Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

epson L3150 liga e desliga em loop

Avalie este tópico:


FDONATO

Posts em destaque

Boa noite, senhores, estou precisando de um help de vocês.

 

Eu não tenho costume de mexer com impressora, e sinceramente não tenho muita vontade rsrs, mas um cliente... Muito bom cliente, pediu pra eu ver uma impressora pra ele, uma epson l3150... 

Com o seguinte defeito... Quando aperto o botão de ligar, ela liga, pisca umas 2 ou 3 vezes o led do botão de power, ascende o led do wifi fica uns segundos ligada aí desliga e liga novamente, repete o processo, pelos menos mais umas duas vezes e depois desliga de vez...

Alguém pode dá um help?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @FDONATO, seguindo o sintoma da tua impressora, esse modelo L3150 da Epson gosta de dar problema de cabeçote e quando dá problema de cabeçote, é quase certo que ela passa pra placa lógica.

O problema de cabeçote pode ser causado por ter molhado o flat com tinta, daí ele fecha curto e queima o cabeçote e a placa lógica.

Nessa placa lógica tem um pequeno fusível que pode abrir quando entra em curto e também tem dois transistores que entram em curto.

Precisará desmontar o cabeçote primeiro e certificar que o cabo flat não está molhado com tinta para daí seguir para desmontar a placa lógica.

Espero ter ajudado com um norte. 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@elias.girardi bom dia meu querido, obrigado pelo retorno! Certo, vou abrir pra verificar o que falou.

Uma coisa que esqueci de mencionar, é que, se ficar tentando ligar ela várias vezes, depois de algum tempo ela acaba ligando e funcionando normalmente, imprime e tudo mais, porém tem essa dificuldade de ligar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FDONATO Hum, esse sintoma é interessante. Mas experimenta deixar aberto o Epson Status Monitor 3 enquanto ela faz o procedimento de ligar e veja se ela indica algum erro específico enquanto está ligada, antes de desligar.

Para acessar, vai na pasta das impressoras e depois botão direito em cima da impressora, vai em preferências de impressão, depois Epson Status Monitor 3.

image.png.0d16b7dafb0f0e13cf4e13bb55810929.png

 

image.png.1ea3101fd2d301b78272e363c9d72c86.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@elias.girardi só pra te atualizar aqui, consegui resolver em partes, regravei a bios dela w25q128jv, começou a ligar e imprimir normal, porém o scanner não funciona e também não consigo instalar ela pelo wifi kkkk tava bom demais para ser verdade!

Tem algum segredo quando se regrava a eeprom? tenho que inserir informação no arquivo novo a ser gravado, ou só inseri o serial que vem na etiqueta, pois esse eu consegui encontrar no arquivo binário, tentei inserir o mac address da placa de rede wifi, mas não encontrei o lugar certo (se existir) mais alguma dica?

Desde já agradeço toda sua ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, FDONATO disse:

@elias.girardi só pra te atualizar aqui, consegui resolver em partes, regravei a bios dela w25q128jv, começou a ligar e imprimir normal, porém o scanner não funciona e também não consigo instalar ela pelo wifi kkkk tava bom demais para ser verdade!

Tem algum segredo quando se regrava a eeprom? tenho que inserir informação no arquivo novo a ser gravado, ou só inseri o serial que vem na etiqueta, pois esse eu consegui encontrar no arquivo binário, tentei inserir o mac address da placa de rede wifi, mas não encontrei o lugar certo (se existir) mais alguma dica?

Desde já agradeço toda sua ajuda!

Normalmente o serial e o mac addres da placa de rede podem ser adicionados pelo software de reset em...

 

image.png.5f80793b7a16afb6bc3d8029a4ed4390.pngimage.png.c530d1f7aa9df37db286703ad1b92d20.png

 

 

Sobre o scanner veja como está o estado do flat, as vezes na hora de colocar acaba levantando um contato na ponta e deixa de funcionar.

Editado: por xandy_73
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, xandy_73 disse:

Sobre o scanner veja como está o estado do flat, as vezes na hora de colocar acaba levantando um contato na ponta e deixa de funcionar.

Então, o erro que dá quando tento scannear diz que a impressora nao foi encontrada, isso quando tento scannear configurar ela no wifi... Mas se coloco pra imprimir algo, imprime sem problemas, ah... também consigo tirar xerox normal, o cabos flats estão todos instactos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, FDONATO disse:

Então, o erro que dá quando tento scannear diz que a impressora nao foi encontrada, isso quando tento scannear configurar ela no wifi... Mas se coloco pra imprimir algo, imprime sem problemas, ah... também consigo tirar xerox normal, o cabos flats estão todos instactos...

Via cabo USB também ocorre esse erro do scanner?

 

Do wi-fi faça o procedimento que expliquei acima para colocar o serial da impressora e o mac da placa na eprom.

 

Editado: por xandy_73
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, xandy_73 disse:

Via cabo USB também ocorre esse erro do scanner?

Sim, esse erro ocorre com o cabos usb, pelo wifi nem consigo encontrar as redes para conectar.

 

10 minutos atrás, xandy_73 disse:

wi-fi faça o procedimento que expliquei acima para colocar o serial da impressora e o mac da placa na eprom

Vou fazer e retorno aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xandy_73 @elias.girardi tive outro progresso, voltei o backup original, a impressora ligou normal agora consigo imprimir, usar o scanner e conectar via wifi... mas não consigo atualizar o firmware...

image.png

 

Tenho certeza que essa bençao vai zicar de novo, não pode simplesmente ter voltado a funcionar do nada, essa rom não deve tá legal, por isso queria atualizar.

o que acham?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoeRob @ohm cliente ta precisando muito da impressora, como ela "funcionou" deixei ele levar, mas acredito que vai voltar...

Antes de eu voltar com a bios original ela estava reconhecendo como Epson ET-2710

Essa impressora ta maluca, se ela voltar vou trocar o chip de bios.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2022 às 08:13, xandy_73 disse:

Normalmente o serial e o mac addres da placa de rede podem ser adicionados pelo software de reset em...

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Sobre o scanner veja como está o estado do flat, as vezes na hora de colocar acaba levantando um contato na ponta e deixa de funcionar.

 

 

Colegas,

 

Com este programa eu consigo salvar em disco um backup da bios da minha impressora e passar para os colegas?

 

Abs,

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2022 às 14:22, FDONATO disse:

cliente ta precisando muito da impressora, como ela "funcionou" deixei ele levar, mas acredito que vai voltar...

Bom dia @FDONATO , também pode ter sido algum problema com a solda do chip, que ao dessoldar e soldar novamente foi resolvido.

Não se espante se a impressora não voltar mais, esse tipo de coisas sem explicação acontecem muito nesse ramo, hehehe...

Particularmente eu não fico procurando explicação, se funcionou, vai embora, kkk.

Não costumo pegar muitas impressoras com problema de firmware por aqui, mas pelos sintomas era isso mesmo que tinha essa sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...