Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Inspiron 15 3567 / SKL/KBL-U Rev.: A00 / Trava na bolinha de inicialização do Windows

Avalie este tópico:


robertoromeu

Posts em destaque

Olá bom dia! 

Trago para os senhores o caso mais estranho que já vi na vida. Um cliente tentou instalar, por conta própria, um ssd e colocar um hd em uma caddy. Ele fez a instalação do ssd, colocou o Windows para rodar e até ai blz. Porém o hd que ele estava tentando usar na caddy estava com defeito e por isso o sistema reconhecia ele, mas não criava partições nele. Ele ficou tentando fazer o hd funcionar (vai saber que métodos ele usou kkkk) e por fim achou que era uma boa ideia ficar desconectando e reconectado o cabo flat da caddy na placa do notebook com o mesmo ligado. Depois de fazer isso várias e várias vezes. o notebook deu tela azul, desligou e ao ligar novamente travou em meia volta das bolinhas de carregamento do Windows. Desde então ele não passa dai, nem com o sistema do hd, nem com pen drive, sempre trava exatamente na mesma meia volta. Feito o relato completo vamos aos meus testes.

Testes realizados:

1° - Já tentei iniciar com vários tipos de pen drive (GPT e MBR), já tentei iniciar um pen drive com o Sergei STRELEC (para quem não conhece segue o link: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
), já tentei instalar o Windows em um ssd e levar para o notebook e nada disso funciona.

Observação importante: o sergei strelec tem duas formas de iniciar, uma roda em cima do win 10 e outra roda sobre o win 8.1. Ao iniciar ele na versão do win 8.1 o notebook inicia normalmente. Testei também pen drives bootáveis do win 7 e do win 8.1 e ambos funcionam perfeito, inclusive cheguei a instalar o win 8.1 nele e o único detralhe é que fica dando tela azul esporadicamente. 

 

2° - Regravei a BIOS com várias versões diferentes. 

 

3° - Troquei o chip da BIOS. 

 

4° - Fiz downgrade da BIOS até a versão mais antiga. 

 

5° - Atualizei a BIOS para a versão mais nova. 

 

6° - Troquei a memória RAM por uma nova e mudei ela de slot.

 

7° - Troquei o ssd por outro e depois por um hd e por fim sem ssd e sem hd.

 

Estou sem ideia do que fazer. Se algum dos amigos tiver alguma dica agradeço desde já.

 

Obs.: Já instalei duas versões linux (Ubuntu e proxmox) ambas funcionam.

 

WhatsApp Image 2023-02-11 at 09.49.15.jpeg

Editado: por robertoromeu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claramente (ao Meu Ver) o seu Cliente danificou um dos Componentes da Placa Mãe.

 

Portanto , nenhum Procedimento "nessa Linha" do que você fez vai resolver ... (ao Meu ver , Eu)

 

Suspeito de um ou mais Mosfets na Alimentação do Processador/PCH (nessa Placa eles estão juntos) , visto que , ele inicia o Carregamento do Windows e trava sem Concluir (porém uma versão mais "Leve sobiu" [sic] ). 

 

O seu Cliente estava mexendo justamente em um dos Barramentos SATA ... o que para mim , faz sentido ser algum Mosfet ou PWM.

 

Você vai ter que abrir o NoteBook e Remover a Placa Mãe para Medir as Tensões da Placa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito haver um erro 'lógico' aí e não alguma alimentação alterada. Ao meu ver esse cliente deveria merecer gastar com outra placa 😅 em achar que ficar conectando/desconectando ia resolver. Caddy's matam o HD muito rápido, melhor coloca-los em um case. Nesse caso matou a placa!!! Caddy não é um compartimento seguro e robusto para 'prender' o HD, e geralmente eles vão parar ali bem no fim  de sua vida util. Nunca recomendei. Se houver a opção de boot em legacy eu tentaria, e se tiver a opção de IDE, tbm tentaria, as vezes o problema esta na controladora AHCI, Boa sorte.

  • Joinha 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Rods disse:

Acredito haver um erro 'lógico' aí e não alguma alimentação alterada. Ao meu ver esse cliente deveria merecer gastar com outra placa 😅 em achar que ficar conectando/desconectando ia resolver. Caddy's matam o HD muito rápido, melhor coloca-los em um case. Nesse caso matou a placa!!! Caddy não é um compartimento seguro e robusto para 'prender' o HD, e geralmente eles vão parar ali bem no fim  de sua vida util. Nunca recomendei. Se houver a opção de boot em legacy eu tentaria, e se tiver a opção de IDE, tbm tentaria, as vezes o problema esta na controladora AHCI, Boa sorte.

 

 

SiM , faz sentido ,

 

Porém , observe que nessa Arquitetura , o Die da CPU e PCH estão no mesmo Chip ...

E a SATA (IDE/AHCI) está na PCH (no mesmo Chip da CPU).

 

O Windows 10 não completa o Carregamento do Sistema (ele é mais pesado) e já o Windows 7/8.1 "funcionam" MAS , esporadicamente dão Tela Azul , que é na maioria das vezes falha de HardWare OU Drivers , mas aqui a "acho" que a gente pode descartar Drivers...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cesar Aguiar, tbm pensei igual vc, que o problema seria um componente com defeito. Mas procurei e não achei nada. Não digo que vasculhei a placa toda, porém verifiquei o deu. @Rodso cliente já teve que comprar um notebook novo. kkkkkkk (pagou pelos erros e bem caro). E com relação ao que vc falou sobre Legacy eu já tentei e igualmente vc eu suspeito da controladora AHCI (o notebook não tem a opção de IDE), porém como nosso colega já ressaltou a controladora é integrada na PCH que por sua vez é integrada no processador. Ou seja, não dá pra fazer nada que não seja a troca do mesmo. Enfim postei mais para que a gente pudesse discutir esse caso curioso. Mas estou quase convencido de que o problema é físico no processador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que pelo histórico, tudo vai estar ok com esses firmwares. Desconfiamos deles em um cenário um pouco diferente, veja, vc tem imagem na tela, arranque do sistema operacional, em uma sequencia de start, o firmware kbc ja foi lido faz tempo, um problema ali nos daria um outro sintoma, pfv alguém me corrija se estiver errado. Em relação aos controladores na PCH, a gente nem releva muito mais pois ha um bom tempo tudo esta ali 'encapsulado' mas algum bloco controlador pode dar problema e o outro continuar funcionando normalmente. As vezes no lugar de PCH, damos o nome de Haswell.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rods disse:

Acredito que pelo histórico, tudo vai estar ok com esses firmwares. Desconfiamos deles em um cenário um pouco diferente, veja, vc tem imagem na tela, arranque do sistema operacional, em uma sequencia de start, o firmware kbc ja foi lido faz tempo, um problema ali nos daria um outro sintoma, pfv alguém me corrija se estiver errado. Em relação aos controladores na PCH, a gente nem releva muito mais pois ha um bom tempo tudo esta ali 'encapsulado' mas algum bloco controlador pode dar problema e o outro continuar funcionando normalmente. As vezes no lugar de PCH, damos o nome de Haswell.

 

SiM , faz Muito Sentido!

 

"HasWell" (4th) iniciou essa nova Tecnologia nos iNTeL láaa atrás. Desde então é isso aí até os dias de hoje, "em Pleno 2023 (12th) e é isso"   :D

 

Já peguei muito KBC corrompido! Aliás , se você "der um rolê" pelos nossos repositórios , vais encontrar MUITOS dump´s tanto da Main Bios quanto da EC ... e não é à toa , rsrsrs   ;)

Sabe , às vezes a gente fica aqui fazendo altas análises e se pans , o probleminha pode até ser uma sujeirinha , rsrsrs

:D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...