Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Vaio VJFE52F11X-B0111H / EM_IW522_V2.0 / Liga e segundos depois desliga

Avalie este tópico:


Lucas C. Storck

Posts em destaque

Boa tarde amigos, estou com esse Notebook VAIO de um amigo que veio cheio de problemas, que da pra fazer uma novela.

 

O notebook morreu e 6 meses depois de morto meu amigo me deu pra dar uma olhada. Analisando, era aquele problema corriqueiro que essa versão de notebook sempre apresente, capacitor SMD aleatório em curto.

 

Eu troquei o capacitor e o notebook voltou a vida, deixei ligado em casa por um tempo, a bateria carregou normal e deu tudo certo, porém o cabo do carregador estava com muito mal contato e meu amigo não disse (comigo não aconteceu porque consertei ele bem rápido). Acredito que ele ficou usando o notebook com o carregador dando mal contato e o notebook começou a apresentar 0% de bateria e não carregava mais mesmo quando o carregador pegava e as vezes o notebook simplesmente apagava.

 

Fui eu novamente, abri o carregador e consertei o cabo, porém a bateria ainda ficava em 0% e se tirasse o carregador ele desligava e de vez em quando mesmo com o carregador ele desligava do nada.

 

Sei que fui vendo uns vídeos, baixei um programa que dava um "Reset na bateria" (o programa vinha em uma pasta chamada HY4231EVM_WIN10) fiz os procedimentos e não resolveu. Porém agora, quando ligo o notebook com a bateria conectava, ele liga por alguns segundos (que varia, as vezes é 10s, as vezes é 30s, etc) e desliga, como se eu tivesse removido o carregador. E ao desconectar a bateria do notebook, ele liga normalmente e se mantém tranquilo.

 

Com a bateria desconectada, a tensão de saída da bateria na placa mãe fica variando entre 1V a 2,4V. Outro teste que fiz é conectar a bateria com o notebook ligado, pra ver se ele desliga, porém continuou ligado e com a tensão de 9,34V da própria bateria, porém não carrega.

 

Gostaria de saber opiniões, se pode ser bateria ruim, ou se é algo na placa mãe. Não encontrei nenhum ponto esquentando, as tensão e 3,3V e 5V todas estáveis...Se quiserem mais alguma informação, posso fornecer.

 

Agradeço e peço perdão pelo texto enorme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parece que o programa que diz fazer o reset na bateria fez uma bagunça na verdade, acredito que tenha piorado a situação. caso o programa tenha falhado (o que aparentemente ocorreu) o chip da bateria pode ter bloqueado, forçando você a fazer um reset DE VERDADE. Até onde sei o único equipamento capaz de fazer esse reset é o NLBA, porém custa cerca de 300 doláres da última vez que olhei. Recomendo trocar a bateria, deve resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que causou uma confusão mesmo...Andei fazendo mais alguns testes, com a bateria conectada parece que é o Windows que não inicia, quando ele vai iniciar o notebook desliga, porém se eu entrar na BIOS, posso ficar lá por horas que ele fica normal.

 

Será que compensa fazer uma atualização completa dos drivers ou formatar de uma vez? Não acredito que seja defeito físico na bateria ou na placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, vale a tentativa, porém é como eu disse, provavelmente você bagunçou o chip controlador bms da bateria, pode ter bloqueado ela, logo necessitando de um reset de verdade. Porém, tente regravar a bios e formatar o sistema, existe a probabilidade de resolver, embora eu continue acreditando que o chip bms tenha bloqueado a bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas C. Storck amigo, se já testou com outros carregadores e mesmo assim não carrega, provavelmente a bateria é o problema mesmo. Seria interessante também formatar ou tentar desinstalar esse programa, pelo que parece esse problema do equipamento desligar ao iniciar o sistema pode ter relação com esse programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhones acabei não testando com outros carregadores, mas acho que o problema não é ele.

 

Eu vou tentar formatar, pois fui fazendo mais alguns testes e voltei na situação inicial, o notebook ligou com a bateria conectada, mas não carregava e marcava 0% e não desligou.

 

O meu medo é formatar e o notebook morrer de vez, porque antes funcionando na tomada do que morto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por todo seu relato, não descarte um problema no dcjack amigo, procurando um possivel mal contato no cabo, ele pode ter 'sofrido' com isso. E a sua bateria esta ruim provavelmente. Para esse teste eu soldaria um fio no positivo ali dele e outro em algum lugar no gnd para por os 19V da fonte. Boa sorte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Peguei um com o mesmo problema, desconectar a bateria ele liga normal, com a bateria liga e desliga em seguida, testei a bateria estava normal, coloquei o linux iniciando com pendrive ligou com a bateria conectada, esperei carregar 100% ai tirei o cabo do carregador desligou na hora, tenho duas placas dessas com mesmo sintomas, acredito que é a bateria realmente...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...