Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung 2033M - Desligando o Inverter

Avalie este tópico:


toniu-massa

Posts em destaque

Olá, pessoal!!!

 

Estou com esse monitor TV que funciona normal durante um tempo, alguns minutos, e depois desliga as lâmpadas. Se eu deixar um tempo desligado da tomada, volta a funcionar, mas depois de um tempo desliga novamente as lâmpadas.

 

Lâmpadas OK, ON/OFF normal, IC Driver alimentado e Fet polarizado corretamente.

 

Uma coisa que eu notei é o trafo ter uma leve diferença na resistência do secundário. Só dá pra perceber com multimetro digital.

 

Alguém teria alguma dica sobre esse defeito?

 

Desde já agradeço pela ajuda!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 69
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Monitorzinho é mestre pra romper isolamento do trafo do inverter, mesmo medindo ok, se ja conferiu todos componentes ao redor, pode trocar e partir pro abraço! Valeu a dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Monitorzinho é mestre pra romper isolamento do trafo do inverter, mesmo medindo ok, se ja conferiu todos componentes ao redor, pode trocar e partir pro abraço! Valeu a dica?

 

Olá! Obrigado por sua rápida resposta!!!

 

Eu descobri que a indutância do primário é pra ser de 70uH, mas está em 110. No secundário é pra ser maior que 2H, mas tá dando quase o dobro nos 2 secundários. A indutância nos secundários tbm tem uma leve difereça. Sabe dizer se é por isso que tá dando problema?

 

Ah, outra coisa, um lado do secundário, a trilha esquenta um pouco, mas o trafo parece não esquentar tanto...

 

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigao, ja tive caso em que comparando com um trafo bom a diferença eu diria que enganava qualquer um, entao era so trocando,.... ao oscilar a fonte do inverter ha um aquecimento normal nas espiras do trafo  ,e isto com o tempo comeca a perder isolamento gerando variacao na corrente eletrica provocado por fuga entre espiras no secundario do transformador de saída para as lampadas e fazendo com que o Ci drive entre em protecao e desliga o oscilador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigao, ja tive caso em que comparando com um trafo bom a diferença eu diria que enganava qualquer um, entao era so trocando,.... ao oscilar a fonte do inverter ha um aquecimento normal nas espiras do trafo  ,e isto com o tempo comeca a perder isolamento gerando variacao na corrente eletrica provocado por fuga entre espiras no secundario do transformador de saída para as lampadas e fazendo com que o Ci drive entre em protecao e desliga o oscilador

 

OK! Depois retorno o resultado!!!

 

Obrigado por sua ajuda!!! Desejo sucessos!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Prescisar estamos purai C:-)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

olá, pessoal!!!

 

troquei o trafo, mas continua na mesma...

 

estou com uma dúvida aqui. os drenos do fet deveria medir 0V quando o inverter desliga?

 

nessa tv a tensão vai caindo aos poucos quando o inverter desliga... até parece um eletrolítico descarregando. é assim mesmo?

 

t+

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

olá!

 

Como tinha dito antes, uma das trilhas que sai do fet e vai para o capacitor ballast, está esquentando... estou querendo trocar esse capacitor; mas, não encontrei a venda...

 

No manual de serviço não tem o esquema do inverter, por isso, não sei qual o valor desse capacitor.

 

Alguém saberia dizer qual o valor desse capacitor? No capacitor tem a seguinte inscrição: 5D 3KV

 

Desde já agradeço!!!

 

t+

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá!

 

Como tinha dito antes, uma das trilhas que sai do fet e vai para o capacitor ballast, está esquentando... estou querendo trocar esse capacitor; mas, não encontrei a venda...

 

No manual de serviço não tem o esquema do inverter, por isso, não sei qual o valor desse capacitor.

 

Alguém saberia dizer qual o valor desse capacitor? No capacitor tem a seguinte inscrição: 5D 3KV

 

Desde já agradeço!!!

 

t+

 

 

5pF x 3KV a letra "D" e a tolerancia de ± 0.5PF

 

Veja no

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

troquei o capacitor ballast mas continua na mesma...

 

estou achando estranho a trilha que vai do trafo para o capacitor ballast esquentar tanto... as outras trilhas não esquenta tanto...

 

será que eu preciso trocar os 2 capacitores ballast?

 

Novamente, agradeço por qualquer informação!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimenta pendurar uma outra lampada externamente pra ver se a trilha esquenta.  Pode ser alguma fuga da fiação até os terminais da lampada.

 

Tenta retirar o trafo e limpar bem o PCB na região do trafo com Thinner, tanto em cima como por baixo.

Olá, grande William!!!

 

Pois é, fiz o que vc aconselhou, mas continua na mesma... Coloquei lâmpadas de um de 19"

 

Mas agora, parece que inverteu a trilha que esquenta... a trilha do mesmo par de lâmpadas. Hoje percebi que sai até fumaça antes do inverter desligar.

 

Parece haver um excesso de corrente, mas o que está causando esse excesso?

 

Vou experimentar trocar o outro capacitor ballast...

 

ah, obrigado pela sua grande ajuda!!!

 

t+

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você raspar a trilha ela perde a isolação e pode apresentar fuga.  Use um fio com isolação de silicone retirado de alguma lampada usada e coloque em paralelo com a(s) trilhas que aquecem.

 

Isso irá resolver o aquecimento das trilhas, mas se a corrente estiver alta o controlador vai desarmar a alimentação dos drivers.

 

Geralmente o excesso de corrente pode ser causado por fuga nos isoladores dos terminais das lampadas ou pela tensão elevada entregue para as lampadas.

 

Qual o codigo dessa placa IP-BOARD ?  Veja se tem alem do codigo de fabricação da placa (IP-xxxx) o codigo da Samsung, ex.: BN44-xxxxxx, BN98-xxxxxx

 

Informe tambem os codigos dos integrados dessa placa.

 

Vamos ver se achamos um esquema dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O código da placa é IP-54135A; o código da Samsung, BN94-03160G.

 

Eu achei na net um esquema bem parecido o IP-54135T, BN44-00232A.

 

O link para download:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.


 

O PWM é o SEM2005 e o FET é o 4506GEH. Tem um CI PWM no primário tbm, que é o FAN7602

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas minhas anotações o codigo Samsung para a placa IP-54135A é o BN44-00232B e ainda não achei esse esquema  :(

 

Nessa placa deve usar o T1(Driver Transformer) = TM-0917 !  Confere com o trafo da sua placa ?

 

A placa BN44-00124E (IP-35155A) tem em sua saida o controlador SEM2005, veja se o esquema ajuda:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Troque os 4 capacitores de ballast e veja os capacitores SMD de 4N7~ 8N2 e diodos que ficam em serie com os ballast se não tem algum em curto.

 

Veja um outro esquema em anexo que usa o SEM2005

5957a5fac8f26_SEM2005__STU309D_Esquema_de_ligao.jpg.c14a2d4b72ee84b1327eac112ddbe5cb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas minhas anotações o codigo Samsung para a placa IP-54135A é o BN44-00232B e ainda não achei esse esquema  sad.gif

 

Nessa placa deve usar o T1(Driver Transformer) = TM-0917 !   Confere com o trafo da sua placa ?

 

A placa BN44-00124E (IP-35155A) tem em sua saida o controlador SEM2005, veja se o esquema ajuda:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Troque os 4 capacitores de ballast e veja os capacitores SMD de 4N7~ 8N2 e diodos que ficam em serie com os ballast se não tem algum em curto.

 

Veja um outro esquema em anexo que usa o SEM2005

sim, o trafo é esse mesmo!

 

os diodos não estão em curto!

 

o problema fica com os capacitores que não sei os valores... em curtos eles não estão...

 

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...