Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida PS4 SAB-001 Liga normalmente, mas se reiniciar fica com imagem falhando

Avalie este tópico:


LSL

Posts em destaque

Ao ligar o PS4 pela primeira vez ele apresenta imagem normal, mas caso desligue e em seguida religue (ou até mesmo esperar uns minutos) o PS4 fica com os seguintes problemas na imagem:
1- o PS4 liga, a TV detecta, mas não tem imagem, às vezes fica piscando como se estivesse mudando de resolução(como se fosse no PC);
2- Ou PS4 liga, TV detecta, não tem imagem mas tem áudio por uns 2 ou 3 segundos;

3- ou caso tire o cabo HDMI e recoloque às vezes a imagem com áudio volta mas por 2 segundos e depois fica piscando, as vezes.

Estou na dúvida se o CI HDMI está com defeito, ou se seria algum problema com a APU.

 

Há alguma possibilidade com a fonte, já que o problema só ocorre após religar o aparelho? Lembro que este mesmo aparelho já teve problema com fonte que não religava.

Espero que não seja problema com BGA, pois fica mais difícil de eu reparar por não ter equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia@LSL, olha me parece que seu problema é solda fria ou defeito interno no conector HDMI, faça um exame detalhado no conector ou simplesmente o troque por um novo e verifica se o defeito muda de cenário.

P.S.: Verifique se este console já não sofreu alguma manutenção anteriormente, sinais de solda no c.i. HDMI ou CXD, APU eu acredito que não tenha nenhuma relação, pois, como você relatou ao voltar ele continua com o sistema funcionando ele NÃO perde o SYNC com os endereçamentos de memória RAM, não apresenta artefatos estranhos na tela, não congela o sistema tendo que ser reiniciado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@MSoler Obrigado pela resposta!

Olhei alguns vídeos no Youtube bem como alguns posts resolvidos aqui no fórum e antes de trocar o CI HDMI fiz o teste dos valores dos capacitores e dos diodos, tudo normal, mesmo assim troquei o CI HDMI e continuo com o mesmo problema.

Fiz mais algumas pesquisas e acabei achando um vídeo em que o técnico relata o resistor que fica em série com o  diodo da linha do pino 13 (CEC) e tive uma ideia, testar o PS4 com um monitor antigo que não possui CEC e nesse monitor o PS4 apresenta imagem normalmente, se tiro o cabo HDMI e coloco o que está na TV o PS4 dá problema na imagem, se recoloco no monitor a imagem fica ok. Agora não sei onde atacar visto que os componentes da linha do pino 13 estão ok, a não ser que eu modifique o diodo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LSL Bom dia, então está ocorrendo falha de comunicação de dados por cabo HDMI CEC, levando-se em conta que já testou tudo e não é nenhum periférico externo (cabos, conectores, diodos, resistores, etc...), então fico a pensar que:

1º => O dispositivo HDMI-CEC(ARC) necessita de um microcontrolador para processar os dados TX/RX; --> CHIPSET

2º => A informação que será compartilhada com a TV ou monitor fica armazenada em algum lugar; --> NOR

Posso estar equivocado, mas eu agiria assim:

1- Faça todas as atualizações de sistema disponíveis;

2- Faça pelo menos 2 Backup da memória NOR execute uma validação e habilite o DEBUG UART, se na validação não detectar nenhuma anomalia no arquivo BIN da NOR, regrave o arquivo PATCHED na NOR; (cuidado para não regravar software downgraded, irá causar softbrick irreversível no SYSCON, ou seja, NUNCA faça backup atualize o PS4 e regrave o Backup desatualizado);

3- Faça um acompanhamento do LOG de DEBUG e verifique se o mesmo notifique algum erro;

4- Faça um Reballing do CHIPSET CXD ou troque-o;

Aguardo seu feedback, boa sorte, fique com Deus.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, LSL disse:

@MSoler Obrigado pela resposta!

Olhei alguns vídeos no Youtube bem como alguns posts resolvidos aqui no fórum e antes de trocar o CI HDMI fiz o teste dos valores dos capacitores e dos diodos, tudo normal, mesmo assim troquei o CI HDMI e continuo com o mesmo problema.

Fiz mais algumas pesquisas e acabei achando um vídeo em que o técnico relata o resistor que fica em série com o  diodo da linha do pino 13 (CEC) e tive uma ideia, testar o PS4 com um monitor antigo que não possui CEC e nesse monitor o PS4 apresenta imagem normalmente, se tiro o cabo HDMI e coloco o que está na TV o PS4 dá problema na imagem, se recoloco no monitor a imagem fica ok. Agora não sei onde atacar visto que os componentes da linha do pino 13 estão ok, a não ser que eu modifique o diodo.

 

Só pra não termos erros de comunicação, espero que não tenha confundido o que disse anteriormente, C.I. HDMI com CONECTOR HDMI? anteriormente eu disse para fazer uma varredura ou substituíção do CONECTOR HDMI. Abraço fico no aguardo dessa solução.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MSoler Bom dia!

Ontem estava a realizar mais alguns testes. Como faço coleção eu tenho alguns PS4 funcionais(este com problema é da coleção euq eu pretendia vender) então resolvi fazer o teste com um outro PS4 e tive o mesmo problema. 

Como eu sempre testei os aparelhos nesse monitor sem CEC tenho as seguintes dúvidas:

  1. Os aparelhos sempre tiveram tal problema e como testava no monitor estes eram mascarados;
  2. O cabo HDMI que utilizei pode ter danificado o CI HDMI desses 2 PS4 + 1 CI que peguei de uma placa com defeito;
  3. A TV com CEC que testei ultimamente pode ter danificado os PS4 (essa TV era a TV principal do meu PS4 de uso).

Testei o cabo HDMI utilizado e ele não tem vias em curto, testei o PS4 com outros cabos e continua na mesma,.

Ontem fiz mais alguns testes e notei que ao desabiltar o HDCP o PS4 voltou a normalizar na TV com CEC;

 

O circuito do CEC é bem simples, o pino 13 é conectado a uma linha de VCC de 3.3v(Já verificado), o catodo de um diodo é conectado a linha do pino 13, o anodo do diodo está em série com um resistor (27K) e este conector em série com um pino do CI HDMI.

@MSoler O conector HDMI está OK, tinha feito teste de continuidade e verificado os pinos com uma câmera que tenho, mesmo assim refiz a solda dos pinos do conector

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação à tv ou o cabo ter estragado algo em 2 ou 3 c.i. hdmi a chance disso acontecer é bem pequena, é mais provável que talvez o conector HDMI da tv possa ter se danificado, desgastado, se puder testar em outra TV com CEC seria interessante, pois, como o console forma imagem normalmente e na freqüência correta, resolução 1080p o c.i. HDMI está bom, porque o mesmo é somente um re-timer, ele somente faz o sincronismo dos sinais digitais e dos dados CEC. Pelo que você disse só ocorre o erro quando os dados CEC são utilizados, ou seja, utilizar o controle remoto da TV Smart para navegar no menu do pS4, ao ligar o PS4 ele irá enviar um sinal para TV se ligar na porta HDMI correta, o Nome PlayStation 4 irá aparecer no menu de Portas HDMI dependendo da TV, ao desligar a TV com o ps4 ligado no menu ele receberá um sinal para se desligar também, se possível cheque se essas funcionalidades estão ocorrendo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, LSL disse:

@MSoler Irei baixar a atualização mais recente para ver se é algum problema com o firmware em relação ao HDCP

HDCP pode gerar conflitos com determinados dispositivos, porque o HDCP é uma proteção de dados digitais, então dependendo da TV se for antiga e não possui um handShake compatível o HDCP poderá atuar e entrar em proteção.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MSoler Tinha testado antes, na mesma TV que uso o PS5 e apresentou o mesmo problema.

Falei do CEC pq a diferença da TV para o monitor (em que a imagem fica normal) é que o monitor não tem o CEC, porém vou verificar as outras linhas, tipo o Hot Plug Detect e até mesmo os pinos de data.

Também ver qual a relação do HDCP com tais pinos

 

@MSoler A TVs testadas são 2 Sony, uma de 2014 (era a TV principal para jogar) e a outra uma 4K de 2018.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LSL Ah então as TV's são totalmente compatíveis, acho que precisa fazer um monitoramento das tensões, e, verifique também se as bobinas de filtros não estão se alterando a resistência interna após a alimentação do circuito. Verifica também, se as funções CEC citadas acima funcionam quando o PS4 é ligado pela primeira vez e funciona perfeitamente a imagem conforme disse, e se ao reiniciar quando a imagem fica oscilando ou ruim tenta verificar se as funções CEC respondem.

P.S.: Esqueci de citar, essa imagem é apenas ilustrativa, pois, a  mesma é de outra versão de placa.

SAC-001_REF_HDMI_A.jpg.84d49187e2c19df5f2c01faf67b2dfdd.jpg

Editado: por MSoler
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2022 às 14:58, MSoler disse:

@LSL Naõ sei, eu pesquino na net quando tenho urgencia -> ML, quando é pra estoque AlieXpress.

Comprei 1 unidade na madrugada de hoje, agora é esperar de 30 a 40 dias para chegar, se funcionar vou encomendar +2 unidades. Eu iria comprar logo 2 unidades, mas iria ficar pesado financeiramente.

 

Antes de decidir quantas unidades comprar eu fiz uns testes com o meu PS4 (placa SAA-001) fat principal (que agora é da coleção por eu ter um PS5). Peguei esse PS4 e liguei no cabo HDMI utilizado pelo Home Theater (Tb da Sony), ele funcionou sem problemas, tirei o HD e a imagem tb funcionou sem problemas, com isso fui fazer uns testes de impedância, como é um PS4 funcional eu não o desmontei por completo e verifiquei somente uma linha de alimentação do CI HDMI, a mesma linha em que estão conectados os capacitores que o pessoal verifica se estão em curto, depois disso verifiquei a impedância de cada pino do conector HDMI, verifiquei a impedância de 2 maneiras, uma com a ponteira negativa no GND e outra com a ponteira positiva no GND.

Depois disso peguei o PS4 com problema e verifiquei as impedâncias e as medições na linha de alimentação do CI HDMI bem como de cada pino da porta HDMI, os valores foram semelhantes ou no máximo com 5 a 8 de diferença, isso me deixa na dúvida se o CI HDMI pode estar OK e o problema em outro local. Depois disso peguei esse PS4 com defeito e testei no mesmo cabo e na mesma porta da TV em que usei no teste com o PS4 da coleção. O problema persistia (até mesmo na tela em que avisa que não tem HD conectado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

conseguiu solucionar o aparelho, amigo ? @LSL estou com um problema identico, inicialmente se tratava de um curto no ci hdmi, fiz a troca do mesmo e tbm do conector, no entanto o aparelho só apresenta imagem em tv sem CEC; em monitores com CEC só apresenta imagem se desativar a função HDCP. Já estou há dias com esse aparelho e não encontro nenhuma luz. Algum amigo, por favor ?

Editado: por Canal do Divino
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo @Canal do Divino  é realmente um defeito intermitente, pode ser a versão de firmware que depois de alguma atualização ficou com algum bug nesse setor, ou também pode ser que o próprio southbridge esteja com alguma falha de comunicação nessa linha, tenta procurar por resistores alterados nas linhas do southbridge ou até mesmo tentar substituí-lo por outro, pois, conforme o amigo @LSL citou o c.i. de HDMI acredito não ser o causador deste problema, porque ele troucou e mediu as quedas de tensões dos pinos e estavam todas normais, então só me resta dar um pouco mais de atenção no chipset, se possível tire uma foto dessa placa da área do chipset e post aqui para eu ver a versão e se é semelhante à uma que passei um perrengue semelhante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Canal do Divino Infelizmente não solucionei ainda, fiz a troca do CI HDMI mas continua na mesma. Sim sei que desabilitando o HDCP não há falha de imagem, porém tenho um PS4 pessoal de mesmo modelo em que isso não ocorre, logo esses outros 2 PS4 em que há problema na imagem realmente estão com problema. Também já tinha percebido a diferença entre aparelhos com CEC ou não

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, MSoler disse:

Olá amigo @Canal do Divino  é realmente um defeito intermitente, pode ser a versão de firmware que depois de alguma atualização ficou com algum bug nesse setor, ou também pode ser que o próprio southbridge esteja com alguma falha de comunicação nessa linha, tenta procurar por resistores alterados nas linhas do southbridge ou até mesmo tentar substituí-lo por outro, pois, conforme o amigo @LSL citou o c.i. de HDMI acredito não ser o causador deste problema, porque ele troucou e mediu as quedas de tensões dos pinos e estavam todas normais, então só me resta dar um pouco mais de atenção no chipset, se possível tire uma foto dessa placa da área do chipset e post aqui para eu ver a versão e se é semelhante à uma que passei um perrengue semelhante.

@MSoler No final de semana tentarei tirar uma foto das 2 placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha infelizmente não é a mesma placa que pensei, esta é diferente a que tive problemas era mais moderna, mas posso dizer que falha de HDCP ocorre muito por falha de comunicação no HANDSHAKE, então, revisar os diodos 5v1 da linha de HANDSHAKE se eles não estão com uma pequena fuga, e verificar todos os pontos de soldas do conector HDMI e c.i. HDMI, entrar no menu de recovery SAFE MODE e na opção CHANGE RESOLUTION e reconfigurar a conexão com a tv, comparar todos os resistores de linhas de comunicação (principalmente os que estiverem em série no circuito), na parte de baixo da placa próximo à entradas do c.i. HDMI possui capacitores de acoplamento, testar se eles estão com as capacitâncias corretas (todas iguais) e com osciloscópio medir se os sinais estão passando sem sofrer distorções;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, amigos. Trago novidades. @MSoler e @LSL se liguem nesse meu depoimento. Seguinte, intrigado com esse funcionamento "seletivo" do play em apenas dois televisores, sendo uma tv de 14" e um monitor-tv de 26" eu acabei levando o aparelho para testar em casa e para minha grata surpresa o mesmo funcionou em minha tv da sala que é uma LG smart de 55", no entanto na minha tv do quarto que é uma AOC de 42" não apresenta sinal algum. Não sei se é apenas coincidência mas a TV da minha assistência tbm é da marca AOC. Só que um fato curioso é que logo que finalizei o serviço eu ainda consegui ver imagem na TV de 32" e quando o aparelho entrou em modo suspenso retornou sem sinal, estava intermitente, por isso acabei fazendo tbm a troca do conector... O que não faz muito sentido é que ambos os televisores que não estão reproduzindo imagem no PS4 em questão (que passou por troca de ci hdmi, pois não apresentava imagem em nenhum televisor, inclusive os que citei no início) em outros aparelhos PS4, XBOX ONE eles reproduzem imagem normalmente.  Bom, como tive sucesso ao testa-lo na tv de minha residência eu resolvi ir fazer o mesmo em outros televisores alheios e tbm deu certo em outras duas tv's (uma de 32" da marca PHILCO e em outra SAMSUNG de 42"). Diante disso, embora não tenha decifrado o mistério envolvido acredito que o aparelho está apto a voltar para as mãos do cliente, pois acredito que o reparo teve êxito e vou acabar tendo que substituir o televisor principal da minha assistência.  E aí, o que vcs acharam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo @Canal do Divino , olha não consegui entender muito bem sua lógica, porém, pra que você entenda o problema em questão é o seguinte, nas configurações de sistema dos PS4 existe um parâmetro chamado Habilitar HDCP, se você desabilitar esse parâmetro teóricamente o PS4 irá se comportar bem com todas as TV do mercado brasileiro, desde a mais simples até as mais top, porém, quando se HABILITA HDCP o PS4 inicializa um protocólo de High-bandwidth Digital Content Protection para gerenciar dados digitais que passam pela porta HDMI, esses dados são utilizados para melhorar performance do 4K, HDR dentre outras tecnologias, quando a TV não têm essas tecnologias e o PS4 está com HDCP ativado ELE NÃO CONSEGUE FAZER O HANDSHAKE e fica totalmente sem imagem e som Ok, aí é só segurar o power apertado durante a inicialização do console e entrar no modo SAFE MODE e selecionar CHANGE RESOLUTION, até aqui é um procedimento normal, não é defeito OK, o problema é quando você pega uma TV com todas as tecnologias presentes que antes funcionava e agora não quer mais funcionar, lembrando para TV 4K é obrigatório o uso de um cabo HDMI 2.1 se possível de boa qualidade, caso utilize cabos de baixa performance é provável que os componentes sofram um stresse maior e venham a ter problemas como esse no futuro, além do mais alguns cabos chineses têm validade, você usa eles durante alguns anos e o metal utilizado na construção do cabo vai oxidando e com o tempo param de funcionar, precisamos ficar atentos à esses detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Boa tarde, meu amigo @MSoler. Pois é, rapaz, estou confuso sobre isso. Estou utilizando um cabo original sony e mesmo alterando por um da Microsoft tenho o mesmo resultado negativo.  Como disse antes, cheguei a ver o aparelho funcionando nessa TV AOC, vezes sim outras não e um fato curioso é que esta mesma TV AOC exibe imagem quando conecto outros aparelhos PS4, entre outros. Um outro detalhe é que tive a mesma resposta ao testar este aparelho na TV do meu escritório que coincidentemente é da mesma marca AOC. Suponho que se trate de alguma anomalia que ainda não consegui encontrar explicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...