Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Monitor Samsung Modelo: 940B Plus Não Liga

Avalie este tópico:


James Walker

Posts em destaque

Boa tarde Eletrônica Br!

 

Estou com um monitor para analise que não liga ao pressionar o botão power. Quando conectado na tomada a fonte apresenta tensões de 5V oscilante entre 4,55V a 5,09V. Realizei a troca de todos os capacitores eletrolíticos e o comportamento persiste.

 

Realizei a alimentação da placa lógica pela fonte assimétrica e a mesma funciona normalmente e respondendo ao comando do botão power. Realizei inspeção visual com o microscópio e nada aparenta incineração ou presença de soldas frias. 

Vou deixar anexado a esse post fotos da placa fonte.

 

Gostaria de sua ajuda nesse caso também, Senhor William.  @William_R

IMG_20230105_140927.jpg

IMG_20230105_141015.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Nenhum dos capacitores estavam estufados. Mas os troco sempre quando vou realizar esse tipo de reparo independente da aparência dos mesmos. Sim, o capacitor de filtro também foi trocado. No zener não há oscilação de tensão. Mas a tensão presente no zener é bem mais alta. Aproximadamente 55V em ambos os dois zeners...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como esta a tensão de 15V ?  O fato das tensões estarem altas e variando eh por falta de consumo das lampadas.

 

As 4 lampadas estão boas ?

 

Remova esse trafo da placa e meça o seu secundario para ver se ambos estão bem proximos os valores ohmicos.

 

1349890716_TM-0917Schematic.jpg.1941deaa9c43ab152ded0d7203989272.jpg

Verifique se esta chegando os 15V no Controlador das lampadas

1636879311_15VDriverInverter.png.5b8df1191ffce3ea50ca03050062b06a.png

Para esquema dessa fonte, veja os seguintes arquivos:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Recomendaria lavar esse primario, pois esta muito sujo e estranho parecendo carbonizado.

 

Para teste dessa placa em conjunto com as lampadas  em separado da placa logica eu uso o seguinte circuito:

 

991861302_SAMSUNG740NPowerService.jpg.1c0c4e05fc2c452fdf8de3ecd7dc6e68.jpg

O diodo 1N4148 eh opcional e a sua tensão nominal no pino 2 do conector CN2 deve ficar proxima dos 15V.

 

Boa sorte ;)

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_R Bom dia Senhor William e muito obrigado pela resposta!

 

Testei as quatro lampadas com meu testador, e estão ok. Fui realizar mais mediçoes agora de manhã e as tensões que deram alto estão normais. 14,28V medidos no pino 1 do CN2. Tensoes nos zeners aproximadamente 10V.

 

Vou checar o transformador agora.

Editado: por James Walker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_R Retirei o trafo e não aparenta sinais de incineração. Fui tentar realizar as maldiçoes conforme o esquema que postou, mas para ser honesto estou achando muito confuso. Vou postar fotos do trafo com medições da forma que fiz. Peço que me corrija se fiz algo errado.

IMG_20230107_111134.jpg

IMG_20230107_111201.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker Não da para fala nada antes de nosso amigo William.  É difícil ter um conhecimento igual 😅. Eu aprendo muito com os tópicos que ele participa. As medições no trafo, se atente a pinagem dele. Ao meu ver, se ali  tem um lado medindo 1K e no outro esta infinito, a impressão é que tem um enrolamento aberto no secundário. Mas vamos esperar e ver o que ele fala. Abraços.

Editado: por Rods
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...