às 20:08, isaac.lipe disse:

U21

1,2,3___3,35v

4___18,94v

5,67,8___3,35v

@VitoC, nas aferições dele, esse mosfet está funcionando corretamente. 

 

 

 

@isaac.lipe , qual o tipo de memoria essa placa utiliza, PC3 ou PC3L? As únicas bobinas que não sobem tensão são as bobinas do +CPU_CORE. O integrado PU13 deve receber as tensões +5VS e VR_ON que habilita esse integrado. Curto no na linha do core do processador pode está fazendo a placa desligar em loop.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LEONTEC disse:

@VitoC, nas aferições dele, esse mosfet está funcionando corretamente. 

 

 

 

@isaac.lipe , qual o tipo de memoria essa placa utiliza, PC3 ou PC3L? As únicas bobinas que não sobem tensão são as bobinas do +CPU_CORE. O integrado PU13 deve receber as tensões +5VS e VR_ON que habilita esse integrado. Curto no na linha do core do processador pode está fazendo a placa desligar em loop.

Disse pra fazer esse teste pois estava com uma placa igual e o defeito estava no PCH, não subia vcore e funcionava corretamente o U21.

 

Porém ao injetar tensão nessa linha tinha consumo acima do que essa linha recebe normalmente.

Segue as análises amigo @LEONTEC

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, isaac.lipe disse:

@VitoC na escala 200M______00,9

 

@isaac.lipe fez essa aferição sem o processador no socket? Vejo como normal essa resistência sem necessidade de levantar a PL21 🤔

 

- Sem o processador no socket é a aferição mais correta ok, pois o processador vai influenciar no valor.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos me surgiu uma dúvida , esse PQ37 recebe a B+ correto e uqal seria  a tensão que deveria ter nos pinos 123 que vai para o pino 5 do PQ39  ou eu estou analisando da forma errada, minha duvida  sera que esses mosfets pode esta con defeito, porque não entendi se as tensões partem da bobina pra os mosfets ou é o inverso, perdoe-me pela minha ingnorancia , não domino bem ainda esquema , porem essa placa esta esquentando minha cabeça rss revirando esse esquema  acredito que estou me perdendo, vou dar uma esfriada para não perde o rumo. corrija-me por favor se puderem , qual seria o setor para analise.  

la-7912.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@isaac.lipe Amigo essa é a linha de alimentação do processador, CPU_CORE, geralmente é algo em torno de 1V. Todo circuito com uma fase e um mosfet de baixa e um de alta vai funcionar com a tensão do mosfet de alta "passando" pra fase de acordo com os pulsos de PWM do CI responsável, o quanto vai passar vai depender do duty cycle programado daquele CI. Apenas com o osciloscópio você vai saber se o PWM está mandando os pulsos corretos para os gates dos mosfets, e é possível você testar os mosfets fora da placa pra ver se estão bons com um multímetro na escala de continuidade. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...