Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Painel Honda CB 1000 Não marca combustivel leitura em loop

Avalie este tópico:


James Walker

Posts em destaque

Bom dia amigos!

 

Um amigo trouxe uma coisa inusitada para tentar reparar para ele. Um painel da moto CB 1000 que está apresentando falhas para ler o combustível. Meu foco aqui é conserto em placas de computadores, mas em nenhum lugar da cidade onde moro tem um profissional sequer para tentar o reparo e ele alega confiar somente em mim.

 

Então peço a ajuda dos colegas para analisar e tentar o reparo da forma ortodoxa. Tenho todos os equipamentos avançados de um laboratório de eletrônica e posso estar fazendo qualquer tipo de aferição requerida. Se alguém souber de um esquema elétrico para poder estar estudando seria de grande ajuda.

 

Agradeço desde já a boa vontade dos colegas em me ajudar e aguardo por uma resposta :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker 
Como foi que chegaram a conclusão de que o problema está no painel?
Já foi utilizado um outro para testes?

A pergunta se deve ao fato de que normalmente problemas de detecção de combustível estão relacionados ao mecanismo/sensor, que coleta os dados no tanque, e em outra boa parte dos casos a fiação é que está comprometida, até onde sei os problemas nos painéis são menos frequentes, e muitas vezes mecânicos experientes erram no diagnóstico, tenho um grande amigo que é proprietário de uma auto elétrica, e ele sempre me conta os casos de coisas que mandaram pra ele arrumar e ele acabou só perdendo tempo e se incomodando.
Se não foi feito o teste ainda, eu recomendo. 
 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo Muito obrigado pela resposta. Então, o mecânico disse que está chegando sinal no fio do sensor da bomba. Não temos outro painel para testar. O mecânico apenas disse para mandar para um profissional de eletrônica para analisar. Conheço o mecânico. É um profissional, ao meu ver, experiente e competente. Mas um bom profissional pode se enganar também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker Não sou especialista em motos, nem em elétrica de veículos, o que sei dessa área é o pouco que aprendi com este amigo, e que ele me contou.
Tenho entretanto experiência pessoal com o mecanismo de leitura de combustível do golf 1997, que é feita com um potenciômetro conectado a uma boia, conforme o nível de combustível aumenta ou diminui no tanque o potenciômetro tem sua haste girada e entrega uma resistência diferente no pino central, devido as ligações feitas no veiculo normalmente encontrarás na saída uma tensão que varia para mais ou para menos de acordo com o nível do tanque.

Sabendo disto, e se for este o sistema utilizado na moto, não basta apenas averiguar se há uma tensão no fio, seria necessário averiguar se ela muda ao encher e esvaziar o tanque.
Se isto estiver funcionando como deveria, há que se verificar se esta variação é encontrada no conector do painel, mal contato é frequente em veículos em função da vibração.
Tendo verificado isto e se é que é este o mecanismo utilizado, provavelmente vais ter alguma entrada analógica em algum C.I que lendo esta tensão vai entregar numa tela se for um circuito digital, ou mostrador de leds ou lâmpadas se for analógico, uma conversão da tensão encontrada no pino central do potenciômetro, para percentagem de combustível no tanque.

Se o sistema for diferente infelizmente nada saberei sobre ele, e ficarei imagino, impossibilitado de ajudar.

Quem sabe o @zazulak tenha alguma experiência com isso. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...