Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Asus K45A - QCL40 - LA-8221p - Rev 1.0 - Baixa resistência na PL701 +1.05VS

Avalie este tópico:


nilsaooo

Posts em destaque

Bom dia amigos,

 

Estou com esse note na bancada, inicialmente quando abri ele, percebi que tinha um capacitor da linha do VCC CORE carbonizado, porém como ele estava muito danificado ele não estava mais conectado a trilha, tanto é que o note ligava, apesar da fonte fazer um barulho como se fosse de fritando. Pois bem, removi o capacitor, troquei por outro da mesma linha e quando liguei a máquina, ele esfumaçou tb. Fiz as medições nas bobinas e a única coisa que percebi diferente, foi a PL701 com uma resistência de 053. Levantei a bobina e vi que o problema está para frente da PL701, ou seja, depois que nasce o sinal de +1.05V. Também percebi que no resistor PR101 (tirei ele tb pra saber se o problema estava para trás ou pra frente), e nos pinos 3 e 4, estou com uma resistência de 073 (na linha do B+). Alguém poderia me dar uma luz?

 

Obrigado.

2022-11-01_080805.jpg

2022-11-01_081147.jpg

Editado: por nilsaooo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • nilsaooo alterou o título para Asus K45A - QCL40 - LA-8221p - Rev 1.0 - Baixa resistência na PL701 +1.05VS e no B+

@nilsaooo O que era o problema da linha B+? Se você levantar a PL e energizar a placa tem algum consumo? Essa resistência de 53ohms nessa linha acredito ser normal pois é alimentação da PCH. Qual é o capacitor que carbonizou?

 

Veja também veja a resistência em relação ao terra do pino 8 do PU701 com a PL levantada.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Wallace Servato Bertolaccini disse:

@nilsaooo O que era o problema da linha B+? Se você levantar a PL e energizar a placa tem algum consumo? Essa resistência de 53ohms nessa linha acredito ser normal pois é alimentação da PCH. Qual é o capacitor que carbonizou?

 

Veja também veja a resistência em relação ao terra do pino 8 do PU701 com a PL levantada.

 

@Wallace Servato Bertolacciniera um capacitor linha do CPU_B+, mesmo circuito de onde torrou o outro capacitor. O capacitor que carbonizou foi o PC203. O pino 8 da PU701 está em 537ohms. Será então que esse 030ohms da linha de +1.05V é normal nessa placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • nilsaooo alterou o título para Asus K45A - QCL40 - LA-8221p - Rev 1.0 - Baixa resistência na PL701 +1.05VS e sem VCC_CORE

 

@Wallace Servato Bertolaccini Continuando a minha saga aqui, a placa estava ligando com o cooler girando direto, percebi que o VCC_CORE, GFX_CORE e + 1.05VS estavam sem tensão, apesar das bobinas não estarem em curto. Dei uma descansada e mais tarde quando voltei a pegar na placa, ela passou a não ligar mais. Fazendo uma análise no VCC_CORE, vi que no PQ 201 e PQ 203 (mosfest de alta) estão dando continuidade no GATE (HG2) com o SOURCE (SW2), isso faz sentido? A meu ver, não. Retirei eles dois e também o PQ 202 e PQ 204 (mosfets de baixa) mas mesmo assim eles continuam dando continuidade. Será que pode ser o CI do VCC_CORE o problema?

 

Obrigado!

 

image.thumb.png.221246c95e5a9a06c5c52964eac04dde.png

Editado: por nilsaooo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • nilsaooo alterou o título para Asus K45A - QCL40 - LA-8221p - Rev 1.0 - Baixa resistência na PL701 +1.05VS

@nilsaooo , tenho uma placa aqui igual e funcionando normal, fui medir esse pl e em relação ao GND ela deu 21,4 Ohms. Então pela sua medição esse sua está um pouco acima, creio que não seria fora do normal. Alguém aqui com mais experiência pode dar uma opinião sobre?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Rogerio Nascimento disse:

@nilsaooo , tenho uma placa aqui igual e funcionando normal, fui medir esse pl e em relação ao GND ela deu 21,4 Ohms. Então pela sua medição esse sua está um pouco acima, creio que não seria fora do normal. Alguém aqui com mais experiência pode dar uma opinião sobre?

@Rogerio NascimentoCara, muito obrigado por ter tido esse trabalho de ir lá medir, estou há algum tempo me perguntando se essa bobina estava correta ou não. Estou aguardando os mosfets e alta e de baixa chegarem para testar a linha do VCORE que estava em curto. Muito obrigado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...