Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo Ideapad 330-15ikb 81FD  -  NM-B241  -  Não carrega

Avalie este tópico:


AndreyBieging

Posts em destaque

Notebook carrega a bateria intermitentemente, as vezes carrega por dias sem problema, as vezes só carrega se ligar o notebook com o carregador conectado e se tirar e colocar enquanto estiver ligado, não carrega mais.

Como o problema é intermitente, não sei se ele funciona sem a bateria, todas as vezes que ele ligava com o carregador conectado, ele estava com a bateria.

 

Quando ele não carrega, os 20V não passam nem pelo PQ311, testei os PQ311 e PQ312 na placa e parecem OK.

 

Mesmo testando e estando chaveando corretamente, troquei o PQ314.

 

PU301 tem os 20V na VCC, porém tem 0V na ACDET ( 36Ω com o carregador conectado e 144KΩ sem o carregador.

 

Poderia ser o charger (PU301) com defeito, ou tem algo que possa verificar antes ?

Editado: por AndreyBieging
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AndreyBieging Sem ACDET nada feito amigo. Normalmente esse sinal chega pela linha de alta, passa por um divisor resistivo e vai diretamente até o charge que informa ao SIO, se o charge não confirma que o carregador foi detectado, nada feito. Considere testar um outro carregador.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, ribeirodanilo93 disse:

@AndreyBieging Sem ACDET nada feito amigo. Normalmente esse sinal chega pela linha de alta, passa por um divisor resistivo e vai diretamente até o charge que informa ao SIO, se o charge não confirma que o carregador foi detectado, nada feito. Considere testar um outro carregador.

 

Tava mal de vista ontem e medi no pino errado, rsrs.
ACDET está com 2.87V, ACOK que estava com 0V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/11/2022 às 09:07, AndreyBieging disse:

 

Tava mal de vista ontem e medi no pino errado, rsrs.
ACDET está com 2.87V, ACOK que estava com 0V.

@AndreyBieging ACDET com 2.8V ao meu ver está baixo ok. Veja os resistores dessa linha tensão de um lado e outro. Foque também as tensões no EC ( I/O ) SIO 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/11/2022 às 12:34, FLAVIOTECH disse:

@AndreyBieging ACDET com 2.8V ao meu ver está baixo ok. Veja os resistores dessa linha tensão de um lado e outro. Foque também as tensões no EC ( I/O ) SIO 

De acordo com o datasheet, ACDET tem que estar acima de 2,4V. Resistores PR313 e PR315 estão bons, PR303 tem 20V (VIN) de um lado e os 2,8V (ACDET) do outro.

Quais tensões teria que ter no SIO? não peguei bem os sinais ainda, rsrs

 

15 horas atrás, master7 disse:

@AndreyBieging pelo que vc relatou, eu trocaria os dois mosfet de carga da bateria (PQ316, PQ317).

Troquei os dois mosfets e não mudou nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue as medições do charger:

 

315514885_PU301VOLTAGENS.thumb.png.2e1265eb15cd1989602c26b209e28e27.png

 

Com isso estranhei os pinos 23 (LODRV) e 26 (HIDRV), e vi que quando conecto o carregador, o Source e o Gate entrem em curto entre si, no PQ316 e PQ317. Isso não acontece se só ligar a bateria.

 

EDIT: Removi os PQ316 e PQ317 e mesmo assim o curto entre os pinos do Source e Gate continuam al conectar o carregador.

Editado: por AndreyBieging
  • Perplexo 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, hugo_baldez disse:

amigo abre o jump pj301 e verifica se vai chavear os mosfet.

Já tinha feito isso e estavam chaveando, fiz agora novamente depois de trocar os mosfets de entrada e sem o jumper eles chaveiam.

 

Em 18/11/2022 às 15:44, AndreyBieging disse:

Retirando o jumper PJ301, os mosfet de entrada, PQ311 e PQ312, chaveiam e os 20V chegam até N2 / até o jumper.

 

OBS: tinha esquecido de falar, mas recoloquei os PQ316 e PQ317 originais depois de ter trocado eles e não ter mudado nada, como dito no #8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o charger novamente (demorei pois não estava achando onde deixei, rsrs), e continua igual, então ou é defeito do lote, ou é outra coisa.

 

Falaram sobre sinais do SIO, quais sinais precisariam estar chegando ou saindo do SIO ?

 

Pode ser que algum componente da linha V20B+ funcione na voltagem da bateria mas não do carregador? Nesse caso, poderia jogar quanto volts nessa linha para ver se acho algum curto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WJinformatica2016 Isso mesmo, quando ele não carrega a bateria, é porque os 20V nem passam dos mosfets de entrada, unica vez que consegui pegar ele carregando, estava passando os 20V e tinha uns 8V na bobina do charger (PL302).

 

Na primeira vez que a cliente trouxe esse notebook, ele geralmente carregava quando conectava o carregador com ele desligado, e continuava carregando com ele ligado, mas se removesse o carregador e conectasse com note ligado, ele não carregava.

 

Nos últimos dias ele não carregou nenhuma vez, nem com a placa desligada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/11/2022 às 12:18, AndreyBieging disse:

Troquei o charger novamente (demorei pois não estava achando onde deixei, rsrs), e continua igual, então ou é defeito do lote, ou é outra coisa.

 

Falaram sobre sinais do SIO, quais sinais precisariam estar chegando ou saindo do SIO ?

 

Pode ser que algum componente da linha V20B+ funcione na voltagem da bateria mas não do carregador? Nesse caso, poderia jogar quanto volts nessa linha para ver se acho algum curto ?

 Sobre essas duvidas, alguém pode dar uma ajuda ?

 

E sobre a terceira dúvida, quantos Volts seria bom jogar inicialmente ? Imagino ter que ser entre 8V e 20V já que ele funciona com a bateria e não com o carregador.

Editado: por AndreyBieging
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/12/2022 às 10:23, AndreyBieging disse:

E sobre a terceira dúvida, quantos Volts seria bom jogar inicialmente ? Imagino ter que ser entre 8V e 20V já que ele funciona com a bateria e não com o carregador.

 

@AndreyBieging na linha do B+ não tem problema com essas tensões, desde que tenha certeza não haver curto na linha ok. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, FLAVIOTECH disse:

 

@AndreyBieging na linha do B+ não tem problema com essas tensões, desde que tenha certeza não haver curto na linha ok. 

Não poderia haver, já que a placa funciona com a voltagem da bateria (7V-8V). Mas meu medo é se o curto aparecer somente com voltagens acima dessas da bateria, é possível ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

@AndreyBieging Amigo estou com um aqui com mesmo problema, está sem v20B+, ele fica oscilando por volta de 2v. Está igual ao seu, só carrega quando quer, tenho que deixar ele na fonte e esquecer lá. geralmente ele fica piscando a luz branca como se quisesse carregar. Ele fica tbm fica fazendo um barulho bem baixo como uns estalos em algum componente. Sou leigo em eletrônica fiz a loucura de pegar os 20v da fonte e injetar no PR301 isso sem bateira, ele ligou e começou a gerar o V20B+, então fui com a mão procurando algum componente aquecendo, mais sem sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Checou o comutador?

estou com um problema similar, notebook só liga na bateria, os 20v não estão sendo chaveado pelo Mosfet de entrada. 
troquei charge por um bom e testado mãe no acdrive fica sem tensão pra chavear o PQ de entrada. E agora percebi que mesmo desligado o notebook consome a bateria, chegou a zerar ela e até então não consegui carregá-la novamente nem na assimétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...