Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido [Resolvido] Duvida sobre um componente de placa de video

Avalie este tópico:


Augusto7744

Posts em destaque

Olá.
Eu agradeço por voce estar lendo meu topico e espero que esteja bem.

Eu estou com uma placa de video que deu defeito causado por um cabo do cooler que enconstou na area do vcore. Esse cabo ficou por mais de 15 segundos antes da placa dar erro na tela e parar de funcionar. Possivelmente esse cabo enconstou em uma linha do vcore e nao diretamente com o processador de video porque teria queimado instantaneamente esse processador.
Eu fiz mediçao em alguns capacitores e teve um que inicialmente deu negativo e depois em poucos milisegundos fez o mesmo comportamento de teste que ocorreu com outros capacitores ou seja subiu a escala de resistencia

Minha pergunta é simples ... na foto o componente marcado entre as linhas vermelhas é um capacitor ou uma resistencia ou ainda um gerador de clock ?
Se for gerador de clock é possivel encontrar na sta ifigenia apesar de ser um componente para placa de video ?
Esse componente nao deu valor de resistencia ou continuidade no teste do multimetro.

Eu somente esperava entender se é normal esse componente marcado com linha vermelha nao dando qualquer valor.
Eu ainda tenho esperança que tem chance dessa placa ser consertada. Assim estou fazendo mediçao caso for somente os capacitores em curto eu mesmo farei a troca. Entretanto tem uns capacitores SMD muito pequenos dificil para mim tentar tirar usando soldador ou seja vou tentar somente trocar os eletroliticos.

A placa é "low end" geforce gt 640 da epoca de 2013. Hoje é dificil encontrar uma placa similar com preço "correto" ou seja preço nao afetado por causa desses politicos que ficam testando essas teorias politicas na sociedade que mais causam problemas do que soluçoes.

Eu agradeço sua resposta e tenha uma boa semana.


 

1.jpg

Editado: por Augusto7744
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ai são Cristais Osciladores de Quartzo, não vai conseguir testá-los com multímetro, terá que montar circuito para testá-los ou usar o osciloscópio.

Os valores são impressos na parte de cima deles... em KHz ou MHz. Como no exemplo abaixo que é de 4MHz (4 Mega Hertz).

 

4mhz-510x510.jpg.3b611eabac3ce1be9bf3c0e8c98c428a.jpg


E politica não tem nada haver com seu problema (se bem que, até uns tempos atrás, muitos produtos de informática estavam isentos de impostos de importação), mas sim demanda e oferta! Isso que aumenta ou diminui os preços (mas deixa política pra lá que senão vai dar discussão, e não vai te ajudar em nada!!!).

 

Aproveitando pra te fazer a pergunta básica: Você é técnico ou está apenas economizando na mão de obra (seja sincero)?

Não me leve a mal (e eu espero que não me leve!), mas se você NÃO for técnico, leve o produto para uma assistência ou técnico com competência para realizar o conserto. Pois "mexer" sem saber o que está fazendo e/ou tentar economizar na mão de obra especializada, apenas irá piorar a situação do produto e aumentar o valor do reparo. Além do mais, risco de choque elétrico, eletrocussão (morte por descarga elétrica),por exemplo.

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Augusto7744 boa noite meu amigo..no seu caso terá que testar justamente as tensões v core..esse cristal e sem chance dele te dar problemas nessa placa...baixa o esquema elétrico da placa e checa qual tensão que está avariada .. terá sucesso dessa forma.. grande abraço amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nelson Alexandre de onde vc tirou isso "você consegue medir a frequência dele com um multímetro que mede frequência", poderia explicar como e com qual modelo de multímetro?

 

Posso estar engando, mas:
Primeiro, por causa da frequência máxima dos multímetros de baixo e médio custo não medem essa frequência (frequência máxima em torno dos 200KHz ou menos).

Segundo, por causa da impedância das pontas de provas, matará a oscilação do cristal, fazendo o circuito parar de funcionar e não será possível medir a frequencia.

 

 

 

Flw...
 

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sinto muito grato pela atençao e as respostas acima de pessoas profissionais que apesar da atual situaçao comercial em nosso pais sao fortes e fazem boas açoes.
Eu sou novato em eletronica e repito novamente meu agradecimento em responderem a alguem de meu baixo nivel de informaçao.

Eu tentarei responder a todos em sequencia.

@Rods

O topico é sobre duvida de identificaçao de um componente. Muito dificil encontrar foto da placa com boa nitidez. Entretanto foi usado uma foto de mainboard por ter o mesmo tipo de componente.

@nagkiller

Eu agradeço por ter confirmado que eram cristais.

Sim voce está correto ... aqui nao é forum para politica ... entretanto eu somente postei sobre esse detalhe porque a placa é antiga e tive respostas em outros topicos para comprar outra placa.
Uma placa simples desse mesmo nivel é mais de 400,00 ! Alguns anos atraz era abaixo de 250,00.
Eu evito sempre falar sobre politica ... entretanto poucas vezes qualquer pessoa diz alguma quantidade minima de desabafo impulsionado devido a ter conhecido pessoas na area de eletronica que foram extremamente afetados por pessoas que nao estao preocupados em nao bloquear o amanha dos trabalhadores.

Eu nao sou tecnico e nao espero evitar que alguem conserte ...
Muito grato por seu conselho em levar a um tecnico.

Resumidamente ... computador ligado e a placa estava dando sinal de video e um cabo do cooler encostou na area do vcore por aproximadamente 20 segundos ... isso causou cheiro de queimado ... a tela ficou totalmente de uma cor e a placa parou de funcionar.
Eu estou com dificuldade para encontrar uma eletronica que conserte essa placa. Assim para me deixar com esperança decidi fazer um teste nos capacitores usando multimetro.
Um dos capacitores dá sinal de negativo com escala de resistencia.

@Geraldo Guimaraes
@Nelson Alexandre

Grato por sua ajuda.
Eu usei mutimetro hikari .... isso somente ajuda mesmo a saber com exatidao se esta tendo continuidade ... o cabo se solta facilmente e necessita fazer pressao das pontas de testes aonde vai testar afetando o resultado.
Sinceramente vendo algumas mensagens nesse forum e videos de eletronica com equipamento profissional dá muita vontade de aprender a usar !

Multimetros e soldadores de baixo custo causam problemas e confusoes.
Nessa placa tem tambem alguns capacitores SMD muito pequenos que nao irei testar porque nao tirarei corretamente usando soldador.
Eu somente irei trocar os capacitores grandes no Vcore ...
Eu espero que nao tenha danificado os reguladores. Editado: por Augusto7744
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço das placas foi devido aos mineradores de bitcoins, que fizeram a limpa no mercado de placas melhores (oferta e demanda), e a pandemia foram os vilões. Dê uma pesquisada melhor nesses assuntos.

 

Já tentar reparar sem conhecimento técnico, vai ser um pouco complicado, não existe uma dica certeira, ainda mais nesse caso, onde não sabemos exatamente como é que estão as duas placas.

 

Além disso, se você não souber manusear corretamente um ferro de solda para trocar um componente SMD ou até mesmo um PTH só vai piorar a situação da placa ou das placas.

 

Tem ainda que saber diferenciar um componente de outro, saber ler corretamente os valores dos componentes e o que eles estão fazendo naquele circuito, ter bons componentes para serem substituídos, realizar uma boa inspeção visual, etc...

 

Você pode até seguir esses tipos de vídeos abaixo, mas nesse caso, o melhor mesmo é levar para um técnico especializado.

 

 

 

 

Tem esse curso de reparo de placa de vídeo :

 

Ainda tem uns cursos de eletrônica, só procurar.

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Destaque para a dica de inspeção visual
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Muito grato pelas respostas.
Eu parei te tentar por mim mesmo remover os capacitores.
Eu levei em uma eletronica e foi descoberto um ci derretido na area do VRM.
Se eu lembro corretamente sao 3 pinos de um lado e 1 ou 2 pinos do outro lado. É retangular e muito pequeno. Foi desse ci que causou o cheiro de queimado.
Ainda tenho esperança de conserto.
Alguem aqui conhece um tecnico que possa consertar essa placa se possivel com peças novas ?
É dificil conserto de placas de video usando componentes novos ou mesmo direto do fabricante ?

Tenham uma boa semana.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não podemos indicar ninguém, regra do fórum. É só você procurar na sua cidade ou cidade mais próxima.

 

Componentes direto do fabricante você dificilmente (está mais pra nunca) comprará, somente de distribuidores/vendedores.

 

No seu caso, o jeito é encontrar outro componente de placas sucatas que seja de mesmo modelo, ou que tenha o mesmo componente em questão.

 

Ou se ainda existirem componentes novos pra vendas em distribuidores ou vendedores como Mouser, Aliexpress, Ebay, etc.

 

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito grato por ter me lembrado sobre esse detalhe de nao indicar alguem.
Voce esta dizendo que a maioria dos tecnicos nao compra componentes novos ?
Eu penso que seja um mosfet que queimou .. eu queria novo ... eu nao quero ofender qualquer tecnico , mas perguntando para qualquer um sobre peças novas mesmo nao sendo para ofender pode causar mal entendidos e tambem os que usam peças usadas diriam isso com risco perder serviço ?
Eu apenas queria conserto com peça nova.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não disse que técnicos não compram componentes novos. 

 

Leia a mensagem inteira antes de sair se precipitando! Observe que há um conjunto de palavras mágicas "No seu caso, o jeito é encontrar outro componente de placas sucatas que seja de mesmo...".

Mas sim você  como uma simples pessoa física é quem não vai conseguir comprar diretamente da fábrica de componentes ou até mesmo da empresa que fabrica a placa de vídeo (em alguns casos a empresa que produz os equipamentos é quem envia ou vende para a assistência os componentes sobressalentes). Essa foi sua pergunta, certo?

 

Você pode até tentar em sites como dito anteriormente (MercadoLivre,  Lojas de componentes físicas ou Online, Ebay, Aliexpress,  Mouser, Farnell, etc).

 

Sobre a questão de técnico usar ou não, vai de cada um e da garantia que esses vão dar para o cliente, de acordo com o código de defesa do consumidor. Mas ai estamos fugindo do assunto principal que é sua placa de vídeo.

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Augusto7744 alterou o título para [Resolvido] Duvida sobre um componente de placa de video

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...