Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Notebook positivo sim + não liga - placa mãe MB40IA1 Rev 01

Avalie este tópico:


artemio

Posts em destaque

Boa tarde,

 

estou com essa placa que não liga, já fiz o teste de curto (tirei memórias e processador, depois coloquei o multimetro em teste de continuidade, ponta preta no terra da placa, fui colocando o positivo nas bobinas até que uma das bobinas apitou curto), então peguei a fonte de bancada (variável), coloquei em 3vlts, aterrei o negativo e injetei na bobina que deu o curto, só a ponte norte esquentou, como posso proceder com os testes?

Editado: por Gilson Macedo
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

Esta placa é comum queimar o I/O dela, pondo o 3.3VA em curto com GND.

Se voê medir os FETS PU4 e PU5 e ambos estiverem com seus terminais de saída de tensão regulada (entra 5VA sai 3.3VA) pode trocar I/O que resolve.

 

Caso não seja este o problema, outro componente que costuma queimar é o fusível PF1 (um verde bem próximo ao conector DC/DC da placa filha).

 

Se mesmo assim, o PF1 estive OK, meça o PD2 (próximo ao conector da bateria), deve haver 5,47V, que é um zener de proteção para o CI PU1, caso não haja, trocar o mesmo.

 

Se houver esta tensão, prossiga medindo o resistor PR46, deve haver aproximadamente 10V (5VA_LDO), que é responsável por chavear os transistors da linha +5VA.

 

Por fim, medir o capacitor SMD PC524 (lado bot), próximo ao CI PQ511, que também faz parte da linha de +5VA. Geralmente há fuga neste ponto da placa, troque neste caso, PQ511 e PQ510.

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tbm estou com a mesma placa na bancada. Ela tem os 5V no botão power, liga o led mas não puxa carga nenhuma da fonte de bancada, fica no 0,02A. Encontro as tensões na BIOS, no conector da bateria, 5V na placa e 1,5V da memória. Restante nao acho mais nada. Suspeito do ITE. Vou fazer os testes indicados pelo CHACO e já posto o resultado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo os testes do CHACO, a minha placa mãe só não tem tensão no capacitor SMD PC524. Os CI PQ510 e PQ511 estão OK, mas acredito que a voltagem q vem do capacitor PC524 acione o gate do PQ511.

 

No CI PQ511 chegam 5 volts mas nada sai dele...

 

estou baixando o esquema, mas se alguem tiver uma dica, ajuda bastante!!

 

vai um joinha pro chaco

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no esquema que baixei não localizei o Pino correspondente ao PM_SYSRTS. medindo o I/O localizei apenas 3,3V nos pinos (14,18,26,51,57-64, 93, 104, 107, 120,127) entre outros q nao mencionei.  Não achei 5V em pino algum,

 

Quanto ao Q6  nos pinos 5-8 tem 5V.  nos pinos 1,2,3 nada e nem no 4.

 

Nao desconfio do I/O, vc ainda suspeita dele?  Vou fazer uma resolda pra ver se nao tem solda fria nele.  Lembrando que as mesmas tensões que encontro na placa antes de startar são as mesmas depois q starto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, se você encontrou 3,3V. é obrigatório existir a tensão de 5VA. Meça os terminais dos FETS bem próximos do IO, você deve encontras estas tensões.

 

Lá em cima, no conector da bateria, tem um diodo PD2, tem um terminal que você deve encontrar 5,47V, se ele estiver acima disso, ressolde o BIOS. Também pode ser o IO com solda fria, o defeito é o mesmo.

 

Se encontrar tudo isso, do outro lado da placa, tem dois FETS (PQ508 e PQ510), ambos chaveam o 5VA, meça o capacitor, ali fica uma fuga de 5V, troque os dois neste caso.

 

DICA: quanto você pluga a fonte na placa filha, observe o LED azul da placa, veja se ele pisca. Caso sim, provavelmente o IO está OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo Chaco, pelo visto será o I/O. Com a placa alimentada encontrei todas as tensões que vc mencionou, o que não comprovou de fato ser o I/O. Mas a placa ao ser plugada, não pisca o led azul e ao startar só acende o led branco do botão power e o led azul não. Me confirme se o normal é no PQ 508 é chegar 19V e nada sair.  No PQ 510 chega 19V, sai 5V que vai pro PQ 511 e nada sai dele.  Não achei fulga dos capacitores.

 

No aguardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos estou com uma placa dessas que liga só o LED do power mas não aciona cooler nem nada, quando liguei fora da carcaça fez a mesma coisa, porém depois que removi o aterramento do cabo que vai da mother pra placa power/rede ela ligou o cooler e piscou como se fosse ligar, se colocar o terra a placa volta na mesma liga só o LED do power e mais nada. Pode ser o ITE gerando curto no ground?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olhe proximo ao ci de audio, costuma ter alguns capacitores com defeito muitas vezes ate visível a olho nu por estar oxidado, remova-os e faça uma limpeza e se não resolver remova o ci de audio tambem.

Outro defeito típico destaplaca são os transistores PQ5, PQ3 E OS DIODOS proximos soltarem da placa ou dar algum defeito, neste ultimo caso a luz do power ate liga mais o note fica morto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei uma coisa que me deixou intrigante, e parece que estou perto do problema, quando eu relo o dedo na super I/O o note liga mas logo desliga :o

 

Ressoldei ela mas acontece a mesma coisa, relo o dedo nela e o note liga, se eu não encostar na super I/O o note só liga o LED do power.

 

Os pinos 1,2,3 do Q6 ficam sem tensão quando eu ligo a placa, mas se eu relar o dedo na super I/O elas sobem até 2,5v e logo o note desliga!

 

Vou trocar ela e ver no que da!

 

Obs. Só liga mesmo se relar na super I/O em outros componente não faz nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 1 ano depois...

Pessoal seu que e tarde responder esse tópico mais não posso guardar essa dica só comigo.

peguei uma placa dessa tava ligando e desligando ressoldei o I/O e ele ficoi ligando e desligando logo sai apertando todos os PWM's da placa até encontrar o PU3 e logo o mesmo subiu video!! resolde os PWMs que pode ser so uma solda fria e partir para o abraço!!! Vou até abrir um Tópico com esse defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...