Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Ultrassom Sonopulse iii 1 e 3 mhz, ibramed não funciona.


Posts em destaque

Em 17/02/2023 às 11:50, Rafaoulela disse:

Olá, coloquei os Mosfets na placa e parecia que estava tudo ok, porém, quando fui fazer o teste de funcionamento do ultrassom, esses fusíveis torraram!   @temythIMG_20230216_223912155.thumb.jpg.7e7f6644d4080d3a2b36fa0fc5f98636.jpg

Olha se há alimentação no L7 e L8, acho que deve ter 5v, procura o datasheet  desses 2 CI e verifica se estão sendo alimentados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar errado, mas continuo acreditando que seja problemas em chaveamento nos circuitos de drivers, pois justificam o problema de queima dos MOSFETs originais.

 

Verifique se há pulsos em cada gate. Já qur vc não tem um osciloscópio ou um data analyser, vc pode tentar ouvir a frequência de chaveamento com seguidor de sinais ou entrada de microfone de algum rádio, etc...

 

Eu analisaria toda aquela região, primeiramente.

 

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, nagkiller disse:

Posso estar errado, mas continuo acreditando que seja problemas em chaveamento nos circuitos de drivers, pois justificam o problema de queima dos MOSFETs originais.

 

Verifique se há pulsos em cada gate. Já qur vc não tem um osciloscópio ou um data analyser, vc pode tentar ouvir a frequência de chaveamento com seguidor de sinais ou entrada de microfone de algum rádio, etc...

 

Flw...

 

É complicado, recebi um aparelho praticamente na mesma situação que ela recebeu, no meu caso os fets originais estavam no aparelho, mas todos em curto. Removi os fets, revisei o setor, olhei no osciloscópio e tinha sinal, comprei novos fets e ao colocar os 3 indutores fumaçaram e levou embora os fets que eu tinha colocado. Revisei novamente todo o setor, troquei o IRF e o diodo próximo a  ele, testei novamente com novos fets e agora os mesmos esquentavam muito rapidamente, percebi que um trafo não era original (referência era outra), comecei a testar com o outro trafo e os fets não esquentaram mais. Depois vi que o cabeçote foi fuçado, trocaram o cabo, tiraram o NTC e colocaram um resistor no lugar, o piezo elétrico com aparência de danos.

 

Consegui um outro aparelho para comparação e o que está em manutenção aparenta ter os sinais invertidos, não sei se o outro "técnico" chegou a alterar algo do micro.

 

Lembrando que até o display foi mexido pq quando recebi o Sonopulse estava morto, daí descobri trilhas rompidas no display que faziam o aparelho não ligar, quando eu aplicava pressão no setor o aparelho ligava.

Editado: por LSL
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o produto é "fuçado" sem conhecimento é complicado mesmo. A manutenção não serve para o pseudo técnico reinventar o projeto original (a não ser que a empresa mande para a assistência um retrofit,  que ai éoutra coisa), ou seja, em momento de desespero, sair alterando todo o projeto.

 

Flw...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Rafaoulela disse:

@LSL você conseguiu o equipamento pra fazer as medições? Eu não estou conseguindo reparar o meu, sua colaboração iria me ajudar bastante!!!😉 Procurei o esquema, não tem nem pra comprar.

Pensava que você tinha o esquema, pode ser que tenha algumas diferenças (percebi isso no aparelho que peguei aqui): 

 

Editado: por LSL
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LSL Saudações! Retirei os Mosfets e fiz os testes.

🎯Medi a entrada do trafo em 4.9 1mhz e tem tensão somente em relação ao gnd, entre os 4 pino não tem nada. O secundário TB não tem tensão alguma.

🎯Verifiquei o setor próx ao buzzer e não tem 5v, apenas 3.6.

🎯 Na saída dos drives te 1.6v, está correto?

 

IMG_20230228_130711045~2.jpg

IMG_20230223_113411021~4.jpg

Screenshot_20230228-124441~2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaoulela Tentarei dar uma olhada. Ontem ao obter as fotos notei que o Sonopulse começou a ficar reiniciando quando aperto para parar o processo, espero que não seja a fonte que tb foi mexida e que consegui recuperar(mas ainda possui um  barulhinho e alta frequência que as vezes incomoda)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Rafaoulela disse:

Pensei que esse barulhinho fosse normal... O meu faz um barulho irritante também. 

teve um sonopulse que peguei para comparar os sinais no osciloscópio e a fonte dele emitia menos ruído, mas também tinha diferença em alguns componentes na fonte.

 

Depois tiro uma foto da minha fonte para vc ver se utilizam os mesmos componentes, esse ruído deva ser só a diferença nos projetos (embora seja a mesma pci)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, LSL disse:

@Paulo Noce OK. Pelo que sabia em dicas em que se pudesse avançar na resolução poderia dar joinha, desconhecia se nesses últimos tempos alteraram o modo de distribuição.

este é um tópico de ajuda e não dicas e mesmo sendo, um usuário não pode dar vários j+ para o mesmo usuário em um único tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Rafaoulela 

 

Algumas considerações sobre esses transistores:

 

  1. Veja que o original é do tipo "logic level" com Vgs(th) máximo de 2.5 V, o substituto é um pouco maior, 4 V, os drivers dos mosfets estão trabalhando com 5 V para minimizar o aquecimento, portanto quanto menor o Vgs melhor, lembrando que que há um capacitor de desacoplamento entre a saída do driver e gate do mosfet, limitando ainda mais a máxima amplitude da tensão no gate em relação ao source do mosfet.
  2. O Qg do original é 22,2 nC, e do substitudo é 81 nC, esse parâmetro resulta em uma sobrecarga do driver que terá que fornecer e drenar mais corrente em cada ciclo para que seja possível atingir a tensão Vgs dentro do tempo especifico, nesse caso em 3MHz haverá mais perdas.
  3. O ideal é que você tenha uma balança ultrassônica para conseguir efetuar a medição e calibração da potência entregue pelo equipamento, quando o equipamento está descalibrado é normal haver aquecimento da etapa de saída.

Att.

 

Adriano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um ponto que faltou também é o RDS...

Quanto menor, melhor. Que é a resistência entre Dreno e Source no momento de condução, menor perda e menor dissipação de calor. Mas neste caso o substituto tem um RDS menor.

 

Dependendo do circuito, o é ideal é sempre usar componentes com os mesmos parâmetros.

 

No passado, eu já tive problemas durante o desenvolvimento quando usando mosfet com valor diferente no RDS e não funcionar corretamente, outro projeto parar de funcionar após a substituição por equivalente (mais barato, comprado pelo dpto de compras), por haver o valor de capacitância maior entre de Dreno e Source.

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...