Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung NP300E4A - MB BA41-01666A - Curto sem nada esquentar

Avalie este tópico:


Oseiasgs22

Posts em destaque

Boa noite, amigos. Essa placa da descrição chegou em minha bancada com curto no TPS51125, ele esquentava a ponto de fritar, fiz a troca e num primeiro momento parecia ter resolvido, o LED azul passou a acender, só que o mosfet Z300 começou a esquentar e fumaçar, ou seja, também entrou em curto. Acredito eu que algum terminal do TPS não foi soldado corretamente e ocasionou curto nele. Então eu removi esse mosfet e troquei novamente o TPS, dessa vez soldando corretamente, fiz a medição no conector da bateria e os 3,3v apareceram. Acontece que quando eu injeto tensão diretamente com a assimétrica no PAD do Source desse mosfet, apresenta curto. Mas nada esquenta. Algum amigo já passou por esse problema com essa placa e conseguiu resolver? Alguém tem esquema ou boardview dela (de preferência) pra fornecer? Outra dúvida, se acaso eu conseguir encontrar o curto e consertar essa placa, existe a possibilidade de fazer um jumper no lugar desse Z300, ou é obrigatório colocar ele? Pergunto porque pelo que vi, ele não possui equivalente, nem possuo ele nas minhas placas doadoras, nem tão pouco encontrei o modelo exato no AliExpress.

 

O PAD indicado com a seta verde na foto, é onde injeto tensão com a assimétrica e apresenta curto, creio não a ver curto na linha de 19v, pois quando alimento a placa com o carregador ou assimétrica, os 19v chega no PAD correspondente ao Dreno desse mosfet.

 

 

20221025_214129.jpg

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Oseiasgs22 alterou o título para Samsung NP300E4A - MB BA41-01666A - Curto sem nada esquentar

@FLAVIOTECH Bom dia, amigo. Eu tenho apenas 4 placas doadoras Samsung, nenhuma tem esse componente, também não encontrei nenhum componente nessas placas, e nem nas placas doadoras que possuo esquema elétrico, que tenham encapsulamento semelhante. Vou mandar o diagrama desse mosfet pra você dar uma olhada.

 

 

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global
9 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

nenhuma tem esse componente

não baixei o esquema e nem vi o boardview mas esse é um mosfet duplo, segundo sua imagem postada por você na #5, é facilmente encontrado em sucatas, só precisa encontrar a descrição e procurar outro compatível nas sucatas.     E o source dele deve estar dando continuidade pq é assim mesmo, por ele ser duplo.    

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@curtolo Boa noite, amigo! Muito obrigado por responder. Amanhã (hoje no caso) vou ver primeiro se encontro o componente em fuga ou curto, depois que resolver isso, vou procurar esse mosfet. Sei que ele é um mosfet duplo, só que ainda não encontrei nenhum do tamanho e formato dele, ele é extremamente pequeno, olhando de cima, parece um CI PWM primário, só que ainda menor, por isso questionei se seria possível ficar sem ele e jumpear, se acaso eu não encontrasse um substituto.

 

 

20221027_012228.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@curtolo Bom dia, amigo. De fato o Source é ligado ao terra, por isso sobe consumo quando injeto corrente nele (não havia me atentado a esse detalhe), todavia tem componente em fuga ou em curto na linha de 3.3v. Assim que eu remover a L511 e isolar o componente defeituoso, volto com resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FLAVIOTECH  @curtolo @py2eb Boa tarde, amigos. Tá um pouco complicado encontrar o culpado por esse problema. Eu levantei a L511 e removi pra testar fora os dois capacitores que apresentavam medição irregular, testei fora e os dois estão bons, então mapeei todos os capacitores e linha de mosfet ligados ao TPS51125 e não encontrei curto ou fuga em nenhum deles. Acontece que quando dei estart na placa, subiu consumo de 0,45A na assimétrica e o TPS esquentou novamente. Eu coloquei já dois TPS novos. Não sei onde mais posso procurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 amigo, faça uma checagem dos mosfet desde os de entrada até chegar no TPS51125 analisando os Gate deles se estão a obedecer a regra do Canal ok. Checa a resistência também! Nossa ajuda sem está com a placa mãe em mãos é nas vezes restrita demais. 🤔

 

Canal N: Gate maior que Source

Canal P: Gate menor que Source

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

O defeito não está na linha B+

 

@Oseiasgs22 ok amigo. Nessa linha se você tiver 1 mosfet com o Gate trabalhando de forma errada vai dar alteração na frente ou no circuito. A checagem de tensão de trabalho dos Gate é fundamental conferir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...