Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Reparação do CI U19 é fazer Jumpers em Capacitores?

Avalie este tópico:


Felipe Felipão

Posts em destaque

Olá.  Depois de muita peleja,  descobri que o defeito na placa do Notebook Posivo Sim+ é o CI U19.

Mas o mais absurdo é o processo de reparação: Fazer Jumper em Capacitores Cerâmicos 😱 Nos meus 4 anos de estudo de eletrônica,  eu nunca vi uma coisas destas!

Gostaria que os mestres do Fórum me explicassem qual o fundamento desta Técnica. 

Grato

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Felipe Felipão alterou o título para Reparação do CI U19 é fazer Jumpers em Capacitores?

@Felipe Felipão O jumper as vezes faz parte dos reparos eletronicos. Claro que não é o certo. Esse componente é critico. Por experiência própria minha e de alguns tecnicos, essa solução funciona amigo, assim como mencionei no seu tópico com essa duvida. Se quer saber se é o certo, Não. Certo é trocar. Se quer saber se funciona. Sim. Esse componente recebe os 3,3Valws e os 5V alws primarios. Espera um sinal de habilitação da sequencia de start e libera essa tensão para a sequencia continuar. Pfv me corrijam aqui se estiver errado. Aí elas passam a ser tensões secundarias, geralmente levam o nome de +3,3Vs 5 Vs.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não faço nos capacitores pois fica feio, com ajuda de um microscopio sempre faço das extremidades do ci fica visualmente muito mais bonito.

esse tipo de jumper não vai causar nenhum dano ao equipamento 

já que ele só vai transformar as tensões standbye em tensões alwins 

isso tudo quando se trata do u19

 

já quando é o u18 que é o mesmo componente do u19

eu retiro de alguma sucata um bom e coloco no lugar 

porque o u18 controla tensões do cooler e dai o cooler ao conectar o carregador já liga

coloco esferas de 2mm e funciona tudo normal.

 

[Editado pela Moderação. Link Externo.]       

@Felipe Felipão

 

 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Felipão , seu tópico foi movido para a área correta » Treinamento Notebooks

 

Como criar seu tópico na área correta?    

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Felipão acho que em termos técnicos já foi passada as informações amigo 

Esse ci recebe em um dos lados das extremidad as tensões alwiins e daí em alguma esfera do centro recebe habilitação após os start e daí libera para o outro lado as tensões transferiveis 

Os capacitores nada mais são que dois deles tem essas tensões alwiins e você faz o jumper para que os outros dois r cebam essas tensões diretamente 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global
2 minutos atrás, Rods disse:

mas o WJ disse que fez ali nas esfera do ci, por isso fiquei curioso.

Sim, vc abriu o tópico para ver?    O que ele quis dizer é que após a retirada do U19, é feito o jumper nos pads da placa.    O serviço fica bem melhor e quase imperceptível ver a adaptação.

 

ju19.jpg

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse procedimento (jumper) faz parte da eletrônica, embora seja visto por muito como "gambiarra" o jumper faz parte e é utilizado em vários equipamentos com resistores sem valor ôhmico. Como já foi dito antes, esses componentes são difíceis de serem encontrados para repor, e para não deixar a placa sem reparo, é utilizado os jumpers. Sobre a extática, fica um coisa bem estranha mesmo, e essa de fazer o jumpers nos pads do CI ao invés de fazer nos capacitores, é uma boa para estética da placa.

 

Mas o recomendado é sempre trocar o CI. ;D

 

Em 10/11/2022 às 10:05, Felipe Felipão disse:

Mas o mais absurdo é o processo de reparação: Fazer Jumper em Capacitores Cerâmicos 

Tem um tempo certo na sequencia de start que o Ci U19 liberar a passagem das tensões 3 e 5V do S5 (standby) para o estado S3. O erro que eu vejo nesses jumpers, é somente essa condição que não existirá com os jumpers, pois com esses jumpers nos capacitores, as linhas das tensões 3 e 5V, já vai está presente nos circuitos do S3 antes mesmo da placa ligar, e com esses jumpers, em caso de sobre carga na fonte 3 e 5V, pode levar sobre carga para outros circuitos já que a placa está sem o Ci que sempre entra em curto.

 

 

Até imagino que esse Ci possa servir como proteção também...Veja que ele sempre entrar em curto e nada pra frente depois dele quase sempre fica intacto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global
Em 10/11/2022 às 10:05, Felipe Felipão disse:

Nos meus 4 anos de estudo de eletrônica

 

3 horas atrás, Felipe Felipão disse:

Como vou saber a pinagem certa do U19 ?

4 anos de eletrônica e vc não sabe como identificar o pino 1 dos componentes?   

 

De qualquer maneira, acredito que as dúvidas para a abertura desse tópico foram esclarecidas, não?

Se quer ajuda na resolução do problema da placa, abra um novo tópico na área principal, siga as regras para a formatação do título e aguarde ajuda.    Tenho certeza que os colegas lhe atenderão prontamente.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...