Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung Np350xaa ba41-02639a - sem vcore

Avalie este tópico:


Dionatha Alves

Posts em destaque

Olá, esse notebook chegou sem ligar nada, cliente disse que deixou cair agua

 

Abrindo ele já notei alguns pontos brancos de oxidação leve, feito limpeza na placa, após analise vi que a linha de vin estava com baixa resistência pro gnd 10ohms, encontrei um mosfet duplo em curto que faz a linha de 1.05v, feito a troca do fet a placa voltou a ligar, led azul acende, sobe as tensões 5v, 3.3v 1.05v, 0.995v 1.2v menos a de vcore CPU e vcore GT

 

A placa em questão usa um o chip com código SR3LD que acredito ser um i3 de 7th, então regravei a bios por duas aqui do forum testadas e mesmo assim não apareceu vcore

 

Parti para analise do pwm ISL95857 que gera essas duas tensões, encontrei as seguintes tensões:

 

12-PWM1_B: 2.4V SEM PWM
13-PWM2_B: 2.4V SEM PWM
22-PWMA: 2.4V SEM PWM
30-PWM_C: PWM 750KHZ
33-VIN: 19V
34-VCC: 5V
38-VR_HOT#: 0.988V
39-VR_READY: 3.311V
40-VR_ENABLE: 3.285V

 

A duvida é será que o pwm está com defeito ou pode ser bios ainda incompatível ou té mesmo processador danificado?

 

O pwm não aquece nem os componentes ao redor dele, antes de pedir esse ci gostaria de tirar duvidas se realmente é o problemático.

 

Resistencia nas pls:

vcore gt: 5.4ohms

vcore cpu: 8ohms

 

 

492327137_Semttulo.thumb.jpg.7289ada59ac5b40e096ba4ab0146f53e.jpg

 

1672329850964.thumb.jpg.992b15a1decaae0d4313f36ab73932ca.jpg

Editado: por Dionatha Alves
devolvido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dionatha Alves Conferiste se o ME no arquivo de backup da BIOS é o mesmo nos arquivos baixados e testados?
Se não for seria ideal atualizar o ME num destes arquivos baixados pra ficar totalmente compatível com a placa, talvez seja até mais interessante colocar um ME zerado na BIOS original e testar.

Máquina que sofreu danos por água eu fotografo antes de limpar, e ainda assim vou limpando cada área onde tem oxidação individualmente sempre checando as trilhas e soldas dos componentes na região.

Tendo em vista que a máquina tomou banho, vale apena limpar bem o conector da memória com thinner e escova, caso não tenha tentado com outra memória ainda, é algo que eu faria também. 
 

Não encontrei nem esquema, nem boardview, e nem datasheet do PWM, poderias informar qual o esquema que estás usando ou fornecê-lo?
Não é impossível que o PWM esteja danificado, mas na minha experiência aqui quando faltam as tensões do processador e todas as outras estão presentes normalmente o defeito é PCH quando não é BIOS.
 

Editado: por Jack O'Neo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'NeoEstou usando um diagrama que achei num site chinês pra poder analisar o pwm, apesar da imagem não estar com qualidade boa já serviu pra analisar o ci

 

Quanto a conferir o ME não o fiz, até usei uma bios com clear me que o usuario disse que funcionou no i3 de 7th, que é o mesmo dessa placa aqui

 

Sobre a ram testei com 3 memorias e ficou na mesma, (testei a memoria desse note em outra placa e está funcionando), o slot não foi afetado pela água

 

Eu esqueci de mencionar aqui que quando o mosfet da linha 1.05v entrou em curto, ele ficou em fuga (10ohms) com a linha 19v com a saída para a pl a qual ele chaveia, mesmo a placa entrando em proteção pode ser que tenha ido 19v pro pch?

 

Pergunto pois antes de trocar o mosfet os 19v não passava dos mosfets de entrada que são liberados pelo ci charger, infelizmente essas bombas de pch danificado está chegando de monte aqui..

 

 

segue diagrama do pwm de vcore

0.jpg

 

isl95857a_0.png

Editado: por Dionatha Alves
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dionatha Alves Dá uma olhada nessa questão do ME, as vezes BIOS nova buga a placa por causa disso.
Referente o PWM, VR_HOT# parece não estar bem definido, 0,9V poderia ser considerado estado alto, dependendo da construção interna do componente, mas em alguns casos também poderia ser considerado estado baixo.
Se o PWM considerar 0,9V como estado baixo não deveria mesmo funcionar visto que estaria detectando falha de arrefecimento.
Qual é o KBC dessa placa? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dionatha Alves amigo, curto na linha de 1.05 é complicado, se houve uma sobretensão tem muita chance ter danificado o pch. Até hoje todos os casos que peguei de bios corrompida faltava somente a tensão vcore responsável pelo vídeo, mas no seu caso faltam duas tensões, algumas vezes que peguei equipamento Samsung sem vcore faltava uma tensão de transferência, mas vi que encontrou no pwm do vcore 3 e 5 vs. Eu aconselho e reafirmo o que o amigo Neo disse: faz uma análise visual em busca de trilhas rompidas, soldas e contatos oxidados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo Vou dar uma analisada nessa questão do ME, não manjo muito sobre edição de bios mas vou pesquisar aqui

 

Esse pino VR_HOT# fica zerado, quando aperto power ele sobe pra 1v e fica fixo sem variações

 

Sobre o super io é um KB9028Q da ENE, não encontrei nada sobre ele na net, nem mesmo diagrama simples

 

1672417702382.thumb.jpg.4efe138239915d35124ba5b25f42ccad.jpg

Editado: por Dionatha Alves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhones Vou fazer uma nova analise visual na placa, apesar de ter feito com microscópio, mas não custa verificar novamente.

 

Bios é um negocio complicado, mesmo sendo a mesma versão etc ainda pode dar algum conflito ou incompatibilidade, alias a bios com problema impede dessas duas tensões subirem?

 

Tenho um outro post aqui de um acer que sobe todas as tensões menos a de +VCC_GT que é do gráfico, a tela acende tem basicamente tudo menos essa tensão e consequentemente não sobe video, e foi causado pelo mesmo problema, caiu agua na placa... 😓

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dionatha Alves

Esse EC é gravável, "parente" do kb9022, acho que seria interessante utilizar a BIOS backup com clear ME, se quiseres, posta no acervo da comunidade a tua BIOS BKP e me passa o link aqui que eu limpo o ME pra ti, não esqueça de avisar na postagem do arquivo que ele não está funcionando e que foi postado para substituição de ME, manda junto estas BIOS que baixaste pra eu poder comparar os arquivos ok?

 

2 horas atrás, Dionatha Alves disse:

Esse pino VR_HOT# fica zerado, quando aperto power ele sobe pra 1v e fica fixo sem variações

A naba é saber se o pwm identifica 1V como sendo estado alto ou estado baixo, mas acredito que 1V seria estado alto, e se sim, aí ele pode não estar gerando vcore por alguma falha no circuito de arrefecimento. 

 

Sim BIOS incorreta pode fazer não subir o vcore, não sei se sim nesta placa específica que estás mexendo, mas em alguns modelos a BIOS incorreta faz o vcore não surgir ou surgir com tensão incompatível com o processador. 
 

Sobre o KB9028 tem que pesquisar algum esquema disponível que utilize ele pra ter uma ideia dos pinos, da pra pesquisar usando o adobe acrobat reader, entrando em EDITAR, pesquisa avançada, mas até então não há porque mexer nele ainda.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da uma olhada se tem um resistor na linha do VR_HOT# próximo do pwm, se tiver confira o valor dele algo entre 4.7K e 10K imagino.
Num outro esquema que usa esse pwm a tensão que alimenta esse pino é a mesma que alimenta o KBC portanto espera-se que a tensão no resistor seja 3V de um lado e de outro deveria zerar ou não sob comando do próprio pwm.
Pode ser que nesse caso o processador e não o PCH esteja queimado, mas por desencargo de consciência eu trocaria o pwm.

Sim acho que podemos concluir que o problema não é BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas só pra não restar dúvida quanto a isso, as BIOS que me passaste todas já estavam marcando como inicializadas, são de versões diferentes, e poderiam influenciar no funcionamento da máquina como estavam, se analisares os arquivos que upei e os que você postou com o ME analyzer vais ver que as que te mandei aparecem como configuradas que é o certo.
 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo Medi os resistores dos pino 37, 38 e 39 do pwm

38-VR_HOT# 100ohms, 0.991v nos dois lados do resistor

37-SCLK 50ohms, 0.992v nos dois lados do resistor

39-VR_READY 1.9k, 3.3v nos dois lados do resistor

Tbm medi a resistência entre os pinos 37 e 38 por estarem basicamente com a mesma tensão marcou 1.9k, pelo menos não está em curto

 

1672329850964.thumb.jpg.b0b500aba29342094829aa25774f19e3.jpg

Editado: por Dionatha Alves
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...