Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Máscara de proteção

Avalie este tópico:

Red-Fox

Posts em destaque

caso o exaustor atrapalhe na bancada...basta botar um ventilador ou circulador de ar na janela (ao contrário) ou seja,

jogando o ar pra fora...vira um baita exaustorzão...expulsando fumaça das soldagens e inclusive do cigarro, charuto cubano ou nargile...hehe

Então pelo que noto é que mascara vcs não usam máscaras. Vlw pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca usei mascara pois acho que incomoda muito, aqui tem bastante corrente de ar então quando vou mexer com fluxo e ferro de solda basta deixar a janela aberta que tá tudo certo.

Outra coisa que ajuda é a lupa de bancada, quando estou limpando BGA sempre uso ela para amplicar então a fumaça sobe e é desviada por ela não indo direto para meu rosto.

Uma dica para resolver seria colocar um cooler de 120mm em rotação baixa perto do que voce está trabalhando mas sempre puxando, assim toda a fumaça que for produzida vai fácil para longe.

Link para o comentário

terceiro fórum que volto a dizer...vcs precisam é temer mais da água supostamente potável das suas cidades ...aquí em grs sp tem 160 de coliformes e 160 de cloro pra matar esses coliformes....cloro faz mal a beça...e o piór...vem marcado esses valores na própria conta com letrinhas miúdas..pq será?  hehe

Link para o comentário

Eu uso essa ai.

Ela é prática e facil de colocar e tirar, também acho importante usar, não dá pra ficar respirando tanta fumaça o dia todo durante anos.

O óculos eu também uso, principalmente quando vou usar super-bonder com algodão, ou aquecendo, a fumaça irrita demais os olhos, não dá pra manter aberto.

Comprei as minhas em uma loja de ferragens, que vendem ferramentas, brocas, etc.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Apesar dessas máscaras serem descartáveis, não sei o tempo de uso delas, as a minha ta boa, mesmo depois de 6 meses de uso.

Poise e essa aqui é específica para esse nosso trabalho.... dá uma olhada....

Link para o comentário

• 5 meses depois...

Revivendo o tópico, vamos lá. Pessoal, pior do que  não usar e.p.i's é usar errado. Essa máscara que o colega postou não protege em nada contra fumos e gases tóxicos. O ideal seria uma máscara com proteção completa, respiração e visão, mais é muito cara e desconfortável, por isso, melhor usar um exaustor com tubulação que leve a fumaça para fora do ambiente. Obs: depois posto um tópico especifico de como devemos montar uma oficina com todos equipamentos de segurança.

Link para o comentário

tenh 32 anos de bancada dia todo  11 horas por dia. lhe sfalo que chumbo não se contamina por fumaça ou seja ele nã sai na fumaça, por sinal a uns 6 ou 7 anos fiz o exame de ver niveld e chubo no sangue é o teste da chama queimam o seu sangue numa chama e um analizador de expectro diz os metais presentes e sua concentração, eu podia trabalhar mais 200 anos que ainda estaria no limite de segurança.

mas uso uma coisa a mais de 20 anos. um pequeno ventilador destes de 20cm, ao lado na bancada o ano todo ele fica perto de mim na direita,  virado para direita. a fumaça que saida solda que estou fazendo nunca vem direto para cima o fluxo de ar o ventilado direciona ele para a direita o ambiente de todas oficinas que tive  era grande e ventilado nunca trabalhei em comodo fechado,  um ventiladr dste dura uns 3 a 4 anos, depois ele vai pesando vc tem que lubrificar 1 x por semana depois 1x por dia o que estou agora este ano é o ultimo dele em uns meses terei que arranjar outro e na hora de digitar no pc viro ele para mim no verão senão molho de suar.

Mascara muiot fechado a gente iria respirar menos oxigenio que o nescessário, pelo menos é o que sinto e em mim,  menos oxgênio no sangue = dor de cabeça.

Agora quem trabalha em pequeno comodo fechado, deveria bolar algo para lear esse fluxo de fumaça para fora dele, acho que estas mascaras caras teria que usar um refil por dia, pois depois que ela estiver impregnada, pode contaminar mais que descontaminar.

• Joinha 1
Link para o comentário

Caro colega Silvano, você esta correto nas suas palavras. O principal perigo nas soldas não é gás de chumbo que seria liberado na fusão dá solda, até mesmo porque para o chumbo passar do estado líquido para o estado gasoso precisaria de uma temperatura muito superior à que nós usamos nos nossos equipamentos de soldagem. O principal perigo está nos fluxos que estão nas soldas. Eles liberam fumos e gases tóxicos quando esquecidos e estes podem causar graves problemas a saúde como irritações nos olhos, garganta e aparelho respiratório, dores de cabeça, náuseas, tosses e com o passar dos tempos causar até sérios problemas. O ideal é de se trabalhar em ambiente ventilado e nunca se expor aos gases liberados diretamente pelas soldas. O mais adequado seria usar máscaras com proteção total, rosto completo, elas tem filtros laterais substituíveis que tem durações que variam, chegando até 3 meses. O ruim nesse caso é o preço e o desconforto ( apesar de ser técnico e não poder está dizendo isso, hehehe), outra alternativa seria o uso de um exaustor que retire os gases do ambiente ou um ventilador, desde que a sala esteja aberta e tenha uma circulação abundante de ar. Lembrence  que nossa saúde é algo que não tem preço.

Link para o comentário

eu estou sentindo os efeitos do trabalho ja estou com 42 e ate o ano passado minha visao era boa do meio do ano passado para ca minha visao se reduziu me vi obrigado a usar oculos ,nao sei se e por causa da luz fluorescente que fica em cima da bancada ou por causa dos produtos toxico que estao no fluxo e na solda estou sentindo os efeitos eu tinha uma visao muito boa e ja estou procurando uma forma melhor de dispersar a fumaca que se gera numa bancada em trabalho,vou usar um cooler de fonte pra ver se ajuda e no caso da luz tava pensando em luz por led porem a luz tem de ser boa ,luz influi muito neste trabalho

Link para o comentário

No antigo forum havia criado um topico desses inclusive acho que foi o ninja que brincou perguntando se eu fumava e tal que de nada adiantaria a "paranoia" por fluxo se fumase.

Cheguei entrar em contato com pessoal da 3M que me indicaram o seguinte produto

Carlos: CARTUCHO QUÍMICO 3301 + FILTRO MECÂNICO 7711 + RETENTOR 774.

Um tempo atrás fui olhar no mercado livre e não tinha ninguem vendendo, hoje estão vendendo.

Aqui eu coloquei um cooler bem forte, paguei 30,00 reais com as grades para não quebrar de novo as helices, ele puxa toda a fumasa pra longe quando estou fazendo o rebaling, e uso uma mascara descartavel, tanto meus olhos como o cheiro não me incomodão mais.

Acabei ficando sem meu equipamento de trabalho a ZM-5860C e aguardando a F-tec trazer mais das Honton R490 se demorarem de mais vou comprar pela Global mesmo.

Link para o comentário

• 3 anos depois...

Onde trabalho, não é muito arejado, então peguei uma prancha de madeira de mais ou menos 50 cm x 80 cm e fiz dois furos onde fixei dois cooler desses grandes de 110 V. Coloquei na janela e ligo eles jogando o ar para fora, uso junto um exaustor de fumaça na bancada e um ventilador de teto. Fica um pouco de barulho, mas pelo menos o ar fica circulando todo o tempo.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...