Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dell Inspiron 3443 - 13269-1 FX3MC - Não Carrega Bateria

Avalie este tópico:


James Walker

Posts em destaque

@James Walker , você pode alimenta a placa pela fonte de banca só pra ver se a tensão do source vai passar para o dreno do PQ4201. Faz isso e post aqui...

 

19v no dreno do PQ4201 e chegando ao divisor de tensão ligado na base do PQ4202, vai fazer o PQ4202 conduzir e aterrar a tensão 5v no gate do PQ4102, isso deixa ele em corte, ou seja, a tensão do dreno do PQ4201 não passa para o source. Mas como o diodo interno do PQ4102 está no sentido correto da tensão 3.3v, ele está como uma chave fechado, então deveria conduzir os 3.3v. 

 

Ver pra mim se é isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC 

1 minuto atrás, LEONTEC disse:

Já era pra ter feito isso...kkkkkk Testa com uma fonte com a potencia maior.

Então... Não tenho nenhuma aqui. Só essa minha que está com 19V no ID. Poderia tentar construir o circuito para tentar enganar a placa. Vou Fazer as medições com a fonte assimétrica e posto aqui.  Muito obrigado por mais essa ajuda :)

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker , a tensão 3.3v chegou no dreno do PQ4201 alimentando a placa com a fonte de bancada? 

4 horas atrás, James Walker disse:

Testado. Não há 19V no dreno do PQ4201 com a fonte assimétrica. 

Mas a tensão de 3.3v deveria passar!!!! Com a fonte de bancado meça D, S e G do PQ4201 e post aqui. 

 

Pega o carregador e meça o pino central pra ver se tem 19v lá dentro do plugue. 

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, James Walker disse:

A unica fonte que está mandando 19V para ele é a minha fonte original.

Ta errado! Imagino que esteja errado isso... Alimentado a placa pela fonte de bancada, deveria aparecer 3.3v no pino 4 do DCjk. Se tiver 19v também no pino centro do carregador acredito que esteja errado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Não estou um PQ4102, somente o PQ4202... É a esse que se refere? Se sim, Vou deixar anexado a imagem com as aferições que realizei.

 

O pino central com a fonte de bancada está dando 0.54V. Somente apresenta 19V com minha fonte original que estou desconfiado que está com algum problema...

 

 

unknown_2023.03.14-15.49.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Peço perdão. Acho que já estou ficando meio confuso com tanta aferição... kkkk

 

PQ4201

 

0.54 Dreno
5.24 Gate
0.53 Source

 

Você não me recomenda tentar construir o circuito para fazer um teste? Não estou conseguindo encontrar uma fonte original emprestado para tirar essa duvida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, James Walker disse:

PQ4201

 

0.54 Dreno
5.24 Gate
0.53 Source

 

Dessa forma que está aí com essa tensão baixa no source do PQ4201, está errado. Veja que a tensão chega nessa linha através do PR4204, vai para o EC, passa pelo PR4205 e chega ao source do PQ4201 e deveria passa para o dreno.

 

 

Anotação 2023-03-15 084054.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Acabei de fazer uma aferição aqui. Terminal 1 apresentando 3.39V. O terminal 2 (PSID_EC) do PR4204 está apresentando os 0.54V. Fui olhar no esquema elétrico a fim de entender a resistência dele. Lá consta 499R2F-2-GP e, para ser honesto, não entendi o quanto de resistência poderia ser. Medi ele e está dando 2.162K. Será que temos uma resistência alterada? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker , esse resistor PR4204 é de 2.2R amigo, está medindo um pouco baixo do valor correto, só que resistores alteram pra mais, e não pra menos, é o que eu entendo. Veja na imagem que postei o valor do resistor. As vezes fazer leitura de componentes fixado na placa pode retorna uma leitura errada, por isso é aconselhável sempre aferir eles fora da placa. Se tiver dúvidas, pode remove-lo e fazer as medições fora. Até agora só vejo o erro nessa linha que está sem essa tensão 3.3v.

 

Antes, você disse que o source do PQ4201 tinha 3.3v, você deve ter aferido o pino errado. Sua placa está ligando, só não reconhece o pino central do carregador e o EC também não está reconheço pela falta de tensão nessa linha.

 

Atenção! Se você remove o PQ4201, e fazer jumper, depois colocar o carregador que você diz ter 19v no pino central, você vai jogar 19v no EC, aí a placa vai parar de ligar e vc vai ter mais dor de cabeça. Então, presta bem atenção antes de qualquer procedimento. Ao meu ver, o problema está bem fácil de ser resolvido.

 

1º Tem que achar o culpado que está matando a tensão dessa linha. Vai fazendo algumas troca se tiver dúvidas e avança no reparo. Eu acho que já se foi muito tempo nesse circuito.

 

2º Tem que ter um carregador correto do equipamento sabidamente funcionando pra que ele receba a tensão 3.3v no pino central.

 

3º Procura o arquivo boardviwe dessa placa pra facilitar as suas aferições, pode ajuda-lo muito nessa parte.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Boa tarde!

 

Custei conseguir uma fonte original para estar realizando testes...

 

Troquei o resistor por um de 2.2ohms. O pino ID reconhece 3V, mas ainda apresenta a mensagem de erro sobre o carregador. A fonte que pequei emprestado com um amigo é de 90watts.

 

Medindo o PQ4201 temos a seguinte leitura:

 

3.39 D
5.22 G
3.39 S

 

Sei que já estou a muito tempo nisso, mas não ligo muito para o tempo que fico em um trabalho complexo. Desde que faça da forma mais segura possível e resolva o problema 😛

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Dell Inspiron 3443 - 13269-1 FX3MC - Não Carrega Bateria

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...