Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Macbook Air A1369 / 820-3023A / Liga ao plugar a fonte não carrega bateria

Avalie este tópico:


christian.ricard

Posts em destaque

Boa tarde, estou com essa maquina que chegou ligando cooler direto mas sem video e sem o som característico. 

 

Em analise visual notei que do lado oposto da placa estava faltando um componente, pelo boardview identifiquei que era uma bobina ( L2406 - PP1V05 ), antes de colocar medi para ver se tinha algum curto e está normal, coloquei uma bobina e liguei para testar, ligou normalmente, entrou no sistema ok. Porém notei que continua ligando direto, analisando melhor verifiquei que o magsafe não acende laranja de carga da bateria, com isso verifiquei que não está carregando e liga somente quando tenho bateria plugada. 

Gostaria de uma ajuda para analisar esse circuito. 

 

Muito obg. 

Editado: por christian.ricard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 27/01/2023 às 22:30, FábioJSilva86 disse:

Qual a tensão de ppbus gh3? O sistema identifica a bateria nas configurações de energia?

 

Medindo no pino 23 do U7201 tenho 4.55v sem bateria só fonte. 

 

Não consigo mais ver no sistema, a bateria esgotou aí ele não liga mais. 

 

Muito obg.

Em 25/01/2023 às 10:58, Supporte disse:

@christian.ricard verificar circuito ONEwire, como não detecta bateria ao plugar ac mac liga direto, quase todos trabalham assim

 

Obrigado pela orientação, vou verificar... mas ele não liga ao plugar a fonte, só liga na bateria. Obg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2023 às 10:14, christian.ricard disse:

Boa tarde, estou com essa maquina que chegou ligando cooler direto mas sem video e sem o som característico. 

 

Em analise visual notei que do lado oposto da placa estava faltando um componente, pelo boardview identifiquei que era uma bobina ( L2406 - PP1V05 ), antes de colocar medi para ver se tinha algum curto e está normal, coloquei uma bobina e liguei para testar, ligou normalmente, entrou no sistema ok. Porém notei que continua ligando direto, analisando melhor verifiquei que o magsafe não acende laranja de carga da bateria, com isso verifiquei que não está carregando e liga somente quando tenho bateria plugada. 

Gostaria de uma ajuda para analisar esse circuito. 

 

Muito obg. 

No caso só está ligando na bateria? Só o carregador o placa não liga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/05/2023 às 20:25, FábioJSilva86 disse:

Ppbus g3h é na F7040, passou a linha errada.

 

Muito obg pela correção... tenho 4,51v. 

Em 24/05/2023 às 20:30, FábioJSilva86 disse:

No caso só está ligando na bateria? Só o carregador o placa não liga?

 

Exatamente, após eu colocar a bobina que estava faltando ele só ligava na bateria, agora estou sem carga dela. 

 

Obg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, christian.ricard disse:

 

Muito obg pela correção... tenho 4,51v. 

 

Exatamente, após eu colocar a bobina que estava faltando ele só ligava na bateria, agora estou sem carga dela. 

 

Obg.

4,5v está muito baixo, não vai ligar não. Ppbus g3h deveria ser 8,4v à 8,6V. Primeiramente você precisa verificar se tem baixa resistência nos mosfets que fazem parte dessa linha. Q7030 e Q7035

Editado: por FábioJSilva86
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 26/05/2023 às 14:04, FábioJSilva86 disse:

4,5v está muito baixo, não vai ligar não. Ppbus g3h deveria ser 8,4v à 8,6V. Primeiramente você precisa verificar se tem baixa resistência nos mosfets que fazem parte dessa linha. Q7030 e Q7035

 

Obg pela orientação. 

 

Não tenho baixa resistencia, nas tenho uma dúvida, o U7000 no pino 14 tenho 2.1v está certo essa tensão? OBg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/06/2023 às 11:31, christian.ricard disse:

 

Obg pela orientação. 

 

Não tenho baixa resistencia, nas tenho uma dúvida, o U7000 no pino 14 tenho 2.1v está certo essa tensão? OBg.

Qual a resistência dessa linha em relação com terra? placa desligada, sem carregador e sem bateria.

Editado: por FábioJSilva86
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/06/2023 às 11:31, christian.ricard disse:

 

Obg pela orientação. 

 

Não tenho baixa resistencia, nas tenho uma dúvida, o U7000 no pino 14 tenho 2.1v está certo essa tensão? OBg.

Remova o fusível do Ppbus g3h e veja se a tensão sobe, se não subir tem algum resistor alterado em torno de u7000, tinha oxidações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2023 às 09:27, FábioJSilva86 disse:

Remova o fusível do Ppbus g3h e veja se a tensão sobe, se não subir tem algum resistor alterado em torno de u7000, tinha oxidações?

 

Bom dia, a tensão fica em 2,25v somente. Não tinha oxidações... vou medir os resistores em torno dele e volto aqui. 

 

Muito obg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, christian.ricard disse:

 

Bom dia, a tensão fica em 2,25v somente. Não tinha oxidações... vou medir os resistores em torno dele e volto aqui. 

 

Muito obg.

 

Voltei... medido, todos ok, mas estava faltado o R7002 de 100k, mas no manual marca como "NO STUFF". 

 

Obg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, christian.ricard disse:

 

Voltei... medido, todos ok, mas estava faltado o R7002 de 100k, mas no manual marca como "NO STUFF". 

 

Obg.

Os resistores de correntes que precisam verificar, Ppbus g3h está muito baixo. Elimine F7040 e veja se Ppbus sobe. Qual a resistência medindo em cima do C7050? E C7020?

Qual a tensão em cima de C7030?

Editado: por FábioJSilva86
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, FábioJSilva86 disse:

Os resistores de correntes que precisam verificar, Ppbus g3h está muito baixo. Elimine F7040 e veja se Ppbus sobe. Qual a resistência medindo em cima do C7050? E C7020?

Qual a tensão em cima de C7030?

 

Boa tarde, medindo em cima do C7050 entre os polos dele tenho 2,9 Ohms e em cima do C7020 20,2 Ohms. Se eu medir em relação ao terra oscila dos dois lados pra casa do Mega e volta caindo isso em ambos.

A tensão em cima do C7030 é de 16,35v.

 

Obg. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, christian.ricard disse:

 

Boa tarde, medindo em cima do C7050 entre os polos dele tenho 2,9 Ohms e em cima do C7020 20,2 Ohms. Se eu medir em relação ao terra oscila dos dois lados pra casa do Mega e volta caindo isso em ambos.

A tensão em cima do C7030 é de 16,35v.

 

Obg. 

 

Esqueci de citar, abrindo o F7040 do lado 1 eu tenho 4,52v e do lado 2 tenho 2.02v. Os 4,52v é o mesmo que tenho no Gate do Q7030 que vai no 24 do u7000.

Editado: por christian.ricard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/06/2023 às 15:39, christian.ricard disse:

 

Esqueci de citar, abrindo o F7040 do lado 1 eu tenho 4,52v e do lado 2 tenho 2.02v. Os 4,52v é o mesmo que tenho no Gate do Q7030 que vai no 24 do u7000.

Você tem osciloscópio?, só pode está saturado o mosfet. Com osciloscópio você vê se tem pulsos no gate do Q7030. Tem certeza que Q7030 não está em curto? Se tiver osciloscópio é só verificar os gates dos mosfets desta linha ou verificar pulsos na bobina desta linha. Me parece muito que você tem curto neste mosfet . Se não tiver checa o C7025 se tem resistência baixa

Editado: por FábioJSilva86
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/06/2023 às 20:26, FábioJSilva86 disse:

Você tem osciloscópio?, só pode está saturado o mosfet. Com osciloscópio você vê se tem pulsos no gate do Q7030. Tem certeza que Q7030 não está em curto? Se tiver osciloscópio é só verificar os gates dos mosfets desta linha ou verificar pulsos na bobina desta linha. Me parece muito que você tem curto neste mosfet . Se não tiver checa o C7025 se tem resistência baixa

 

Opa bom dia @FábioJSilva86 tudo joia? 

 

Tenho certeza sim que o Q7030 não tem curto. Seguindo sua orientação verifiquei um curto no C7025, tirei ele o curto continua, removi os Q7030 e Q7035 curto continua, removi a bobina L7030 e continua, sobrou o U7000, removendo o curto some, eu tinha outro Isl6259 que tenho certeza que está funcionando coloquei e voltei todos os componentes pro lugar e mesmo assim tenho apenas 4,67v na L7030. 

 

Medindo o gate do Q7035 tenho a imagem a baixo. 

 

Muito obg.

 

image.thumb.png.3632e039e0ba9a0cf7766d813c113d35.png

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, christian.ricard disse:

 

Opa bom dia @FábioJSilva86 tudo joia? 

 

Tenho certeza sim que o Q7030 não tem curto. Seguindo sua orientação verifiquei um curto no C7025, tirei ele o curto continua, removi os Q7030 e Q7035 curto continua, removi a bobina L7030 e continua, sobrou o U7000, removendo o curto some, eu tinha outro Isl6259 que tenho certeza que está funcionando coloquei e voltei todos os componentes pro lugar e mesmo assim tenho apenas 4,67v na L7030. 

 

Medindo o gate do Q7035 tenho a imagem a baixo. 

 

Muito obg.

 

image.thumb.png.3632e039e0ba9a0cf7766d813c113d35.png

 

 

 

 

C7025 é pra medir em cima dele, você fez assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, christian.ricard disse:

 

Isso mesmo entre os terminais dele... correto? 

Tira o R7051 e R7052,  mede ele fora e veja se está alterados porquê na postagem que pedi houve uma leve alteração. Qual a tensão de CHGR_ACIN? Qual tensos de C7030?

Editado: por FábioJSilva86
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...