Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP 14 D028BR / OSAMU2 010194G00-35K-G / Sem tensão na L1331

Avalie este tópico:


christian.ricard

Posts em destaque

Boa tarde a todos, estou com esse HP que chegou com o Q1331 em curto, foi removido e analisando a placa nada mais em curto, efetuei a troca e o mesmo foi ligar a maquina e dar vídeo entrou em curto novamente. 

Analisando a placa ví que estava faltando o R1368 de 2R2, coloquei e testei novamente, agora a placa liga porém não tenho tensão na L1331, somente ela está sem tensão, todas as outras bobinas ok. 

 

Eu ví que essa placa costuma queimar mesmo esse mosfet, porém precisava de uma ajuda para seguir nessa analise. 

 

Muito obg. 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/02/2023 às 21:19, master7 disse:

@christian.ricard seria bom trocar o Q1332 também. Qual a resistência dessa bobina? Processador está bom?

 

Boa tarde tudo bem? Troquei o Q1332, mas mesmo sintoma, sem tensão na PL. O processador está bom sim, testei com um meu de bancada.
Resistência entre 4 e 5 ohms. 

Obg.

Editado: por christian.ricard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, master7 disse:

@christian.ricard Quais os processadores vc está usando nessa placa?

 

Ela veio com um SR102 ( Celeron 1000M ) eu testei com um i3 e um celeron tb.... Obg.

 

Não estou conseguindo entender sem o esquema. O Q1331 só tem tensão no Dreno, nem Gate nem Source, muito provável pq não esteja chegando tensão no gate para habilitar. 

Acredito que essa tensão venha do U1302, que tem o Pino 1 ligado ao R1368 que estava faltando. 

Obg.

Editado: por christian.ricard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, master7 disse:

@christian.ricard pergunto porque essa placa, se não me engano só pega processadores até a 3ª geração.

 

Isso mesmo de 3. Cheguei a testar com um B820 de 2, mas não foi tb. Vou fazer um teste. Vou tirar a L1331 e injetar 0.85v pra ver se ela liga. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, christian.ricard disse:

 

Isso mesmo de 3. Cheguei a testar com um B820 de 2, mas não foi tb. Vou fazer um teste. Vou tirar a L1331 e injetar 0.85v pra ver se ela liga. 

 

 

É a falta desse sinal mesmo, sem a L1331 e injetando .9v no pino 2 ele dá vídeo. 

 

Isso com meu processador, o do cliente foi pro vinagre msm. 

 

Agora é ver se acho o pq esse sinal não estar chegando no gate do Q1331 pra habilitar ele. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, christian.ricard disse:

Agora é ver se acho o pq esse sinal não estar chegando no gate do Q1331 pra habilitar ele. 

@christian.ricard sem esquema é complicado. Mas vc pode ir seguindo a trilha dos gates que deve dá em algum resistor e do outro lado do resistor deve dá em um dos pinos do CI responsável pelo pwm do vcore que eu creio que seja o NCP6132A. Se não houver nenhuma trilha rompida, seria bom vc substituí-lo.

Editado: por master7
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Desculpa a demora, acabei deixando essa maquina de lado @master7... vamos lá... em outro fórum achei que esse ci U1302 é um NCP 5911, o Gate do Q1332 vai pro pino 5 do U1302 ( 5 - DRVL Low side gate drive output. Connect to the gate of low side MOSFET).

Pelo jeito tem mais gente que teve esse defeito. 

 

Muito obg pela ajuda.

Editado: por christian.ricard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Depois de muito tempo voltei nessa placa.... 

 

Atualizando o status acima, se eu ligar a maquina nessa situação que citei apareceu uma tensão de 4.9v no Gate do Mosfet Q1332. Assim na L1331 tenho 1.04v, porém essa bobina depois de um tempo (coisa de 30 segundos ) ela começa a aquecer muito, acredito que que seja alto consumo de corrente. 

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...