Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Samsung NP350XBE / BA41-02731A / Identificação de componente

Avalie este tópico:


Aderson Caldas

Posts em destaque

Bom dia a todos.

 

Estou com um notebook Samsung, modelo NP350XBE em minha bancada, placa mãe modelo BA41-02731A com o sintoma de ligar, acender os leds, mas não girar o fan e não gerar imagem.

Fazendo a análise, não há curto na linha dos 19V e os 3.3V estão sendo gerados normalmente (placa liga - botão power ok - SIO funcionando).

Inicialmente, imaginando ser problema na BIOS, fiz a regravação com um arquivo sabidamente bom, mas nada mudou.

Indo um pouco mais adiante, observei, com a placa ligada, que não chegava voltagem na bobina da memória RAM mas, como comentei, não há curto na linha. Imaginando que pudesse ser problema nos mosfets, fiz a troca de ambos, sem sucesso.

Agora, a única coisa que restou para testar é o CHIP controlador dos mosfets, mas aí é que mora o problema: como muitos já sabem, é bem difícil encontrar o esquema dessas placas ALLROUND da Samsung, principalmente de modelos mais recentes.

E mesmo com a placa na mão, não consegui uma identificação positiva do CHIP em questão, pois a única inscrição nele é a sequência alfanumérica "EF 6K J39" (vide foto), que nos buscadores e fóruns, não me trouxe nada.

 

Alguém consegue identificar positivamente esse componente e tem acesso ao datasheet, de modo que eu possa tentar adquirir outro componente igual/similar para continuar a tentativa de reparo?

 

Outro aspecto: já busquei também na internet uma placa doadora idêntica para retirar o componente e nada feito. Assim que, se alguém tiver uma doadora, podemos nos comunicar pra fechar um acordo benéfico para ambos.

 

Se alguém tiver o esquema/boardview dessa placa, também seria de grande valia, já que também resolveria meu problema (duvido muito, mas não custa nada pedir, quem sabe, né?)

 

Agradeço desde já qualquer contribuição.

 

Seguem fotos da placa e do componente.

WhatsApp Image 2023-02-14 at 08.37.58 (1).jpeg

WhatsApp Image 2023-02-14 at 08.37.58.jpeg

WhatsApp Image 2023-02-14 at 08.43.01.jpeg

WhatsApp Image 2023-02-14 at 08.43.01 (1).jpeg

WhatsApp Image 2023-02-14 at 08.43.02.jpeg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, uma dica que talvez sirva para toda analise de placas que fizer. Não liberar a tensão das memórias, necessariamente não seria um problema no seu circuito! Veja, nesses casos é muito importante ter a sequencia de start e acompanha-la para saber qual é a tensão da vez que não esta sendo liberada, essa tensão da memória faz parte de toda uma sequencia para ser liberada, e o problema pode estar antes, por isso a tensão no gate não 'aparece'. É um observação importante pois realmente pode estar vasculhando o 'local' errado. Não o vi mencionar que testou com outramemória, fez esse teste? Esse chip controlador dos mosfets que vc cita, precisa de alimentação e habilitação para trabalhar, verificou se essas tensões estão presentes?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hugo_baldez 

27 minutos atrás, hugo_baldez disse:

já peguei alguns Samsung que ligava acendia a luz azul, nao dava imagem e nem aquecia processador. Defeito no ci transferidor de 3 e 5v da uma olhada neles se ta passando tensão quando a placa liga 

 

Demais tensões normais. Bobinas de 3 e 5 gerando normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Rods disse:

Amigo, uma dica que talvez sirva para toda analise de placas que fizer. Não liberar a tensão das memórias, necessariamente não seria um problema no seu circuito! Veja, nesses casos é muito importante ter a sequencia de start e acompanha-la para saber qual é a tensão da vez que não esta sendo liberada, essa tensão da memória faz parte de toda uma sequencia para ser liberada, e o problema pode estar antes, por isso a tensão no gate não 'aparece'. É um observação importante pois realmente pode estar vasculhando o 'local' errado. Não o vi mencionar que testou com outramemória, fez esse teste? Esse chip controlador dos mosfets que vc cita, precisa de alimentação e habilitação para trabalhar, verificou se essas tensões estão presentes?

 

Esqueci de citar TODOS os testes que fiz, mas o da memória foi o  primeiro deles. A memória está boa (testei em outro note) e testei a placa com uma memória sabidamente funcional. Nada feito.

 

Pra ter a sequência de start, precisaria ter o esquema...

 

E sim, chequei as alimentações no CHIP. Estão chegando tensões, mas ter certeza que são as corretas e que estão chegando todas elas, novamente preciso do esquema ou do datasheet...

 

Voltamos ao meu ponto inicial do pedido de ajuda, não?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sim, esta correto, 16Mb 3,3V pelo datasheet. Uma duvida vc fez a regravação com um dispositivo externo certo? Uma questão boba mas vale lembrar. Se atente a tensão de 3V da bateria do circuito C-mos. Faça todos os testes com ela conectada. E quando eu tento umas 3 Bios e não da certo, sempre volto a original.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Rods disse:

É sim, esta correto, 16Mb 3,3V pelo datasheet. Uma duvida vc fez a regravação com um dispositivo externo certo? Uma questão boba mas vale lembrar. Se atente a tensão de 3V da bateria do circuito C-mos. Faça todos os testes com ela conectada. E quando eu tento umas 3 Bios e não da certo, sempre volto a original.

 

Usei a gravadora RT809F.

 

Bateria CMOS ok.

 

Vou regravar a BIOS mais algumas vezes, esperança é a última que morre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corrigindo e atualizando...

 

Sobre a bateria CMOS, uma correção: não tem bateria de 3,3V, pois nesta placa quem fornece 3,3V é a própria bateria do notebook, que está boa (quando conecto a fonte de bancada com a bateria conectada na placa, a fonte de bancada acusa consumo de amperagem condizente com a bateria carregando.

 

Lembrei que eu tenho osciloscópio, rsrsrs...

 

Verifiquei os gates dos dois mosfets e nenhum dos dois está sendo comandado pelo CI controlador. Mais uma suspeita paira sobre aquele CHIP bendito.

 

Baixei outra BIOS, reconhecidamente boa daqui do fórum. Mesmo resultado. Então posso descartar que seja BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Aderson Caldas disse:

A outra possibilidade é descobrir que CHIP é esse

O chip em questão é o da memória rt8207l. Dataheet aqui: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, master7 disse:

O chip em questão é o da memória rt8207l. Dataheet aqui: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

 

Obrigado, master7!

 

Vou comparar o datasheet com o que está acontecendo na placa para ter certeza que trata-se de defeito nele mesmo.

 

Já vi que encontro ele inclusive aqui no BR.

 

Mais uma vez, obrigado pela ajuda!

 

Volto em breve com atualizações

 

Bom dia a todos!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pessoal, tenho novidades...

 

Consegui fazer chegar tensão de memória na bobina. Aparentemente estava faltando tensão de entrada no CHIP de controle (obrigado mais uma vez ao @master7 pela identificação e pelo datasheet do PWM. Nessa mesma batida, também consegui que chegasse 19V na tela, que também não estava acontecendo (ambos dependiam de um sinal lógico "0" para startarem. Obtido o terra, as tensões em ambas apareceram).

 

Mas aí... nada.

 

Usei minha câmera térmica para ver se alguma coisa estava esquentando. Eu até já tinha feito isso e tinha notado um aquecimento no CHIP da LAN. Retirei e, como não houve mudança no comportamento da placa, recoloquei...

 

Dessa vez, decidi retirar de novo e ver o resultado. A placa se comportou diferente (na fonte de bancada, onde o consumo não passava de 140mA, desta vez foi a quase 400mA. Pensei... AGORA VAI!). Mas aí caiu de novo.

 

Eu já havia sentido o conjunto processador/PCH morno, mas nada que levasse a crer que eram eles. Como havia testado as bobinas e não acusaram curto (estava naquela faixa "normal" de resistência de conjunto processador/PCH integrados), segui em frente na análise.

 

Mas na câmera térmica ficou evidenciado, depois que retirei o CHIP da LAN, que a PCH tinha ido pro saco: um canto dela chegando a mais de 50ºC. Depois que retirei o CHIP de LAN, o PWM de 3 e 5V também começou a apresentar leve aquecimento.

 

Enfim... já dediquei tempo demais a essa placa e, no fim, acho que o objetivo do tópico foi alcançado: consegui identificar, graças aos amigos aqui, o componente que, no final, não estava defeituoso, bem como obter o datasheet dele.

 

Mais uma vez, obrigado a todos que contribuíram, especialmente ao @master7 

 

Peço à moderação que feche o tópico.

 

Abraços!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...