Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como interpretar corretamente o funcionamento VCORE

Avalie este tópico:


CHACO

Posts em destaque

Olá a todos.

 

Observação: Este procedimento serve para 99% dos casos de notebook fabricados de 2006 até hoje.

 

Segue abaixo uma análise de como entender o funcionamento do circuito de VCORE de um notebook.

 

TUTORIAL

 

Obviamente, tudo se inicia com o plug DC/DC conectado ou bateria.

 

Encontrando a tensão de VCORE

 

Geralmente, o circuito VCORE é alimentado com tensão que varia de 0.9V até 1.2V (tensão baixa, corrente alta => efeito Joule), portanto o primeiro passo é medir se existe esta tensão em algum ponto próximo ao socket do processador. Lembrando que esta tensão só existe com o mesmo devidamente encaixado na placa. Para placas com processador integrado, a tensão de VCORE costuma ter um delay (atraso) em relação a corrente, portanto, perceba que tal tensão demora em torno de uns 1,0s ou 2s para subir.

 

Casos para análise

 

Caso I - Não há tensão de VCORE (a)

 

A PLM liga, porém não há tensão de VCORE (processador não esquenta). Observar tensões que alimentam o CI de VCORE, como 3.3V e 5V (não é necessário verificar o VIN, pois a placa já ligou...).

Quando se trata de 3.3V ou 5V, quer dizer em termos técnicos que sejam as tensões 3.3VS e 5VS, isto é, tensões que só aparecem quando a placa está ligada. Isto é importante, pois a placa liga sem estas tensões (caso não estejam em curto) e as vezes acabamos por condenar algum BGA por engano.

 

Caso II - Não há tensão de VCORE (b)

 

Verificar o CHOKE (espécie de indutor/filtro). Este componente é responsável por filtrar qualquer instabilidade da fonte e se o mesmo estiver aberto ou com indutância alterada, o VCORE não sobre. Vale lembrar que fontes genéricas causam problemas com o tempo neste componente, e como ele é um "curto", geralmente mede-se continuidade no mesmo para verificar se não abriu e, mesmo medindo e ele apresentar continuidade (escala de diodo), não representa que esteja em pleno funcionamento. O melhor a fazer é medir sua indutância ou trocar por outro e testar.

 

Caso II - Não há tensão de VCORE ©

 

O CI que gera o VCORE é complexo e trabalha diretamente com o processador. Em qualquer placa haverá 8 bits de check feitos pelo processador (daí a necessidade de haver o processador plugado para que haja VCORE). O sinais (bits) chamam-se VID, que estende-se de VID0 até VID7. Não adianta eu dizer aqui qual valor de VID (se é zero ou um), pois cada placa tem seu parâmetro, isto verifica-se consultando o datasheet do CI de VCORE. O que se pode fazer é é mais prático, é medir os pontos de VID e deve-se encontrar tensões iguais a VCORE. Um exemplo de faixa determinados pela INTEL são a seguir:

 

VID0 = 1

VID1 = 1

VID2 = 0

VID3 = 1

VID4 até VID7 = 0

 

Isso dará uma saída lógica que irá "dizer" ao processador que está tudo bem e pode prosseguir.

 

Perceba que se haver qualquer diferença, não subirá VCORE, é um esquema de proteção (tando de segurança. quanto de padrão).

 

Mesmo que haja o set correto de bits no CI de VCORE, é necessário ainda medir sinais comuns como _LX, frequência (onda quadrada, basta medir diretamente nos FETS), aterramento AGND.

 

Caso II - Não há tensão de VCORE (d)

 

A ponte sul (quando tem), é responsável por emitir um sinal lógico na seguinte sequencia:

1) Envia um sinal ao gerador de clock (14MHz), geralmente chamado de CLK_PWRGD, isto significa que na melhor das hipóteses, a SB está funcionando e envia tal sinal ao gerador de clock.

2) Daí, o gerador envia outro sinal ao CI de VCORE para o mesmo entrar em modo de trabalho, geralmente chamado de VCORE_CLK_EN. Observe que sem este sinal, o CI de VCORE não funciona.

3) Verificar se o cristal de 14MHz está oscilando, pois sem o mesmo todos os sinais acima não funcionam.

4) Existe um transistor chaveador que manipula estes sinais, é bom saber qual é ele.

5) I/O emite um sinal chamado VCORE_ON, verificar a frequência do I/O e tensão neste ponto, deve ser 3.3V cravado.

 

Caso III - Há tensão de VCORE, processador não esquenta

 

Verificar os FETS, CPU_VIN. Tais componentes precisam trabalhar juntos para fornecer a corrente necessária para o funcionamento do processador. Geralmente acontece de um deles entrar em curto (fácil detecção) ou entrar em fuga de corrente (média detecção) ou ainda saturação (difícil detecção). A melhor saída é trocar todos, pois mesmo medindo-os na placa, aparentam estar OK.

Existe sempre um zener regulador de 18V/21V, este costuma trabalhar como um fusível, ou seja, um curto, não haverá corrente.

Por fim, estes FETS exigem uma carga pesada, pois regulam diretamente a tensão de VCORE (pegam o VIN e transforma em 0,9V~1,2V), sempre que for trocá-los, não expor a altas temperaturas por muito tempo ou de placas já condenadas.

 

Caso IV - Há tensão e o processador "frita"

 

Existe um sinal comum que também é necessário para ativação do VCORE, é o 1.05V da placa. Caso este sinal esteja anormal, muitos casos ele até queima o processador. Portanto, verificar sem processador (é possível medir sem o mesmo). Isto acontece porque este sinal alimenta BGA norte e BGA sul e muitos outros pontos da placa. Verificar impedância deste sinal. Caso esteja muito baixa, pode ser algum componente em curto ou mesmo SB ou NB.

 

Outro caso é eletrolítico do socket. Às vezes este entra em curto apenas com processador plugado, então deve-se trocá-lo, inclusive os componentes em série com ele e os de linha +B.

 

Algumas dicas extras:

 

- Deve-se encontrar onda quadrada nos FETS inter polarizadas, isto é, num FET você encontra fase positiva, na outra fase negativa (usado termo fase aqui apenas para ilustração, visto que é comum em placas desktop).

- No CHOKE você encontra a mesma coisa da dica anterior.

- Cristal de 32.768KHz. Se este não oscilar, a SB não funciona, não tem pulso para gerador de clock, em consequência não terá VCORE_ENABLE, não haverá VCORE.

- Existem indutores que filtram o VIN e geram os _LX. Verificar os mesmos.

- Capacitores SMD rachados ou quebrados entram em curto, as placa as vezes liga, mas não gera VCORE.

- Por projeto mal feito, certas placas possuem o VIN na mesma linha em que são gerados as fases do VCORE, como VIN do LCD. Isto pode queimar as saídas LVDS e inclusive a linha VCORE.

 

Tutorial elaborado por Anderson C.

 

Até o próximo tutorial!

 

Edit: postagem original restaurada.

  • Joinha 14
  • Legal 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Apenas para trocar uma idéia. Já observou que quando não processa nada a tensão é 0,9V e quando está processando a tensão é 1,2V?

Isso também pode valer como dica, como por exemplo; vc encontra 1,2V isto quer dizer que está processando, mas não tem nada na tela,

então o problema pode estar relacionado ao circuito de enable, tela, cabo LVDS etc.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  sim,está correto pode ser outro problema como citou acima ,ou algum problema relacionado com o bios (''o'' pois é uma abreviação) ou memória pois o vcore pode está atuando e ok porém outro setor da placa impede a mobo de funcionar.

  e a propósito muito bom tutorial,tanto pra quem já é rodado na área e aos novatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos. vejo que falam do Vcore porem nao vir nada aqui de titorial' date=' Alguem pode me me enviar por favor gostaria de entender esses quesitos.! [/quote']
Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
tutorial sobre vcore vc encontra uns na seção de treinamento.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os VIDs serve para informar ao CI PWM através de níveis lógicos determinados pelo processador qual é a tensão VCORE de operação do processador,  determina-se assim o VCORE correto.  isso é definido pelo processador, a tensão de alimentação varia para cada modelo.  o PWM irá interpretar estes níveis através de uma tabela que consta no próprio datasheet,  e assim gerar corretamente o pulso nos gates do mosfets. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 8 meses depois...
  • 2 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...