Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung Rv420 - Ba41-01884a - desligando sozinho

Avalie este tópico:


ljainfor

Posts em destaque

Pessoal,

Esse notebook chegou sem ligar, como esse modelo de placa tem um problema recorrente no mosfet de alta e baixa quando os removi estavam sim com defeito.

Realizei a substituição a placa voltou a ligar, mas desligou em cerca de três minutos.

Troquei de processador ficou por mais de hora ligado, nesse caso eu desliguei.

Troquei de HD e mesmo assim voltou a desligar.

Estou alimentando o notebook com a fonte assimétrica e apresenta um consumo de 0,030amp.

Se ligar a fonte  já conectada ao notebook, ele não liga.

Ligo a fonte e coloco no notebook, aperto o power do note ele liga.

Peço a ajuda dos colegas nesse problema.

 

Editado: por ljainfor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/10/2022 às 21:20, Jhones disse:

@ljainfor amigo, alguma bobina apresenta fuga de tensão em standby?

@Jhones  vou te passar uma imagem de uma  boardviewer  que não é exatamente da placa em análise, mas segundo alguns colegas tem ajudado muito a resolver  os problemas destas placas.

 

image.png.88fcd5bce2766cf7b8504c6db26ec9f2.png

 

Na minha placa não tem o EC5.

O L7 é o indutor que está bipando dos dois lados com o GND.

A função do L7 está logo abaixo.

 

image.png.0313b3f266dd3b841130ddeafb1361e7.png

 

O capacitor EC4 também está bipando dos dois lados  com o GND.

 

image.png.eae73520efe4da54054ba6d2256769a9.png

 

Desculpa a demora.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/10/2022 às 17:28, Jhones disse:

@ljainfor amigo, escala de bip para esse tipo de medição costuma enganar porque essa linha em sua normalidade apresenta baixa resistência. Coloca em escala de resistência e informe o valor ôhmico dessa bobina L7 em relação ao terra.

 

@Wallace Servato Bertolaccini a resistência da bobina L7 é de 20 ohm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Samsung Rv420 - Ba41-01884a - desligando sozinho

@ljainfor placas samsung geralmente não tem seriegrafia na placa, baixe o boardview dela e passe a referência dos mosfets que você trocou. Utilize o programa boardviewer. Você possui fonte assimétrica? Qual o consumo da placa ao plugar o carregador?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Wallace Servato Bertolaccini disse:

@ljainfor placas samsung geralmente não tem seriegrafia na placa, baixe o boardview dela e passe a referência dos mosfets que você trocou. Utilize o programa boardviewer. Você possui fonte assimétrica? Qual o consumo da placa ao plugar o carregador?

@Wallace Servato Bertolaccini Essa modelo de placa não tem esquema ou boardview específico, os colegas usam da placa RV411 (esse eu tenho).

Os mosfets que substitui foram AON6414A e o AON6786A.

Na fonte assimétrica  o consumo de 0,050 amp.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor Acredito que ha 2 problemas distintos. Um por não ligar com a fonte ja conectada e outro dessa queima do A6414. Como o mosfet voltou  a queimar, e como não mencionou, aqueles dois capacitores seria interessante troca-los, se não possui um osciloscópio pra enxergar esse sinal. O correto seria trocar o arranjo inteiro ali, os pF e os de nF. Quando esgotados, os maiores ali, não apresentam estufamento nem mudam a aparência. Estão lindos mas podem estar ruins. Aqueles 3 capacitores mais em baixo na foto, acho que são de 330uF, tbm trocaria. Boa sorte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/11/2022 às 13:48, Rods disse:

@ljainfor Acredito que ha 2 problemas distintos. Um por não ligar com a fonte ja conectada e outro dessa queima do A6414. Como o mosfet voltou  a queimar, e como não mencionou, aqueles dois capacitores seria interessante troca-los, se não possui um osciloscópio pra enxergar esse sinal. O correto seria trocar o arranjo inteiro ali, os pF e os de nF. Quando esgotados, os maiores ali, não apresentam estufamento nem mudam a aparência. Estão lindos mas podem estar ruins. Aqueles 3 capacitores mais em baixo na foto, acho que são de 330uF, tbm trocaria. Boa sorte.

@Rods , troquei os capacitores de  tântalo como vc sugeriu, os outros não o fiz. Mesmo assim continuou o problema como não tenho o osciloscópio para fazer outras verificações decide entregar o   notebook sem o devido reparo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/11/2022 às 12:41, FLAVIOTECH disse:

@ljainfor consumo errado em stand-by. Os mosfet 6414A dessas placa mãe são ruim. Verifique os que você encontrar na placa não importa o setor ok. 

 

- Tensões de transferência são as que vão aparecer depois do start os 3VS e 5VS da placa mãe amigo.

@FLAVIOTECH realizei a verificação dos outros mosfets com o multímetro não verifiquei problema. 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...