Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Compaq Presario CQ50-113BR 360B Dúvida sobre temperatura

Avalie este tópico:


Brunochevette

Posts em destaque

Amigos, recentemente fiz uma leve manutenção num notebook déveras antigo com um core 2 duo T5800 com ddr2 400mhz(Compaq presario cq50 113br) após tudo certo, fiz a troca da pasta térmica e limpei internamente, no Windows 10 em idle ele fica entre 44~53°C, com stress ele vai pra 80° cravado, isso é normal ou a pasta térmica que coloquei ruim?  

Editado: por Brunochevette
Correção
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Brunochevette alterou o título para Compaq Presario CQ50-113BR 360B Dúvida sobre temperatura

@Brunochevette Obrigado por corrigir o título. Pasta térmica otimiza entre 5 e 10º. Essa diferença não se pode atribuir a ela. Pela vida útil do processador, seria interessante testar com outro. Me diga como esta o desempenho da máquina, quando vc estressa e chega a 80º. Apresenta lentidão?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que deve-se evitar o uso daquela pasta térmica branca, que é horrível e de baixa qualidade.

Dê preferência à pasta térmica de prata que é muito melhor, e como mencionado acima, não colocar demais, apenas o necessário sobre o núcleo.

Não utilizar nenhum thermal pad ou coisa parecida. Apenas pasta térmica.

É bem raro acontecer, mas já peguei notebooks com problema no dissipador de cobre, onde o mesmo não conduzia o calor do processador até o encontro com o cooler e causava aquecimento excessivo.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, elias.girardi disse:

Lembrando que deve-se evitar o uso daquela pasta térmica branca, que é horrível e de baixa qualidade.

Dê preferência à pasta térmica de prata que é muito melhor, e como mencionado acima, não colocar demais, apenas o necessário sobre o núcleo.

Não utilizar nenhum thermal pad ou coisa parecida. Apenas pasta térmica.

É bem raro acontecer, mas já peguei notebooks com problema no dissipador de cobre, onde o mesmo não conduzia o calor do processador até o encontro com o cooler e causava aquecimento excessivo.

Boa sorte!

Sim, esses dissipadores tem um gás que perde eficiência ou o cobre se degrada deixando  gás escapar e com isso perde o seu objetivo.

 

Tenho um Dell aqui com esse problema.

O problema maior é que só acha usado e o risco de comprar um que esteja no mesmo problema é grande.

 

Editado: por xandy_73
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rods disse:

@Brunochevette Obrigado por corrigir o título. Pasta térmica otimiza entre 5 e 10º. Essa diferença não se pode atribuir a ela. Pela vida útil do processador, seria interessante testar com outro. Me diga como esta o desempenho da máquina, quando vc estressa e chega a 80º. Apresenta lentidão?

O note não apresenta perda de desempenho, estou usando o Windows 10 monitorando a temperatura com HWmonitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, e_favero disse:

Sem contar o fato do Sistema Operacional ser muito pesado para este hardware. Memória com 400MHz é muito lenta. Já olhou o Gerenciador de Tarefas para ver se o processador não fica constantemente em 100% de uso pelo S.O.?

RAM fica no máximo usando 1.1Gb em estabilidade, ao abrir um navegador já sobe um pouco mais, mas não chega atingir 100% da RAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por pratica da vida, se não há perca de desempenho, não se preocupe muito, alguns não vão concordar, mas veja, para mim cravar os 80º ja esta errado. A temperatura deveria flutuar. Como assim vai subindo e chega aos 80º e para? As vezes, o circuito de monitoramento da temperatura pode estar com problema tbm, ja vi isso acontecer. 85º é a máxima para ele, mas considere picos dessa temperatura, se trabalhar assim, com ctza vai ter problemas. Com 80º já há um comprometimento. Minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brunochevette Leia esse tutorial, identifique a placa corretamente e acerte o título de seu tópico: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, CJ disse:

@Brunochevette Leia esse tutorial, identifique a placa corretamente e acerte o título de seu tópico: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Existe a possibilidade de o modelo da mobo estar em um adesivo na carcaça do notebook?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Brunochevette disse:

Existe a possibilidade de o modelo da mobo estar em um adesivo na carcaça do notebook?

@Brunochevette, você terá de desmontar o notebook. Se eu estiver certo, na parte de trás da placa deve ter um retângulo branco e dentro escrito assim:

 

07263-2
Vitas MB
48.4I501.021

 

* aproveita e veja se há um chip gráfico perto do chipset ponte norte, como na foto abaixo. Se tiver, o aquecimento excessivo pode vir também do chip gráfico.  Confira a condição dos thermal pads. Se eles estiverem meio "esfarelando" troque por novos e uma pasta térmica de qualidade...

 

488338-001 - 48.4I501.021.png

488338-001 - 48.4I501.021 (3).png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, e_favero disse:

@Brunochevette, você terá de desmontar o notebook. Se eu estiver certo, na parte de trás da placa deve ter um retângulo branco e dentro escrito assim:

 

07263-2
Vitas MB
48.4I501.021

 

* aproveita e veja se há um chip gráfico perto do chipset ponte norte, como na foto abaixo. Se tiver, o aquecimento excessivo pode vir também do chip gráfico.  Confira a condição dos thermal pads. Se eles estiverem meio "esfarelando" troque por novos e uma pasta térmica de qualidade...

 

488338-001 - 48.4I501.021.png

488338-001 - 48.4I501.021 (3).png

Nesse exato momento n tem como pois estou na correria e provavelmente ele vai ficar desmontado por diversos dias sem eu ter tempo pra remontar, seria possível algum superior fazer a remoção do meu post?

Em 15/02/2023 às 14:25, e_favero disse:

@Brunochevette qual versão do BIOS está na placa? Você pode baixar a versão F.65 da Internet e atualizar. Pode ser que haja alguma melhora na temperatura. A HP costuma fazer melhorias no controle de temperatura nas atualizações de BIOS...

O modelo da minha bios é a F.65, foi difícil demais achar um arquivo de BIOS pra esse notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...