Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Aspire A515-54-50BT - DA0ZAWMB8G0 REV:G - Não Liga

Avalie este tópico:


dumaster

Posts em destaque

Olá amigos do Eletrônica BR, tudo bem ??

 

Desculpa minha ausência, mas tive meses atrás problemas pessoais e de saúde na família que me afastaram do trabalho com informática , inclusive tenho um IdeaCentre que tem um tópico aqui que até hoje estou com ele sem resolver 😕 mas uma hora volto a trabalhar nele para ver se consigo algum resultado e possa ajudar a comunidade compartilhando esse caso que esta neste tópico aqui

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 , mas o caso agora é mais urgente com esse notebook da Acer e espero que alguém possa me ajudar !!!

Defeito : Notebook veio pra oficina para troca da Tela que trincou, fiz a troca e quando fui testar no início parecia tudo OK, mas quando fui no gerenciador de disp. a câmera estava com erro Code 43 ( erro de descritor / câmera é usb ) , verifiquei conexão e estava tudo OK , foi ai que fui testar as portas USB , a do lado direito pra qualquer dispositivo que eu tentava plugar também dava o mesmo erro ( USB 2.0 ) , já do lado esquerdo as duas portas que são USB 3.0 quando plugava disp. 2.0 também dava mesmo erro já com disp. 3.0 funcionava hora sim hora não , aleatório , então verifiquei que a bios estava com a versão 1.21 e o próprio update do windows 11 tinha em sua lista de updates a atualização para versão 1.24 , fiz esse update e nada mudou , mas do resto o note funcionava tudo ok , em um determinado momento resolvi usar o Shift + Reiniciar para entrar nas opções avançadas de inicialização e cliquei para iniciar dentro da Bios, quando dei OK a tela ficou preta e o Note desligou e depois disso não ligou mais , imaginei que fosse algum problema de corrompimento de bios , regravei usando uma BIOS que tem aqui no repositório cuja versão verifiquei ser v1.17 pelo editor HEX , versão é desse link :  e não mudou nada , quando aperto o botão de power o note apresenta consumo na fonte, o chip da bios recebe 3.3v , verifiquei em uma das bobinas que apresenta 5v mas 2 segundos depois some o consumo e desaparece essas tensões , eu baixei o esquema da placa que tem aqui também exatamente o modelo DA0ZAWMB8G0 REV:G que foi deste link :  só que me deparei com um problema que só reparei com o esquema aberto quando fui procurar alguns componentes e notei que a placa deste note não tem mascara de componente , não tem como saber onde estão os componentes com facilidade , tem que ficar olhando com lupa os códigos dos chips , não entendo porque os fabricantes dificultam tanto pra quem faz manutenção...

A questão agora é se alguém poderia me ajudar dando alguma dica de possíveis locais que eu possa fazer medições , se alguém já pegou esse problema e tem alguma sugestão para solucionar , vou anexar uma foto da placa aqui , e também gostaria de saber se alguém tem alguma recomendação de algum aplicativo do tipo BOARDVIEW , já vi alguns assistindo vídeos no Youtube , me parecem serem chineses , e os bons aparentemente são pagos , alguém usa , já usou , recomenda algum ?? me parece que com esses aplicativos facilita muito pois ele da uma visão da placa com os pontos de medição das tensões , alguns tem fluxo em sequencia de testes para fazer para facilitar achar onde estar o problema , se alguém tiver alguma sugestão ficaria agradecido !!!

Obs: vi que tem uma outra bios aqui no repositório que é versão 1.21 só que o note de onde o colaborador fez o dump é um note GPU dedicada com um chip nvidia , não sei se isso traria problema caso eu queria tentar testes com essa bios , pois o note que esta aqui comigo não usa o GPU integrada da CPU do i5 Intel !!!

20221129_191455.thumb.jpg.8470dc565e40aebe8b69ec78496354aa.jpg

 

20221129_191559.thumb.jpg.5af37a191a2bf6938a2e73553da9fc73.jpg

 

Editado: por FLAVIOTECH
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, verifique BIOS e meça as tensões seguindo dos pinos da bateria ou do carregador para ver se a tenção morre ou diminui em em algum ponto. Para dar partida, a energia percorre a placa até a VCORE, a VCORE que da a partida e diz quem inicia e quando inicia cada coisa na placa. Se ela estiver queimada a placa não liga, o mesmo para curto nela ou em algum componente na sua trilha de alimentação ou na trilha subsequente. Se o caso for problema nela, se você tiver acesso a um gravador de memoria EPROM ou FLASH, retire-a da placa e tente verificar se os arquivos nela estou bons, caso não, regrave ela ou a troque. Também pode regravar a memoria sem a retirar da placa mãe, contudo, não recomendo pois ser um processor relativamente complicado. Espero ter ajudado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Acer Aspire A515-54-50BT - DA0ZAWMB8G0 REV:G - Não Liga
21 horas atrás, Kallel França disse:

Olá, verifique BIOS e meça as tensões seguindo dos pinos da bateria ou do carregador para ver se a tenção morre ou diminui em em algum ponto. Para dar partida, a energia percorre a placa até a VCORE, a VCORE que da a partida e diz quem inicia e quando inicia cada coisa na placa. Se ela estiver queimada a placa não liga, o mesmo para curto nela ou em algum componente na sua trilha de alimentação ou na trilha subsequente. Se o caso for problema nela, se você tiver acesso a um gravador de memoria EPROM ou FLASH, retire-a da placa e tente verificar se os arquivos nela estou bons, caso não, regrave ela ou a troque. Também pode regravar a memoria sem a retirar da placa mãe, contudo, não recomendo pois ser um processor relativamente complicado. Espero ter ajudado.

 

Bios como falei já gravei um arquivo que achei aqui no repositório, tem um outro arquivo que ainda posso testar, mas quero ver antes as tensões se estão OKs durante o breve período que é drenado corrente da fonte externa , sobre gravar com o chip na placa eu sempre tento pra evitar aquecimento desnecessário mas nesse caso não usando o alicate SOIC encima da flash deu erro , provavelmente algum componente interligado a flash atrapalhou ai tive que optar por desoldar o chip gravar e soldar novamente , mas sem sucesso por enquanto !!!

 

Kallel não tem Vcore, as outras tensões até onde consegui identificar estão OKs , tinha feito algumas medições meio que por experiência de onde estão os pontos de acesso a elas pois como falei essa placa não tem mascara de componente, você fica muito perdido olhando o esquema eletrônico em PDF e caçando os componentes na placa como as bobinas ou mosfets por exemplo , não há identificação nenhuma e as bobinas são praticamente todas iguais , mas eu acho que consegui aqui no repositório um BoardView desta placa , link é esse  

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Com o BoardView vou conseguir ver realmente todas as tensões e ver se pode ser falta de alguma alimentação !!!

 

Se eu tiver novidades aviso por aqui !!!

 

Obrigado Kallel

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2022 às 21:49, Jhones disse:

@dumaster amigo, tá parecendo chipset com defeito. Antes de parar de funcionar chegou verificar se ele estava superaquecendo?

 

Cara ai você me assusta, se for isso a Ponte Sul / PCH ( chipset ) é no mesmo substrato da CPU , ai complica tudo , to rezando pra que não seja !!!

 

Nada de super aquecimento enquanto estava funcionando , temperaturas normais !!!!

 

Agora as USBs que eu saiba vem tudo direto do PCH e elas já estavam falhando intermitente , realmente pode ser que o PCH já estava morrendo e foi falecer justo na minha mão 😕 

Mas pode ser alguma tensão com problema ( torcendo pra isso ) que não esteja alimentando alguma parte do PCH ou algum PWM e por isso não arma VCORE e por isso desliga alguns segundos depois de ter o power acionado !!!

Grato pelas informações !!!

 

Edu

Editado: por dumaster
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom temos dois problemas né, um acredito que seja um alto consumo na USB, pode ser a própria câmera ou cabo dela ou um PTC avariado, outro problema de ligar e desligar quase sempre é teclado ainda mais pelo o que você falou sobre pressionar teclas..., mais não sei você tentou ligar sem o teclado gerando curto aos pinos do conector?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dumaster Todos os testes que faz em placas como essa ou similares, é importante a bateria de 3V do circuito C-mos estar com a tensão adequada e conectada. Esse problema ja poderia existir, como vc não tinha tela para testar tudo antes, pode ser que esse problema nos controladores USb's ja estava presente. O cabo flat da tela, quando esta ruim, pode causar todos esses sintomas. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...