Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Xbox One S, não ligava! feito reparo e após isso desliga sozinho dentro de alguns segundos.

Avalie este tópico:


brets

Posts em destaque

Bom dia! Estou com um Xbox one S na bancada, aparelho chegou pra mim com defeito de não ligar, constatei curto nos 12V, ao fazer as medições encontrei o regulador q9e3 em curto, fiz a substituição e o aparelho voltou a ligar normalmente, fechei ele e entreguei ao cliente, isso no sábado dia 10/12/2022, ontem 11/12/2022 o cliente me relatou que o aparelho está desligando sozinho, desmontei ele aqui agora e realmente ele desliga após alguns segundos mas não tão rápido quanto o defeito do PLIM! ele leva uns 6 segundos até se desligar completamente. já conferi os reguladores estão normais 

. alguma dica dos colegas? por favor!

Snapshot_20221212.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brets bom dia amigo, olha eu começaria testando com uma outra fonte de alimentação, caso já tenha feito esse teste, se atente ao seguinte, pela imagem o componente que foi substituído é um mosfet e ele trabalha em conjunto com outro (sempre têm um grande e um pequeno) Mosfet de alta e de baixa, não estou com uma placa agora em mãos para constatar isso mas acredito que se o mosfet de alta estivesse queimado ou em curto, provavelmente o de baixa sofreu surto elétrico então pode ser que ele esteja com fuga causando super-aquecimento e se desligando após uns segundos. Aguardo novas informações.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, MSoler disse:

@brets bom dia amigo, olha eu começaria testando com uma outra fonte de alimentação, caso já tenha feito esse teste, se atente ao seguinte, pela imagem o componente que foi substituído é um mosfet e ele trabalha em conjunto com outro (sempre têm um grande e um pequeno) Mosfet de alta e de baixa, não estou com uma placa agora em mãos para constatar isso mas acredito que se o mosfet de alta estivesse queimado ou em curto, provavelmente o de baixa sofreu surto elétrico então pode ser que ele esteja com fuga causando super-aquecimento e se desligando após uns segundos. Aguardo novas informações.

Bom dia, desde já agradeço sua atenção, sim tenho outra fonte funcionando perfeitamente, fiz o teste com ela e mesmo assim continua o problema. 

 

* o Mosfet Grande pode estar alterado também? esse aparelho funcionou normalmente por 01 dia inteiro jogando, somente no outro dia veio a dar o problema, esse Mosfet Pequeno eu retirei de uma sucata de xbox one Phat.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, brets disse:

Bom dia, desde já agradeço sua atenção, sim tenho outra fonte funcionando perfeitamente, fiz o teste com ela e mesmo assim continua o problema. 

 

* o Mosfet Grande pode estar alterado também? esse aparelho funcionou normalmente por 01 dia inteiro jogando, somente no outro dia veio a dar o problema, esse Mosfet Pequeno eu retirei de uma sucata de xbox one Phat.

Sim, o ideal é sempre trocar o conjunto quando for problema de mosfet, e após a troca dos 2 mosfet ainda existe a possibilidade do driver estar parcialmente danificado então muitas vezes também terá que subsituír os mosfets e o driver de PWM, verifique o resistor de RSense e após tudo estar OK, ligar o console para não vir a danificar novamente as peças.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, brets disse:

Tem fotos destes componentes ?

 

"driver de PWM, verifique o resistor de RSense"

Como disse anteriormente estou sem nenhuma placa aqui, mas vou tentar lhe guiar:

=> Resistor RSense: geralmente um resistor de baixo valor ohmico bem próximo da saída dos mosfets;

=> Driver PWM: pequeno C.I. próximo ao mosfet que faz o acionamento do Gate através de uma freqüência fixa com capacitores ou programada através da malha de feedback;

 

Mais ou menos isso:

 

Fonte_chaveada.jpg

Editado: por MSoler
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, MSoler disse:

Como disse anteriormente estou sem nenhuma placa aqui, mas vou tentar lhe guiar:

=> Resistor RSense: geralmente um resistor de baixo valor ohmico bem próximo da saída dos mosfets;

=> Driver PWM: pequeno C.I. próximo ao mosfet que faz o acionamento do Gate através de uma freqüência fixa com capacitores ou programada através da malha de feedback;

Já vou começar os testes de bancada, muito obrigado meu amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
2 horas atrás, brets disse:

Atualizando:

 

Troquei os mosfet de alta e baixa e agora o console está com o famoso PLIM!

Verifique todas os pontos de tensão stand by e se possivel troque novamente os componentes em questão como está usando um componente de sucata pode ser que ele esteja danificado também.

P.S.: Quando ele permanecer ligado por uns segundos tente substituír o hd pra ver se não é sisntema corrompido.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/12/2022 às 10:07, MSoler disse:

Verifique todas os pontos de tensão stand by e se possivel troque novamente os componentes em questão como está usando um componente de sucata pode ser que ele esteja danificado também.

P.S.: Quando ele permanecer ligado por uns segundos tente substituír o hd pra ver se não é sisntema corrompido.

Só atualizando troquei os mosfet de alta e baixa novamente console liga porém desliga após alguns segundos, acho que vc matou a charada sobre o HD! Eu não sabia que o HD com problema faz o Videogame Desligar, eu tava vendo uns tutos sobre a substituição do Hd nossa microsoft complicou demais o processo! no momento só tenho 1 de 250GB pra fazer o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, brets disse:

Só atualizando troquei os mosfet de alta e baixa novamente console liga porém desliga após alguns segundos, acho que vc matou a charada sobre o HD! Eu não sabia que o HD com problema faz o Videogame Desligar, eu tava vendo uns tutos sobre a substituição do Hd nossa microsoft complicou demais o processo! no momento só tenho 1 de 250GB pra fazer o teste.

infelizmente não, no mínimo têm que ser de 500GB, mas acredito que talvez dê somente pra ele entrar em modo recovery no menu "ThoubleShooting".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, faz o seguinte teste: remova o hd do console e conecte ele no pc e com o aplicativo CristalDiskInfo verifique a saúde do mesmo, caso esteja com algum problema tente seguir esse tutorial utilizando somente os procedimentos de formatação e reinstalação de software: 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, MSoler disse:

Sim, faz o seguinte teste: remova o hd do console e conecte ele no pc e com o aplicativo CristalDiskInfo verifique a saúde do mesmo, caso esteja com algum problema tente seguir esse tutorial utilizando somente os procedimentos de formatação e reinstalação de software: 

 

 

Farei isso agora amigo.

 

Atualização:

 

HD está azul, formatei o HD no Jrunner, copiei os arquivos, o videogame subiu video, porém quando coloquei pra instalar o sistema do pendrive deu erro e desligou.

 

 

Atualizando:

Videogame dá video normal, quando coloco pra fazer a atualização offline via pendrive, ele começa chega em 5% e desliga em seguida.

IMG-20221227-WA0158.jpg

Editado: por brets
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, baixe a nova atualização do site da microsoft dos EUA e não do Brasil: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 descompacte ele, salve em pen-drive NTFS e tente novamente, provavelmente você está tentando atualizar com um arquivo mais antigo que o que está instalado, lembre-se de plugar todos os periféricos na placa lógica.

Editado: por MSoler
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, MSoler disse:

Bom dia, baixe a nova atualização do site da microsoft dos EUA e não do Brasil: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 descompacte ele, salve em pen-drive NTFS e tente novamente, provavelmente você está tentando atualizar com um arquivo mais antigo que o que está instalado, lembre-se de plugar todos os periféricos na placa lógica.

To desde ontem em cima deste aparelho tá osso, vi um video onde um user fez isso, um dúvida no caso vou precisar da OSU2 também né ?

 

Aqui eu testei com 2 HDs de 500gb todos saudáveis e mesmo assim desliga depois do erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No xbox One S não precisa do OSU2, baixe o arquivo atual e formate o pendrive NTFS, ali no menu troubleshooting, entre em apagar o console, e mande apagar tudo e reiniciar de fábrica aí espera ele reiniciar e tente instalar novamente, se os discos que está tentando estão saudáveis pode ser o pendrive que está usando com erro na formatação, mas pelo erro que apresentou na tela é arquivo incompatível com a versão atual.

P.S.: Se o cliente ativou a XBox INSIDER, o console pode estar com uma versão maior que a disponível para download, se for o caso terá de esperar até janeiro para liberarem uma versão estável com versão superior à da INSIDER.

Editado: por MSoler
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, MSoler disse:

No xbox One S não precisa do OSU2, baixe o arquivo atual e formate o pendrive NTFS, ali no menu troubleshooting, entre em apagar o console, e mande apagar tudo e reiniciar de fábrica aí espera ele reiniciar e tente instalar novamente, se os discos que está tentando estão saudáveis pode ser o pendrive que está usando com erro na formatação, mas pelo erro que apresentou na tela é arquivo incompatível com a versão atual.

P.S.: Se o cliente ativou a XBox INSIDER, o console pode estar com uma versão maior que a disponível para download, se for o caso terá de esperar até janeiro para liberarem uma versão estável com versão superior à da INSIDER.

Nossa eu tava seguindo aquele tuto de criar as pastas A e B com a OSU2, já formatei esse HD um monte de x, mas ótima dica a sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A versão do arquivo está correta, é esta do link que te passei mesmo do dia 06/12/2022, agora ou o drive bluray não é o dele (VERIFIQUE pelo tutorial que lhe passei) ou o pendrive está com erro de cópia do arquivo ou está com erro de formatação, tente fazer uma formatação do hd pelo tutorial que lhe passei anteriormente, porém, após formatar o mesmo não execute o jrunner, insira o disco limpo no console sem nenhuma partição e lige o console, aguarde entrar neste menu vá em "Redefinir..." e apagar tudo, após reiniciar o console vá em atualização do sistema off-line com o pendrive tambem reformatado e com o arquivo já descompactado dentro da raiz, o drive de bluray têm que estar plugada e se possível as pcb's de wifi/bluetooth também. Se der erro me passe se pelo menos ele tenta instalar a atualização e dá erro, em qual porcentagem o erro aparece, se o erro é sempre o mesmo ou muda após a formatação, o console está permanecendo ligado certinho após os reparos, você mediu se o c.i. de rede não está queimado ou em curto, 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, MSoler disse:

A versão do arquivo está correta, é esta do link que te passei mesmo do dia 06/12/2022, agora ou o drive bluray não é o dele (VERIFIQUE pelo tutorial que lhe passei) ou o pendrive está com erro de cópia do arquivo ou está com erro de formatação, tente fazer uma formatação do hd pelo tutorial que lhe passei anteriormente, porém, após formatar o mesmo não execute o jrunner, insira o disco limpo no console sem nenhuma partição e lige o console, aguarde entrar neste menu vá em "Redefinir..." e apagar tudo, após reiniciar o console vá em atualização do sistema off-line com o pendrive tambem reformatado e com o arquivo já descompactado dentro da raiz, o drive de bluray têm que estar plugada e se possível as pcb's de wifi/bluetooth também. Se der erro me passe se pelo menos ele tenta instalar a atualização e dá erro, em qual porcentagem o erro aparece, se o erro é sempre o mesmo ou muda após a formatação, o console está permanecendo ligado certinho após os reparos, você mediu se o c.i. de rede não está queimado ou em curto, 

Vamos depois do dia todo em cima dessa maldito:

 

Tentei com 3 HDs diferentes e 01 SSD de 480gb, 

No HD original dele de 01TB após muitas tentativas ele finalizou a instalação e chegou abrir a parte de configurações inclusive até conectou na internet e mesmo assim desligou sozinho!

 

Com o SSD desligou em 45%!

 

Não tem como ser o HD, pelo jeito o defeito é na placa mesmo viu. 

 

Detalhe com a troca dos mosfets eu troquei um capacitor próximo porque o original pegou muito calor da estação não sei se ele pode estar acarretando esse problema também.CAPACITOR.thumb.jpg.07d711f13198ad287e71b40d65526088.jpg

P_20221228_170443.jpg

P_20221228_170447.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá bom dia, sim o capacitor eletrolítico têm baixa resistência contra temperaturas altas, o ideal sempre é protejer com fita kapton, aluminio e teflon para não sofrerem, e sim os capacitores principalmente dessa área podem causar diversos problemas, um capacitor ruim ou com a ESR alterada na linha da APU ou GPU causa ruído na linha de alimentação e o processador entra em modo de proteção, outra coisa é se atentar com a pasta térmica e refrigeração, pois, podem estar ocorrendo desligamento de proteção por super-aquecimento. Agora realmente este caso se tornou difícil, pois, geralmente essas falhas em que o equipamento liga funciona um período e depois para fica muito difícil achar o defeito sem estar com a placa em mãos para analisar e localizar a falha, minha dica é párar aí com o hd que deu certo, faz a troca da pasta térmica se caso ainda não o fez, e recomeça o diagnóstico, teste o console com outra fonte de alimentação se possível pois agora o defeito mudou de cenário, então meça todas as tensões de standby, após todas estarem estaveis e confiáveis, meça as tensões secundárias CPU_CORE, GPU_CORE, VFX_CORE, MEM_CORE, ... se tiver uma Ponte LCR meça os capacitores de filtro dessas linhas secundárias, e se tiver um osciloscópio faça um monitoramento do gate de cada linha dessa que irá encontrar pelo menos a linha que está causando o desligamento.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, MSoler disse:

Olá bom dia, sim o capacitor eletrolítico têm baixa resistência contra temperaturas altas, o ideal sempre é protejer com fita kapton, aluminio e teflon para não sofrerem, e sim os capacitores principalmente dessa área podem causar diversos problemas, um capacitor ruim ou com a ESR alterada na linha da APU ou GPU causa ruído na linha de alimentação e o processador entra em modo de proteção, outra coisa é se atentar com a pasta térmica e refrigeração, pois, podem estar ocorrendo desligamento de proteção por super-aquecimento. Agora realmente este caso se tornou difícil, pois, geralmente essas falhas em que o equipamento liga funciona um período e depois para fica muito difícil achar o defeito sem estar com a placa em mãos para analisar e localizar a falha, minha dica é párar aí com o hd que deu certo, faz a troca da pasta térmica se caso ainda não o fez, e recomeça o diagnóstico, teste o console com outra fonte de alimentação se possível pois agora o defeito mudou de cenário, então meça todas as tensões de standby, após todas estarem estaveis e confiáveis, meça as tensões secundárias CPU_CORE, GPU_CORE, VFX_CORE, MEM_CORE, ... se tiver uma Ponte LCR meça os capacitores de filtro dessas linhas secundárias, e se tiver um osciloscópio faça um monitoramento do gate de cada linha dessa que irá encontrar pelo menos a linha que está causando o desligamento.

Eu não tenho nem como agradecer sua ajuda, vc me ajudou muito vou continuar aqui na luta.

 

*Eu sempre limpo e troco a pasta térmica mesmo antes de realizar o serviço

*Por causa do Video game desligar o HD corrompeu denovo e entra na parte de soluções de problemas

 

Pensei o mesmo que vc complicou demais agora a situação kkk videogame liga mas não estabiliza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...