Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida VU Meter com LM3915

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia a todos. Sou iniciante em eletronica e tentei fazer a montagem deste projeto numa placa perfurada. Acontece que só o 9 led acende normal e o primeiro bem fraquinho. Será que esse esquema eletrico esta certo? Pq segui todas as ligações com todo o cuidado do mundo. Exceto que tirei os resitores de 120R pois estou usando leds de alto brilho. Alguem pode me ajudar?

VU 20 leds.jpg

Editado: por ma.azuosr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirou os resistores e ligou direto os leds ?

Os resistores são para limitar a corrente nos led (lei de ohm V=RxI)

Para acender o led o pino de saida vai para 0V . O anodo do led esta em VCC (12v) , portanto a corrente no led sera 12-1,6/120=8,5ma.

Se voce ligou direto o catodo do led no CI provavelmente queimou os leds e o CI. Teste os leds , remonte o circuito com os resistores para testar o CI

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi João. Bom dia. Antes de mais nada, obrigado pela resposta e pela ajuda. Quando eu montei o circuito na protoboard,, montei com os resistores. Funcionou ate o 10 led. O potenciometro dava uma desregulada, mas ate o decimo led funcionava como deveria com entrada de audio. Achei que poderia ser algum mal contato nas conexoes e como tudo parecia estar em ordem soldei numa placa perfurada. Sobre estar acendendo apenas aqueles dois leds que citei no começo, após uma minuciosa conferencia percebi que faltava a ligação entre dois pontos da placa que alimetavam o pino 3 de um CI e o pino 9 do outro 3915. Apos a correção todas as 1as 10 lampadas acenderam, porem direto, e a partir das lampadas do 2 ci nem sinal. Bem estranho. Sobre a corrente nos leds, vc nao considerou a resistencia interna do CI, que apos calculos na formula fornecida no datasheet do componente ( sou matematico 🙂 ), fica em torno de 10mA, o que nao danifiicaria os leds e nem o CI. Tanto que agora todos os 10 primeiros acendem de uma vez, sem queimar, mesmo sem fonte de audio. Tenho certeza de que segui exatamente o esquema. Mas nao funciona. Troquei o potenciometrro por uma resistencia de 44k (2 em serie verm. verm. laranja 22k) e mesmo assim as 10 primeiras acendem direto. Onde sera que estou errando? Sera que o 2 CI, esta com defeito? Ja testei a tensão nos pinos e estao corretas... É um circuito super simples, mas nao consigo fazer funcionar. A proposito... ele esta ligado em uma fonte de 12V com capacidade de 500mA.  Outra coisa, no datasheeet ha uma aplicação tipica sugerida que tbm nao usa resitores nos leds, o que nao me parece ser um problema para o CI. 

Editado: por ma.azuosr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...