Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Som Panasonic SA-AKX38 - Não liga, totalmente inoperante.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

O som se encontra totalmente inoperante, a fonte está ok pelo que vi, armei ela sem a placa principal fazendo uma conexão do pino 1 e o 10 com um resistor de 10k, as tensões apareceram. O estranho é que essas tensões não aparecem corretamente ao conectar a placa principal, com a placa principal o VDD tem 11.5v e armando fora tem 38v. O IC1002 na entrada dele com o rádio em standby tem 11.5v, na saída dele tem em torno de 0.3v e as vezes essa tensão vai decaindo com o tempo. Como eu não consigo ligar o rádio já que o CN2500 não tem nenhuma tensão chegando nos pinos 1 e 2, eu não sei se pelo menos alguma tensão de 1v ou + deveria sair no IC1002.  Eu testei os diodos que estão junto dos step-downs e nenhum deles bipou, o diodo DZ1000 e o D1000 não biparam. O diodo DZ1000 deu 47ohms em ambos os lados, mas ele está conectado com o resistor R1068, por isso deu essa resistência, já o D1000 deu 290ohms de um lado e 860 do outro, pelo que vi o capacitor C1005 está com uma das pernas ligada ao D1000, por isso essa resistência de 860. Alguém tem alguma sugestão? Eu realmente não faço ideia agora se o IC1002 ou IC1003 estão em curto. Detalhe, o CN2500 não tem tensão no pino 1 e 2, o quarto pino tem 3.3v porque vem direto do IC1005. Os componentes citados estão nas imagens abaixo. 

image.png

image.png

Editado: por MarceloRibeiroF94
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@MarceloRibeiroF94 vamos por partes. Primeira coisa. O micro tem que está sendo alimentado por 3,3v que vem do pino 3 do conector p2002. (Acreito que tenha). 

3 horas atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

 o quarto pino tem 3.3v porque vem direto do IC1005

Essa tensão vem da fonte e é regulada pelo ic1005. É o stand-by.
 

segunda coisa. Ao pressionar a tecla power tem que aparecer 3,3v na malha pcont1. Aí teremos algumas possibilidades:

_se existir esses 3,3v (pcont1)  obrigatoriamente terá que existir 16v no L1001 e 6v no L1000

_se não existir a tensão pcont1 pode ser que o ic1003 ou 1002 esteja em curto. Nessa situação verifique a resistência da malha pcont1 em relação ao gnd e vai removendo um de cada vez (ic1002 e 1003)  para ver se surge o pcont1.

_e por fim o micro não inicializou por algum motivo .

 

observações. Micro esta alimentado, não existe curto na malha pcont1, existe tensão na tecla power. Após o power tem que surgir tensão no pcont1 mesmo que breve instante. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Olá, muito obrigado por responder ^^

Eu medi o pino 3 do p2002, nessa placa ele não tem um conector, só tem as soldas. Mas mesmo assim tá chegando 3.3v como tu disse.

Já o pcont1, eu usei o resistor R1069 e o diodo D1008 para medição, em ambos a voltagem é de 0.18v. Vou remover o ic1002 e o 1003 para verificar. A resistência do R1069 e do D1008 são as mesmas em relação ao terra, em torno de 1800ohms e aumenta para o infinito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Não, pelo que medi tenho 1.5v, ao apertar a tecla power ela desce a voltagem rapidamente e volta para 1.5v

Pelo que vi no esquema elétrico, o correto é 1.5v realmente, até vi um vídeo e deu 1.5v também.

Editado: por MarceloRibeiroF94
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, ao retirar o IC1002 eu percebi que a solda da placa do IC1002 está acusando curto entre o pino 2 que entra 11.5v e o que sai os 6v, isso é normal? Aliás, o ic1002 e o 1003 estão fora da placa, mas mesmo assim o diodo DZ1000 acusa curto nele. O que pode ser?

EDIT: Tá acusando curto no DZ1000 por conta do resistor de 47 ohms que está logo ao lado dele na placa, outros componentes também acusavam curto. Ao tirar o resistor o ''curto'' sumiu. Por precaução testei outro resistor de 47 ohms fora da placa e o multímetro também bipou e deu 47ohms, sinal que o resistor está bom e a resistência é considerada baixa. 

Editado: por MarceloRibeiroF94
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm É normal o IC1002 entrar os 11.5v no pino 2 e no pino 10 não sair praticamente nenhuma tensão? Eu sei que quando tem 38v entrando no pino 2, tem que sair 16v no pino 10, mas quando só tem 11.5v precisa sair pelo menos 5~6v no pino 10? Se precisar então o meu IC realmente está estragado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. 
 

Dei outra analisada no esquema e a malha das teclas (key) pode ser de 1,5v mesmo porque o micro tem uma alimentação de 1,5v (pino 38). Nunca tinha visto as teclas com essa tensão, normalmente é 3,3v ou mais. Pedi para conferir porque se tiver tecla em curto ou fuga pode provocar o sintoma de travamento nas rotinas do micro e o aparelho não liga. 

 

Bom olhar se não tem nenhuma outra tecla em fuga/curto.

 

 

Sobre suas perguntas:

_no ic1002 o pino 2 não pode está em curto com o pino 6 (gnd) e nem com o pino 10 que seria a saída(dreno de um mosfet, aí nesse ponto tem pwm).

_o próprio diodo DZ1000 pode está com fuga. Remova ele é teste fora da placa.

_o ic1002 e 1003 nao são habilitados quando a fonte está em stand-by. Só terão tensão na saída quando o pino 3 de cada um deles estiver em nível alto.

_ o ic1002 gera 16v e você conseguirá medir no indutor L1001 lado oposto do diodo. Já o ic1003 gera 6v e vera no indutor L1000 lado oposto do diodo.

 

Continuando o raciocino das etapas necessárias  para o aparelho ligar.

Desculpe, acabou passando um detalhe despercebido. Antes do pcont1 ir para o nível alto o pcont2 vai primeiro e habilita a fonte (placa separada) fazendo surgir os 38v. Só após isso o ic1002 e 1003 irão trabalhar. Confira o pcont2 e nos retorne. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Não achei nenhuma em curto com o gnd. As únicas que encontrei em contato com o gnd foram as teclas S6200, S6201 e S6202 que estão com um dos contatos em trilha com o GND. Fora essas não achei nenhuma. 

Eu estava medindo hoje uma trilha de 3.3v que vai para o micro, mais especificamente a trilha da imagem abaixo com a seta azul. O LB2005 (na placa é um resistor de 10 ohms, não sei porque no esquema aparece como uma bobina) está entrando 3.05v + ou - e saindo somente 0.3v, olhei com o microscópio e ele está com uma partezinha preta e os números de resistência meio apagados. Eu até medi a resistência dele e deu 10ohms corretamente. Eu não soube ver no esquema se realmente é isso que ele faz (diminui de 3.3v para 0.3 + ou -). Tu pode me dizer se ele realmente diminui tanto assim a voltagem?

image.png.372ab785e2ca2d4b59192d78073faa70.png

Editado: por MarceloRibeiroF94
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu ja peguei um problema parecido com o seu de um panasonic AKX18PH, mas pelo o esquema vejo q o chassi são quase idênticos, mas enfim... esse LB2005 é pra ter 3,3v dos dois lados, verifique qual o lado que não está chegando os 3,3v e verifique aquela regiao. No R2001 de um lado vc terá 3,3v e do outro mais ou menos 0,10v em stand-by, quando pressiona a tecla power a tensão de 0,10v sobe pra 3,3v enquanto a tecla estiver pressionada, porem do outro lado a tensão cai um pouco para 3,22v. Só pelo fato de você mencionar que está chegando apenas 3,05v ja podemos ver q tem algo errado ai, inclusive pode ser as próprias teclas com fugas.

Faça um teste na escala ohmica das teclas fora do circuito e as que estiver dando qualquer resistência, troque-as.

 

Respondendo outra pergunta sua, é normal sim entrar 11,5v no pino 2 do IC1002  e no pino 10 não sair praticamente nada, pois o ic1002 e IC1003 só vao ter tensão na saída quando o micro liberar a tensão de Enable no pino 3 de cada um. Ao fazer a medição do D1008 ou R1069 em standby praticamente não há tensão alguma, porem quando se liga o aparelho surge uma tensão de 3,3v nesses pinos 3 de cada IC liberando as tensões de 16v e 6v, alem de também aumentar a tensão 11,5v da fonte para 32v para o amplicador de audio. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DavidssonJS Olá, muito obrigado por responder. Em relação ao R2001, realmente ele está subindo a tensão de 0.10v para 3.05 ao pressionar o power, mas a tensão de 3.05v do outro lado não se altera. Eu desconectei o cabo flat do CN2500, creio que assim as teclas não irão interferir na tensão. Eu percebi uma coisa interessante no IC1005. Nele está entrando 4.2v e saindo 3.08~3.10v, já que ele regula essa tensão de 3.3v, é possível que ele esteja com defeito? Como eu nunca peguei um rádio desses, olhei um vídeo no YouTube e tem de entrar 4.2v e sair + de 3.2v nele. É possível que ele esteja com defeito?

Editado: por MarceloRibeiroF94
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarceloRibeiroF94 infelizmente as coisa não estão encaminhando bem!

 

Quando a tensão de 3.3v está com 3v indica consumo excessivo ou falha no regulador (menos provável). 

 

Deveria ter aproximadamente 3,3v em ambos lados do lb2005! Está ocorrendo um consumo de 275mA nessa malha AVDD3. Remova C2112 e c2119 e confira se essa tensão sobe, caso contrario o micro está danificado.

 

A parte preta no resistor é porque está sendo dissipado aproximadamente 750mW nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Boa noite! Retirei os dois capacitores, a tensão continuou em 3.05v + ou - e a tensão do lado esquerdo do LB2005 continua com 0.35v. Eu medi o pino 49 do micro (enquanto ainda tinha os dois capacitores) e só chega 0.08v nele, achei muito estranho, pois é uma linha direta, não deveria ter redução de tensão. 

Editado: por MarceloRibeiroF94
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Só por curiosidade mesmo, a maioria dos pinos de alimentação do micro está dando curto com o GND, mas mudando de assunto. Eu não achei a placa principal do AKX38 pra vender na internet, só a do AKX18, mas no akx18 o conector CN2500 tem somente 17 pinos, enquanto que o akx38 tem 22. Não teria como soldar o conector do akx38 na placa do akx18 visto que as placas são praticamente idênticas? Pelo que procurei elas tem até a mesma numeração de série, o que muda é o CN2500 e o resistor que determina se é akx18 ou 38. Eu posso estar falando bobagem, mas será que dá? 

Editado: por MarceloRibeiroF94
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarceloRibeiroF94 Os pinos de alimentação dando resistência baixa ao gnd infelizmente indica curto e a troca é necessário.

 

A placa do outro modelo deverá ser analisada com calma. De cara a eeprom (flash) não é a mesma. Então terá que trocar pela da placa antiga. Aí vem a dúvida, será que está boa !?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...