Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Chave Alavanca para sinal momentâneo

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa noite, pessoal.

Estou montando um cockpit caseiro, para FSX.

Estou utilizando o chip de um teclado usb para emular as teclas, devido a facilidade para configurar e preço, até ai tudo certo.

Mas gostaria de utilizar chaves de alavanca para algumas teclas, ex: iluminação, ignição, trem de pouso etc, para dar uma melhor experiência na simulação.

O problema é o seguinte:

Na chave alavanca o sinal fica continuo, mas preciso de apenas um pulso.

O que preciso é o seguinte:

Ao ligar a chave envia um pulso momentâneo e ao desligar ele envia novamente

um pulso momentâneo. (simulando o clicar de uma tecla)

A princípio utilizaria uma chave alavanca normal on/off, por causa do valor e tamanho.

Ou devo utilizar uma chave ON/OFF/ON (Nesta opção acredito que seria mais fácil porem ela é maior e mais cara)?

Alguém tem uma ideia de como fazer um toque continuo virar um toque momentâneo ? Isso é possível?

Obrigado pela ajuda, e desculpa se criei o tópico em local ou forma errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 1 mês depois...

É bem simples, Utilize um capacitor em série juntamente com um resistor ligado ao negativo. O tempo que esta chave fica aberta ou fechada é regulado pelos valores de resistor e capacitor, pode-se utilizar um resistor de 1k e ir mudando os valores do capacitor.

Quando o capacitor carrega não passa corrente, e quando a tecla é solta ele descarrega no resistor voltando ao estado inicial.

como na imagem a seguir

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

outra opção é fazer um multivibrador monoestável com o 555 ou outro CI.

da joinha..

Link para o comentário

• 1 ano depois...

Estou chegando agora ao Forum e meus conhecimentos de eletrônica são precários, razão pela qual voltei a estudar o básico. Quanto a solução dada pelo Evert, alguém saberia dizer qual o capacitor (e resistor) para produzir um pulso, sendo que a tensão recebida pelo capacitor+resistor em série é da ordem de +5 volts? Estou estudando também a controladora Arduino e esta é energizada através da conexão USB que é de 5 volts.

Grato a quem possa ajudar.

Link para o comentário

Estou chegando agora ao Forum e meus conhecimentos de eletrônica são precários, razão pela qual voltei a estudar o básico. Quanto a solução dada pelo Evert, alguém saberia dizer qual o capacitor (e resistor) para produzir um pulso, sendo que a tensão recebida pelo capacitor+resistor em série é da ordem de +5 volts? Estou estudando também a controladora Arduino e esta é energizada através da conexão USB que é de 5 volts.

Grato a quem possa ajudar.

Encontrei um material a respeito na internet (

)

A imagem abaixo mostra o circuito RC montado para ligar/desligar um LED por um tempo, segundo o autor, um pouco maior que 1 segundo, o que é muito tempo para um pulso. Vamos ver se os mais versados em eletrônica conseguem valores adequados para o capacitor gerar um pulso mais curto.

A descrição para o circuito, tirando os erros de tradução é:

"Alternando o interruptor, irá inverter a polaridade do capacitor permitindo que a corrente flua através do LED e que o capacitor se carregue até se tornar completamente carregado (a corrente então deixa de fluir e o 'pulso' termina). Quanto maior for o condensador, maior será o tempo de pulso. Quanto maior a resistência da carga e do resistor limitador de corrente, maior a duração do pulso. Eu usei 200 ohms para o Limite, 1K para a carga, e 100 uf para o capacitor e o LED permaneceu aceso por pouco mais de um segundo. Observe também que a conexão rotulada #1 será ou baixo ou alto, dependendo da posição da alternância. Se você precisa saber se a alternância está para cima ou para baixo (ligado/desligado) você pode testar este ponto. Observar que o condensador deve ser não-polarizado."

Vamos ver se alguém ajuda.

Link para o comentário

Boas!

Para simplificar nao bastaria um botao de pressão, normalmente aberto?

Clica dá o pulso, quando larga já nao tem pulso.

Varios tipos aqui.

Link para o comentário

Olá, byte. Obrigado por se interessar por este post. O porque de não usar um botão de pressão é explicado com a ajuda da imagem em anexo. Um trem de pouso de um avião é acionado por uma alavanca, mais ou menos igual a da foto. A posição da alavanca para cima ou para baixo dá o conforto visual da situação da alavanca. Além disso, temos a confirmação de que o trem de pouso está baixado ou levantado pelos LED's RGB, que ficam verde (baixo) ou vermelho (levantado).

Então uma chave alavanca é o substituto natural para a alavanca mostrada na imagem. Daí vem o problema do fator de tempo para pulso no circuito.

Grato pela atenção.

Link para o comentário

Olha tenho certeza que você não precisa fazer tudo isso, sou PPA e também já tive altas ideias para montar um simulador, a melhor solução que achei para fazer tudo isso sem ter que programar uma espécie de arduino é de usar as chaves de Joysticks usb, exemplo.. aqueles joysticks analógicos USB que se compra por R$10.00 podem ser usados para essas funções e configurados no FSX, inclusive você não vai ter o problema que se tem com os PULSOS.. exemplo: você inicializa o jogo e a manete do trem de pouso está em GEAR DOWN , mas ao iniciar o jogo o avião está na posição Gear UP.... ficaria tudo invertido...  o FSX aceita configuração mista, teclado e vários joysticks...

Só uma ideia... não sei se vai funcionar... tenho um joystick da logitech com 6 eixos... daria pra fazer muita coisa... tente ai e poste o resultado...

CAVOK!

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...