Jump to content

notebook Upgrade de processador Notebook Positivo Sim+ 7975 de i7-2630 QM para i7-2860 QM

Rate this topic

Share

Recommended Posts

Tenho uma positivo Sim+ 7975 com um i7-2630 QM, comprei um processador i7-2860QM compatível para o chipset mesma TDP de 45w. Fiz a troca, o processador novo  foi reconhecido pela BIOS,mas na hora de carregar o windows 10 ele começa e trava na bandeira depois de reiniciar pede para restaurar o sitema e fica travado também. Tentei reparar com cd do w10 e trava também depois de carregar o sistema. Alguma sugestão para o problema? Eu não consegui uma BIOS mais atual para W10 no site do fabricante.

1.png

2.png

Edited by 05 mobile Tok

• 05 mobile Tok changed the title to Upgrade de processador Notebook Positivo Sim+ 7975 de i7-2630 QM para i7-2860 QM

@elias.girardi Boa noite, após resetar bios, atualizar o windows 10 e tentar reinstalar o win 10 original pelo pendrive e dvd sem nenhum sucesso. Eu tentei um dvd antigo do Windows 7 e funcionou perfeitamente. Alguém poderia me explicar o porque de não bootar pelo win 10 e eu conseguir pelo linux e pelo win 7? Preciso de alguma ideia para instalar o win 10.

@05 mobile Tok Se atente que, o windows 10 ja instala a maioria dos controladores, o windows 7 e o linux, na maioria da vezes é necessário instalar o controlador depois. Tente instalar os drivers, principalmente o controlador grafico. Com os driver genéricos instalados, vc ]ao tem a maxima performance do processador. Faria esse teste. Não desconsidere tbm um problema no processador que comprou. Boa sorte.

@Rods Bom dia e obrigado pela sugestão. Mesmo após funcionar o linux e o windows 7 você acha que pode ser BIOS para que o win 10 simplesmente trave na inicialização e ainda reconhecendo o novo processador? Problema no processador mesmo carregando os 2 outros sistemas?

Edited by 05 mobile Tok

Se vc instalou os controladores, e funcionou, acho dificil o problema ser mesmo o processador. Se instalou os drivers no 7, tente averiguar a temperatura de trabalho, acelerando o hardware. Eu uso o Hwmonitor para verificar temperatura e o aida64 para fazer teste de instabilidade (acelerar a cpu). Com esse sintomas acho realmente dificil de ser a BIOS. Uma pergunta, com o processador original, tudo esta correndo bem? Ja tive insucessos em upgrade de processadores, mesmo dando imagem.  Com travamentos, reinicialização. Mesmo com a TDP igual verifiquei que a diferença entre eles é grande de desempenho. O circuito de V-core é projetada na placa para adequar a corrente elétrica exata do processador em seu limite, por uma questão de custo.  Eu suspeito nesses casos que o V-core não consegue dar a corrente necessária para esse processador trabalhar, é uma opinião que sempre tive a respeito disso, ser ter a certeza técnica.

@Rods O processador original é um  I7-2630 QM de mesma TDP, mesmo soquete e com indicação no site para o chipset do notebook. Trocando para o i7- 2860 QM ele foi reconhecido pela bios usando o win 10 mas ao carregar ele trava, e também trava se eu tentar dar boot pelo pendrive e pelo dvd apos carregar os arquivos do sistema. Ao experimentar o linux e o win 7 ele bootou normalmente e estabilizou. Só não medi temperatura pois  queria fazer usando o win 10. Quanto ao v-core se ele inciializou e funcionou nos outros 2 no win 10 era pra funcionar também. Estou pensando em colocar o win 7 e atualizar ele para 10 após ele ter aceitado o win 7 para ver se assim ele vai.

Vc instalou o driver de video no windows 7? Ficou algum driver faltando? O de chipset tbm é necessario, mesmo que no gerenciador de arquivos não fique faltando nada. Pode tentar uma compilação inferior do 10, como a 1903. Uma mais antiga ainda é a 1709. Tudo para testes e fazer vc chegar em um melhor diagnóstico.  É  importante ressaltar que o TDP não está diretamente ligada ao poder de processamento  em questão. Serve mais como parâmetros para projetas o cooler e o dissipador que deverão ser usados. Se o processador é mais robusto, ao meu ver com certeza ele precisara de uma corrente maior para trabalhar, entende?

@elias.girardi @Rods Boa noite pessoal! Tenho novidades dos testes.... Após instalar o Windows 7 x64 com o novo processador e funcionar normalmente inclusive nos testes de temperatura e V-core, resolvi tentar instalar o Windows 10 32bits e funcionou. Mas eu não consigo instalar o Win 10 x64 pois trava na logo, tentei pendrive, dvd...Alguém pode dar mais alguma idéia?

win 10 32bits.png

Bom dia! Após 2 semanas quebrando a cabeça e trocando experiências nos foruns. Consegui resolver o problema. Eu ja tinha resetado a bios, tirado e limpado pente de memória, trocando a fonte, trocado varios sitemas operacionais como linux, win 7 x64, win 10 x32 ( esses todos funcionaram) e percebido que mesmo assim o Win 8 x64 e o Win 10 x64 não conseguia ser instalado  e sempre travava na logo tomei coragem e decidi atualizar a BIOS para ultima versão. Muito dificil de ser encontrada e após garimpar na net e não ter sucesso decidi ir ao site do fabricante do notebook e testar a bios  segundo eles exclusiva para win 8 x64. A bios veio em formato ISO e meu deu muito trabalho para instalar sem prejudicar a orginal. Atualizada a bios o novo processador aceitou o win 8 x64 e também o win 10 x64. Agradeço a todos que contribuiram direta ou indiretamente para essa conquista. Obrigado.

bios nova.jpeg

pc.png

Parabéns pelo reparo. Pelas comparações que vi esse processador tem um desempenho bem melhor. Quando precisamos atualizar a BIOS em casos como o seu, tiramos ela da placa e usamos um gravador externo. Ja deve ter ouvido falar. Acredito que, da maneira que fez manteve o serial do windows que fica la na BIOS tbm, claro se a maquina veio com windows original!