Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo G400S - LA-9902P - Não liga sem tensões primárias

Avalie este tópico:


MPB

Posts em destaque

Bom dia a todos.

Estou com esse notebook que não está ligando.

Ao analisar, verifiquei que não tenho as tensões primária de 3V e 5V em PL402 e PL404.

 

Testes realizados:

Gravação de BIOS.

Sem curto em nenhuma bobina.

 

Agradeço a todos desde já.

 

Abaixo o link do esquema.

 

 

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Lenovo G400S - LA-9902P - Não liga sem tensões primárias

@MPB Bateria de 3,3V esta ok? Nessa placa é importante esse detalhe. Os 19V estão presentes depois do mosfet de entrada? Essa placa tem 2 BIOS, regravou os dois? Quando pego sem as tensões primarias, e não ha curto em nenhuma das linhas, começo sempre pelo charger. Ali ja podemos ter uma idéia. Seria interessante medir e passar as tensões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods

1 hora atrás, Rods disse:

@MPB Bateria de 3,3V esta ok? Nessa placa é importante esse detalhe. Os 19V estão presentes depois do mosfet de entrada? Essa placa tem 2 BIOS, regravou os dois? Quando pego sem as tensões primarias, e não ha curto em nenhuma das linhas, começo sempre pelo charger. Ali ja podemos ter uma idéia. Seria interessante medir e passar as tensões.

 

Obrigador por responder.

A bateria está ok, com 3,06V com relação a BIOS, creio que tenha apenas uma BIOS e não duas.

Curto eu acredito que não seja por não ter nenhuma bobina em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Consegui fazer as tensões primárias aparecerem, o resistor PR407 estava aberto ele envia o sinal de 3V5V_EN para o PU401 e PU402 removi e fiz um jumper entre os pontos e os 3.3V e 5V apareceram.

Não sei se posso deixar esse jumper no lugar do resistor.

Mesmo assim o notebook não liga, o flat do power button está danificado, então fiz um curto do pino 4 do conector (onde tem 3V)JPWRB1 e mesmo assim não ligou, tentei fazer o curto entre o pino 114 do EC (onde tem 3V) e também nada, regravei novamente a BIOS e nada.

Alguma ideia do que possa ser?

 

*Imagem abaixo onde fiz o jumper PR407

 

753913536_WhatsAppImage2022-11-30at09_05_45.thumb.jpeg.62a5fc1a98b9fe18c24b73a93ab22521.jpeg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, MPB disse:

tentei fazer o curto entre o pino 114 do EC (onde tem 3V) e também nada

amigo, após este sinal o SIO vai liberar o sinal para PCH, veja se o SIO libera reset 3v se não liberar não vai ligar, tudo isso pode estar relacionado com a bios do SIO, caso não seja biso do SIO pode ser o próprio componente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cristi

3 minutos atrás, cristi disse:

amigo, após este sinal o SIO vai liberar o sinal para PCH, veja se o SIO libera reset 3v se não liberar não vai ligar, tudo isso pode estar relacionado com a bios do SIO, caso não seja biso do SIO pode ser o próprio componente

 

Realmente pode ser.

Acho que aqui no fórum não tem o arquivo do EC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods

17 minutos atrás, Rods disse:

@MPB Esse dano no flat atrapalha um pouco o dignóstico não é mesmo, mas ter a tensão ali é um bom sinal. Veja que EC BIOS  esta dentro do SIO pela ausencia do U6, seria um tentativa tbm regrava-lo. Depois que fez as primarias aparecerem, tentou com o arquivo original da BIOS?

imagem.thumb.png.8897dd914ffa71fbc580931758a81415.png

 

 

Sim, como falei com o amigo @cristi não achei o arquivo do EC aqui no fórum

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava lendo esse tópico e me deparei com o mesmo problema, mas não sei se realmente procede, pois de um lado desse resistor citado nesse tópico, tenho os 20V e do outro apresenta curto.

Como a placa não tem serigrafia fica difícil de saber qual é esse resistor.

Só achei estranho o fato de um lado ter 20V e do outro estar em curto.

Está certo isso?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods

23 minutos atrás, Rods disse:

Encontrei o Ec, acredito.  Subi pra vc se quiser tentar amigo. As vezes vale gravar os dois. Boa sorte.

 

 

 

Gravei com seus dois arquivos, tanto o EC como a BIOS e nada.

 

Fiquei na dúvida a respeito do acionamento do power, realmente é apenas o pino 4?

 

g400S.jpg.f2cda62cb39dd1832df4384b3badd7fc.jpg

 

 

@cristi

38 minutos atrás, cristi disse:

@MPB pegeue como referencia algum ci que tenha serigrafia e siga a continuidade pra descobrir no esquema quem é ele

algum ci próximo claro

 

Já tentei fazer isso, mas um lado está aterrado ou curto e do outro é a linha B+ pelo jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods

41 minutos atrás, Rods disse:

Tbm aconselho a voltar os dois arquivos originais, ja que não teve sucesso regravando.

 

Mas acha que é esse o motivo de não ligar?

 

Consegui dar uma acertada no flat do botão power e está sendo possível acionar por ele, tenho 3V e cai a zero ao pressionar, mas continua sem ligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cristi

2 horas atrás, cristi disse:

@MPB pegeue como referencia algum ci que tenha serigrafia e siga a continuidade pra descobrir no esquema quem é ele

algum ci próximo claro

 

Acredito que encontrei.

Deve ser o R646 que vai no dreno do Q110 e o R647 que vai no dreno do Q111, ambos estão com o mesmo comportamento, de um lado tenho os 20V e do outro quase um curto, não é curto, fiz uma aferição melhor com o analógico e vi que apresenta baixa resistência, mas não é curto.

 

544684126_g400S2.thumb.jpg.c4bf6f6d2797037023de1fde2577c402.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...