Jump to content

notícia NASA agenda teste de avião supersônico sem estrondo sônico

Rate this topic


elias.girardi
 Share

Recommended Posts

010170221017-x59-supersonico-sem-estrondo.jpg.77ee6e154c2d00624a639584bc186773.jpg

O estrondo sônico foi virtualmente eliminado alterando a aerodinâmica do avião.
[Imagem: Lockheed Martin]

 

Avião supersônico silencioso

 

A NASA anunciou uma agenda de testes para o avião supersônico experimental X-59, projetado para não emitir o estrondo sônico ao superar a velocidade do som.

 

O objetivo é viabilizar um jato de passageiros que possa atingir velocidades supersônicas sobre a terra, ao contrário do Concorde, que só podia superar a velocidade do som sobre o mar por causa da explosão sônica - ou boom sônico -, que poderia destruir janelas e causar outros acidentes.

 

Quando um avião voa na velocidade do som ou acima dela, as moléculas de ar não conseguem sair do caminho do avião com rapidez suficiente, então as ondas de pressão se combinam para gerar uma grande onda de choque, que as pessoas no solo ouvem como um estrondo sônico.

 

Os engenheiros afirmam que, desde o primeiro voo supersônico, do avião X-1, em 1947, ganharam uma compreensão muito maior de como as aeronaves criam estrondos sônicos e voltaram sua atenção para a ideia de diminuir a intensidade desses estrondos manipulando a forma do avião.

 

Isso deu origem ao programa QueSST (Quiet Supersonic Transport - Transporte Supersônico Silencioso). A equipe descobriu que o som produzido por um avião ao superar Mach 1, ao ser plotado em um gráfico, cria uma curva em formato de N. Eles então foram alterando o formato do avião para reduzir a amplitude das sondas emitidas, na prática achatando essa curva, deixando-a mais parecida com uma senoide.

 

Os primeiros testes ocorreram em 2003, mas usando um F-5E modificado, cuja fuselagem foi alterada para assumir um formato que permitia reduzir o estrondo.

 

Funcionou, mas era preciso mais para que os aviões supersônicos pudessem ser aceitos em regiões povoadas.

 

010170221017-nasa-teste-estrondo-sonico.jpg.849af20eedc507f556e2d0fbedd883ce.jpg

Este jato Northrop F-5E modificado foi usado nos primeiros testes de eliminação do estrondo dos aviões supersônicos, nos anos 2003-2004.
[Imagem: NASA]

 

Ouvir a comunidade

 

A expectativa da NASA é que o novo avião sequer emita um boom sônico.

 

Para garantir isso, o plano inclui fazer o X-59 sobrevoar várias comunidades para pesquisar como as pessoas reagem ao som mais silencioso que ele produz. As respostas da comunidade serão compartilhadas com as agências de regulamentação, que considerarão alterar as regras para suspender a proibição do voo supersônico sobre a terra.

 

O primeiro voo do X-59 está previsto para o início de 2023 - um atraso de cerca de três anos em relação ao cronograma original.

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nasa-agenda-teste-aviao-supersonico-sem-estrondo-sonico&id=010170221017#.Y06mEHbMKM8

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...