Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo G50-45 - ACLU5/ACLU6 NM-A281 REV1.0 - liga e desliga em seguida

Avalie este tópico:


Roberto275803

Posts em destaque

Colegas, recebi este lenovo com queixa do cliente que deixou de ligar de um dia para outro.

 

Quando eu abrir a tampa do fundo para uma inspeção rapida notei que na verdade o notebook tenta ligar, dar uma mexida no cooler e somente isto.

 

Desmontei ele todo limpei a placa e praparei para começar a fazer leitura das tensões e fui enconttando tudo normal. Aí para mais teste resolvi ligar a fonte de bancada, consegui um adaptador pino quandrado de lenovo e para susrpresa minha a placa ligou normal, deu video, carregou o windows e funcionou tudo normal. 

 

Então acreditei que foi pura sorte. Desliguei outra vez e coloquei a fonte original lenovo e o problema se apresentou outra vez. Peguei uma fonte lenovo de outra maquina e o problema continuava. 

 

Então pensei o seguinte a diferença da fonte lenovo para a minha de bancada é que a minha de bancada não tem o tal pino central.

 

Então fui medir a diferença entre as 2 no pino central. A minha de bancada o pino central fica com 3.2 v e a original lenovo 0 v. 

 

Tenho quebpesquisar mais ou contar com ajuda dos colegas para entender porque esta diferença e a fonte lenovo está derrubando o pino central e impedindo o notebook de ligar. Segue aí as fotos do circuito do conector e pino central. 

 

Revisei todo este circuito e não encontrei o possivel defeito. Se alguem tiver um deste na bancada pode medir o pino central com a fonte lenovo.

 

 

Adapter_ID.jpg

Adapter_ID_conector.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Roberto275803 Meu caro, imagino que possas ter em mãos um adaptador retangular lenovo 90w e que as fontes originais sejam de menor potência, seria bom verificar.
Além disso a lógica é simples, adapter_ID entra numa porta ADC (analogic to digital converter) do KBC mas depende do adapter_ID_ON# pra funcionar, se o PQ28B estiver com o gate em nível alto o PQ28A não conduzirá os 3V para o adpter_ID, imagino que PQ28B pode receber nível alto do KBC em caso de fonte incompatível, informação que provavelmente é colhida no circuito do charger.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Lenovo G50-45 - ACLU5/ACLU6 NM-A281 REV1.0 - liga e desliga em seguida
16 horas atrás, Jack O'Neo disse:

@Roberto275803 Meu caro, imagino que possas ter em mãos um adaptador retangular lenovo 90w e que as fontes originais sejam de menor potência, seria bom verificar.
Além disso a lógica é simples, adapter_ID entra numa porta ADC (analogic to digital converter) do KBC mas depende do adapter_ID_ON# pra funcionar, se o PQ28B estiver com o gate em nível alto o PQ28A não conduzirá os 3V para o adpter_ID, imagino que PQ28B pode receber nível alto do KBC em caso de fonte incompatível, informação que provavelmente é colhida no circuito do charger.

Tenho aqui uma de 65 e outra de 90 e o comportamento é o mesmo com as 2.

 

O único modo de fazer funcionar é desconectando o pino central no rabicho interno do notebook.

 

Falta somente uma bateria em boas condições para fazer o resto dos testes.

 

Obrigado!

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue a configuração do conector da fonte Lenovo, o resistor fica embutido no conector. Veja se ajuda.

1871916113_LenovoID.jpg.612f5777c86ea4ba1c117d3b5446742e.jpg

Esse resistor da fonte original atua no Source do PQ28A para liberar o sinal ADAPTER_ID.

Teste o PQ28A e também veja se chega os +3VALW no Dreno dele.

 

Sua fonte de bancada deve estar injetando 3V direto no ADAPTER_ID, burlando o PQ28A/B

Editado: por py2eb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...