Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Astrônomos captam explosão mais poderosa já vista no Universo

Avalie este tópico:


elias.girardi

Posts em destaque

020130221018-maior-explosao-de-todos-os-tempos.jpg.75b5bea43f00febcd8ca0d02892d48d6.jpg

A explosão de raios gama GRB221009A é o ponto rosa no centro da imagem.
[Imagem: Gemini Observatory/NOIRLab/NSF/AURA/B. O Connor (UMD/GWU)/J. Rastinejad/W.Fong]

 

Explosão de raios gama

 

Astrônomos detectaram o que pode ser a explosão mais poderosa já observada pelo homem no Universo - até mesmo seu brilho posterior é mais brilhante do que a maioria dos objetos no céu.

 

A explosão de raios gama, chamada GRB221009A, foi detectada em 9 de outubro na constelação de Sagitário, gerando um brilho que se sobrepôs a toda a luz emitida pela galáxia onde reside, que apareceu nos céus como se fosse uma única estrela gigante próxima de nós.

 

Acredita-se que esse tipo de explosão de raios gama (ERG, ou GRB: Gamma Ray Burst) ocorra quando uma estrela muito grande explode em uma supernova, dando origem a um buraco negro. A explosão cria um extraordinário jato de luz, que compõe a própria ERG, e então a supernova produz um brilho mais fraco.

 

Além de ser extremamente forte, esta ERG em particular ainda nos parece mais brilhante porque está a cerca de 2,4 bilhões de anos-luz de distância da Terra, o que a torna uma das explosões de raios gama mais próximas já vistas.

 

"Se nós olharmos para todas as explosões de raios gama que já foram detectadas, esta se destaca," disse Jillian Rastinejad, da Universidade Northwestern, nos EUA. "Informalmente, a estamos chamando de BOAT [Brightest Of All Time] - a mais brilhante de todos os tempos." A astrônoma e seus colegas calcularam que uma ERG tão brilhante deve ocorrer apenas uma vez a cada mil anos ou mais.

 

020130221018-GRB221009A.thumb.gif.dc7e78c0f6fbbe7637c43605f05e613d.gif

Imagem no visível mostrando o comportamento da explosão ao longo de 10 horas.
[Imagem: NASA/Swift/B. Cenko]

 

Luz demais

 

Não sabemos exatamente quão forte foi essa explosão, apesar do fato de muitos telescópios ao redor do mundo estarem olhando para ela. E um dos problemas é que, por ser tão brilhante, ela satura os detectores dos telescópios de raios gama, então tudo o que eles conseguem ver são píxeis completamente brancos, sem detalhes. "Se você tivesse olhos [capazes] de [enxergar] raios gama, ficaria cego," disse Andrew Levan, da Universidade Radboud, nos Países Baixos.

 

As estimativas atuais colocam a energia da ERG entre 1054 e 1055 ergs. Para comparação, espera-se que a energia total liberada pelo Sol ao longo de toda a sua vida seja de cerca de 1051 ergs - erg é uma unidade de energia equivalente a 10-7 joules, ou 100 nanoJoules.

 

A GRB221009A é tão poderosa que está afetando a Terra, mesmo a bilhões de anos-luz de distância. Transmissores de rádio navais registraram uma estranha perturbação na atmosfera superior, que parece ter sido causada pela luz da ERG batendo nela. Detectores que procuram fótons de alta energia também viram partículas extraordinárias, com energias muito mais altas do que qualquer coisa produzida no Grande Colisor de Hádrons (LHC).

 

Aprender mais sobre esse fenômeno descomunal, sobre a própria supernova e sua galáxia natal, exigirá agora esperar até que o jato brilhante desapareça, o que pode levar meses. Quando isso ocorrer, devemos ter uma ideia melhor de por que essa ERG foi tão extraordinariamente brilhante.

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=explosao-mais-poderosa-ja-vista-universo&id=020130221018#.Y06n4XbMKM8

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...