Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Yowoo Bateria de grafeno/ Solução para carregamento

Avalie este tópico:


temyth

Posts em destaque

Olá pessoal, estou fazendo um projeto de RC e estou trabalhando na parte as baterias no momento.

Procurei por baterias que carregassem rápido já que é um grande diferencial e achei as baterias de li-po "grafeno"

Já sabemos que não é grafeno de verdade e somente uma folha de carbono,  porém mesmo assim isso aumenta a condutibilidade e aumenta a velocidade de carga e a potência de descarga.

Tendo isso em vista, a possibilidade de carregar mais rápido é mais alta. Porém, ao entrar em contato com a Yowoo, os mesmos afirmam que é somente possível carregar à 1C, que é a mesma taxa de carregamento de Li-ion normal, o que é intrigante. Conversando com donos dessas baterias, os mesmos afirmam carregar em 35~40min a mais de 1.5c. O que me resta a dúvida, posso carregar a mais de 1C?  E se sim como calculo?

Além disso, tenho a dúvida de qual seria a melhor forma de carregar um pack de 3 células, ligando todas em série e carregando com uma tensão alta porém enfrentando a impedância das baterias em série, ou carregando todas em paralelo  com uma voltagem baixa e corrente alta sem a alta impedância?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai @temyth, sou novo no fórum mas em parte de carga de baterias posso te dar apoio.
Poder você pode carregar com quanto quiser mas a vida útil da bateria vai sendo reduzida pela maior corrente de carga podendo chegar a zero (matar a bateria), o fabricante sempre vai te recomendar uma carga pra ter a melhor vida útil da bateria. As vezes é melhor ter bateria de reserva do que ter uma única e ter que dar carga rápida. 
1C é a corrente nominal dela, uma bateria de 2Ah (2000mAh)  carregando com 1C vai estar com 2A de corrente, 1.5C vai estar carregando com 3A de corrente.
Em paralelo as correntes somam quanto maior a corrente maior a perda interna do carregador.
Uma forma pra ganhar tempo de recarga é usar a mesma metodologia do turbo charger de celular (faço isso com fonte de bancada). Quando a bateria esta zerada a corrente de carga fica baixa também, injeta uma tensão maior que a recomendada mas limita a corrente na nominal, no final do carregamento a corrente cai sendo necessário reduzir a tensão para não danificar a bateria.
Sempre que for testar algum método de carga monitore as temperaturas da bateria.

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disponha. Existem algumas aplicações com anel rotativo (envolvedora de palete) que usam capacitor no lugar de bateria pra ter uma carga quase instantânea, se roda um motor de 1cv já da pra chamar de bateria rsrsrsr, mas bateria pra carga rápida ainda está em desenvolvimento. Dá uma pesquisa em bateria de estado solido é o melhor que se tem hoje em velocidade de recarga.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...