Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo Ideapad 310-14ISK - NM-A752 Rev:1.0 - Não Liga

Avalie este tópico:


yvesmontenegro

Posts em destaque

Boa tarde colegas, estou com esse notebook com um problema que aparentemente é comum nele, mas, dentre todos os tópicos existentes aqui no forum nao consegui ainda achar a solução...

Problema: Notebook não liga, recebe os 20v da fonte mas o botao power está 0v, e seguindo a linha do power eu cheguei até o mosfet pq311 ao verificar as voltagens encontro os 20v nos DRENOS porém não passa pro source.
Ja troquei o pq311 por um outro que acredito ser compatível, queria uma ajuda nisso tbm o PQ311 da placa é o AON6414AL e o que eu coloquei foi o AON6504, mas mesmo com a troca o problema persistiu, estou meio que sem saída por falta de experiência agora solicito a ajuda de vocês, agradeço muito! 

foto da placa como chegou para mim (muito fluxo no pq311 mostrando que algum outro tecnico ja mexeu nessa placa)
 

IMG_8038.JPG

Edit1: Fiz um jumper da linha do D para o S do pq311 e chegaram os 20v no source, chegou 3.3v no power mas a placa não startou. 
Edit2: pino 4 do PU301 não tem voltagem, está em 0.02v, só encontro voltagem no pino 25 os mesmos 19 do dreno do pq311 o resto esta tudo abaixo de 1v

Editado: por yvesmontenegro
devolvido sem reparo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, hugo_baldez disse:

faz o jump no pq312 e ve se a placa liga, tem um jump logo dps dele so testar por ali injetando tbm

 

 

No caso o jump vai ser do dreno pro source do proprio pq312 que você ta falando? o pq312 fica sem voltagem tbm, ou seria o jump do dreno do pq311 para o pq312? Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Lenovo Ideapad 310-14ISK - NM-A752 Rev:1.0 - Não Liga
Em 07/12/2022 às 09:54, hugo_baldez disse:

@yvesmontenegro vc tem que ter os 19v passando pelo pq312 essa placa da muito defeito nele 
verificou se esta recebendo os 28v no gate dele pra chavear?

 

Verifiquei, nao chega os 24v no acdrv do pu301, oq eu fiz agora foi abrir os jumpers para ver se isolava o curto, abri toda linha do vb+ e todos os jumpers paravam de dar continuidade de um ponto ao outro do jumper, menos o j1001 que é o jumper do processador, esse mesmo eu removendo a solda do jumper os pontos continuaram dando continuidade, como se ainda tivesse um jumper ali, mas eu removi. Isso quer dizer que a linha do processador está em curto? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yvesmontenegro , eu faria o seguinte,  retire os 2 mosfets de partida ( PQ311  e   PQ312  ), resolde os pads da placa , afira os Mosfets aproveitando que estao fora da Placa, descartou que estao com defeito resolde no lugar novamente, se ao aferir apresentar alguma anomalia ( Curto ou Fulga ) substitua os 2 , se estiverem ok resolda no lugar, se sua placa existir o Jumper de teste ( PJ301 ) abra esse Jumper , se nao existir esse jumper na Placa  ( @ )   retire o PR301 da Placa e alimente com a fonte , apos placa alimentada verifique novamente se tem +20.0V em Drenos de PQ312, se Tiver sua analise e  a partir do  ponto 3 e 4 de PR 301, se nao tiver +20.0V em Dreno de PQ312 , sua analise e a partir do Gerenciador de energia ( PU 301     BQ780S )  comece aferindo se esta alimentado com +20.0V no terminal  28 ( VCC )   afira  terminal 6 ( ACDET )   afira  terminal 4 ( ACDRV )      , poste os resultados  pra analisarmos a situação do seu gerenciador de energia PU 301.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/12/2022 às 15:28, Marcelo Galtarossa disse:

@yvesmontenegro , eu faria o seguinte,  retire os 2 mosfets de partida ( PQ311  e   PQ312  ), resolde os pads da placa , afira os Mosfets aproveitando que estao fora da Placa, descartou que estao com defeito resolde no lugar novamente, se ao aferir apresentar alguma anomalia ( Curto ou Fulga ) substitua os 2 , se estiverem ok resolda no lugar, se sua placa existir o Jumper de teste ( PJ301 ) abra esse Jumper , se nao existir esse jumper na Placa  ( @ )   retire o PR301 da Placa e alimente com a fonte , apos placa alimentada verifique novamente se tem +20.0V em Drenos de PQ312, se Tiver sua analise e  a partir do  ponto 3 e 4 de PR 301, se nao tiver +20.0V em Dreno de PQ312 , sua analise e a partir do Gerenciador de energia ( PU 301     BQ780S )  comece aferindo se esta alimentado com +20.0V no terminal  28 ( VCC )   afira  terminal 6 ( ACDET )   afira  terminal 4 ( ACDRV )      , poste os resultados  pra analisarmos a situação do seu gerenciador de energia PU 301.

Fiz tudo oq você pediu, removi os 2 mosfets e aferi eles fora, tudo ok, está sem curto e está chaveando no gate, os dois. Resoldei abri o jumper, mas percebi que deu continuidade de um lado pro outro do jumper, entao pra tirar as duvidas eu retirei o pr 301, e ainda assim não chegou os 20v nos drenos do pq312 nem no source do pq311. Fui aferir os pinos do pu301, terminal 28 chega os 20v, terminal 27 chega apenas 0.30, o pino 4 ta zerado tbm chegando só 0.15v e o 6 chega 2.8v.

Editado: por yvesmontenegro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai amigos, posso confirmar então que o defeito está no PU301? @Marcelo Galtarossa @hugo_baldez

Edit1: Injetei tensao no jumper pj301 e chegou a tensao normal no dreno do pq312 e no pr301 também, nada esquentou

Editado: por yvesmontenegro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...