Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Fonte Corsair tx650 pegando fogo na placa do pfc ativo

Avalie este tópico:


Francis Zornitta

Posts em destaque

Buenas pessoal essas coisas só acontece comigo é cada defeito loco, bom já revirei a fonte do avesso e não achei defeito, na foto tem um queimado na placa quando ligo o pson, sem partir tem 5vsb e pson normalmente, quando dou partida na fonte pega fogo literalmente na bobina perto do pfc ativo 

Minha dúvida é será que está pegando fogo porque o fio é fino demais ou a placa virou carvão?

Nunca peguei esse defeito

 

20230203_201800.jpg

Editado: por Francis Zornitta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/02/2023 às 23:17, Saitama disse:

Não ta vindo curto de outro lugar e queimando não?

Eu já verifiquei e tem pfc ativo chega a 300v e depois começa a pegar fogo

Em 04/02/2023 às 08:35, joao lima RV disse:

o carvão é condutor, eu costumo raspar o impresso ate retirar toda parte queimada, as vezes i impresso fica furado

Eu raspei tudo que pude até perfurou a placa , mas sem danos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode queimar por dois motivos:

 

1º Curto : pode ser uma fuga com o carbonizado, com a fibra da placa...

2º Carga: Igual aquecer uma corrente de ferro, ela vai romper no elo mais fabro. No casso a bobina pode estar sendo sobrecarregada e o ponto de solda já deteriorado sofre toda a pressão. Ou seja, o ponto está funcionando como o fusível para a corrente que está passando no local.

 

Uma dica, para excluir a possibilidade de ser a carbonização ou danos na trilha, faça uma ligação com fio grosso em outro ponto de solda, pule o ponto danificado. se carbonizar em outro local ou o fio romper, então é sobrecarga.

Editado: por Daniel Alves Costa
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Renan Gislon Lacerda disse:

pode ser o indutor com fuga tambem, verifica se ele n esta em curto ou dando resistencia de uma bobina a outra, as vezes com a vibração ele trinca o verniz e conduz.

Eu troquei o indutor e nada, acho que não dá pra trocar isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/02/2023 às 20:31, Daniel Alves Costa disse:

Pode queimar por dois motivos:

 

1º Curto : pode ser uma fuga com o carbonizado, com a fibra da placa...

2º Carga: Igual aquecer uma corrente de ferro, ela vai romper no elo mais fabro. No casso a bobina pode estar sendo sobrecarregada e o ponto de solda já deteriorado sofre toda a pressão. Ou seja, o ponto está funcionando como o fusível para a corrente que está passando no local.

 

Uma dica, para excluir a possibilidade de ser a carbonização ou danos na trilha, faça uma ligação com fio grosso em outro ponto de solda, pule o ponto danificado. se carbonizar em outro local ou o fio romper, então é sobrecarga.

Foi uma das primeiras coisas que fiz, um fio grosso, mas continuou a carbonizar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

provavelmente a placa possui algum curto e como sempre o pau só quebra no espinhaço do mais fraco, nesse caso o pobre do indutor. retire os mosfets do primário (ou transistores bipolares) e os retificadores do secundário.  considerando que o indutor chegou a carbonizar eu checaria se os transformadores entraram em curto (com os retificadores e transistores fora da placa). Ah, e claro, procure por curtos no PFC.

Editado: por temyth
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...