Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Ligando a placa sem a Placa filha ou botão power

Avalie este tópico:


##PK##

Posts em destaque

 

aquí vem muita placa-mãe solta que não tem o pwr botom incorporado a ela e vem sem a plaquinha e o flat ...quem nunca teve medo de fazer direta na mobo pra ela ligar? teoricamente basta aterrar o pino que vem 3v ou 19v do soq. do power botom não é? mas e qdo encontramos mais pinos nesse soq. com essas mesmas voltagens? se aterrar o pino errado, adeus!

 

abaixo segue uma pequena modificação que fiz no meu multímetro, usando apenas 2 fios e uma lâmpada esmagadinha de 24v e 1,2w(usada em painel de caminhão)facilmente encontrada em qualquer loja do ramo por 1 real.

image.php?di=GQL7

image.php?di=NNQY

não soldei o fio no multímetro, apenas descasquei o fio uns 1,5cm e enfiei junto com o pino banana da ponta de prova posit.

sendo assim é totalmente reversível, não danifica seu multímetro.

 

funcionamento:  ponta de prova neg. no terra da mobo(lata da usb ou parafuso da saída vga),  com a ponta de prova posit. encontramos no soq. a voltagem de 3v (ou 19 em alguns modelos) deixa a ponta de prova encostada e topa a ponta do fiozinho da lâmpada no terra, pronto! ligou a mobo.....

caso a mobo não ligue e a lâmpada acenda,  não é o pino certo. e não queimará nada, vá para os outros...

 

lembrando que optei pela lâmpada de 24v por causa dos 19v de alguns notes, se fosse 12v ela queimaria de imediato, certo?

com essa mesma técnica eu tb ativo os mosfets das fontes internas...é um leque de opções essa belezura...hehe

 

bom, espero que essa dica ajude muita gente e os aplausos serão bem vindos....rs

 

 

e pra quem tem sobrando por ae aqueles multimetros de 30 contos e tem eletrônica na veia, pode fazer uma parada dessa:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

 

 

ponteira.jpg

 

  • Joinha 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 3 meses depois...

O cara fez um tuto que ate criança de 2 anos aprende a fazer. Tem que ser assim mesmo, pois considerando que temos no fórum pessoas de todos os níveis técnicos, isso impede a utilização incorreta, bem como a minimalização de queima dos componentes.

Só tenho uma coisa a dizer sobre tudo isso:

 

Aplausos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Acho que ele nao entendeu o funcionamento. Dobloclick, se eu usar um fusivel e fechar curto na placa já era. Como a lâmpada gera consumo e não dá curto no circuito eu posso usar normalmente e não corro risco de queimar a placa. Se a lampada não acender é por que não está aterrando e a placa não liga. Espero que tenha entendido. Qualquer duvida eh so perguntar. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ele nao entendeu o funcionamento. Dobloclick, se eu usar um fusivel e fechar curto na placa já era. Como a lâmpada gera consumo e não dá curto no circuito eu posso usar normalmente e não corro risco de queimar a placa. Se a lampada não acender é por que não está aterrando e a placa não liga. Espero que tenha entendido. Qualquer duvida eh so perguntar. Abraços.

 

Tinha um fio loiro que estava fechando curto, agora entende ! Vô até te "aKarma" !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

O cara fez um tuto que ate criança de 2 anos aprende a fazer. Tem que ser assim mesmo, pois considerando que temos no fórum pessoas de todos os níveis técnicos, isso impede a utilização incorreta, bem como a minimalização de queima dos componentes.

Só tenho uma coisa a dizer sobre tudo isso:

 

Aplausos!

Verdade poderia postar uma foto ae pra nos,onde coloca a ponta vermelha ,se é no na saida do flat da mobo,quando tem flat, ou la mesmo onde acha os 3 volts em cima do botao power

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...