Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Placa fonte Refrigerador Eletrolux DC49x não liga fica piscando display

Avalie este tópico:


Niemeyerd

Posts em destaque

Placa é bem simples, tem um relé para o compressor, Fan controlado por triac. Placa nova com esse defeito, já consertei outras com mesmo problema e ficaram boas.

A fonte é controlada por um LNK304pn, a retificaçõa de rede é somente do semiciclo positivo e a estabilizacão é através do regulador 7905.

Ao energizar não consegue estabilizar os 12 volts, alimentei com fonte externa em paralelo no capacitor c11 filtro do 12v e fonte estabilizou. Suspeitei de capacitor ruim testei e todos bons. O capacitor de 100uf do 5volts troquei por um de 220uf/25v por achar muito pouco para filtrar. Troqui o LNK e até chegou a estabilizar depois de insistir algumas vezes sem auxilio de fonte externa.

Analisando o datasheet do LNK compreendi com funciona o pino Feedback, ele protege o ciricuito apenas ao ligar a fonte e era isto que acontecia, desarmava a oscilação do mosfet interno quando a corrente fornecida a este pino excede 49micro ampéres. No data fala em 1,65v, medi sempre 1,585 com multímetro em qualquer um dos lnk304 ou 306 que testei.

Oque fiz foi alterar o divisor resistivo formado por r18 2kohm e r17 12kohm, após alguns ensaios aumentei para 2,82 kohm o r18 e funcionou perfeitamente. 

Modifiquei para mais pois assim tenho certeza que cairia a corrente fornecida, cheguei nesse valor de resistor baseado em testes...com 2,4k a fonte ja se comportou diferente ficou ligada após insistir um pouco, com 2k7 ligou sempre, para não perder o 2k original da placa fiz uma soldagem do 820ohm em série.

Obs: no lugar do sensor utilizei um resistor 10k para em testes armar o relé compressor.

20221208_082252.jpg

20221208_082231.jpg

20221208_082217.jpg

Editado: por Niemeyerd
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...