Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Mixer Behringer X2222 USB Xenyx com fonte danificada, mexida no circuito snuber


Posts em destaque

Cliente retirou de outra oficina e trouxe para mim. Inclusive eu já havia fornecido os componentes para ele consertar com outra pessoa, mas sem sucesso.

Fonte SMPSU22 bastante mexida, sem esquema fiz uma ampla análise e encontrei optoacoplador 4n35, TL431 com defeito. TOP244yn em curto.

No circuito de Clamp primário do chopper faltando d3 FR107, D2 TVS P6KE200a unidirecional conduzindo para os dois lados no teste com multimetro comum.

Não tenho nenhum desses transiente voltage surge em estoque, me baseei no circuito clamp de outras fontes e montei igual, um circuito Snuber montei com diodo d3 fr107ja (na placa)+resistor100kohm(no lugar do tvs)+capacitor C1 10n (ja presente na placa). 

Troquei o top244 e a fonte funcionou, porém voltou a explodir o top244 ao desligar e ligar novamente na rede.

Logo compreendi que este circuito não foi eficiente. 

Cheguei a desconfiar da qualidade do TOP, perdi mais 2 novos fazendo testes sem sucesso.

Precisava encontrar uma soluçao. Busquei em sucatas o P6ke200 mas só encontrei de baixissima voltagem, 27v, 36...

Consegui numa fonte de tv panasonic um T3D-36 ou ST03D-36 escrita Azul, que é o componente TVS+diodo fast recovey integrados, cátodo com cátodo interligados. É um ótimo supressor chamado de Trankiller fornecido pela Shindengen semicondutors. Porém fiquei com uma dúvida referente a sua capacidade acredito fortemente que não seja somente "36" de 36volts a voltagem de breakdown, mas analisando a fonte donde ele foi retirado ter o circuito praticamente igual resolvi arriscar.

Apliquei 100vdc em ambos sentidos e não conduziu.

Montei e bingo! funcionou perfeitamente, desliguei e liguei diversas vezes. Segue funcionando estável sem nenhum tipo de ruído.

Consegui o esquema da fonte após ter efetuado o reparo.

Detalhe: depois percebi que o D3 fr107 estava montado virado na placa talvez este o motivo do circuito snuber  não ter funcionado corretamente. Eliminei do circuito o C1 10n com a utilização do trankiller.

Vou postar duas fotos.

Editado: por Niemeyerd
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...