Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica GTX 1070 não roda os fans mesmo em temperatura alta

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Pessoal, tenho uma placa GTX 1070 (Zotac AMP Edition) e ela parou de rodar os fans o que tava aumentando muito a temperatura.

 

Softwares de monitoramente reconhecem a placa, ela funciona normalmente, porém não posso jogar se não esquenta novamente.  Eu verifiquei que o sinla de PWM que deveria ir para as fans está em curto com o GND durante todo o tempo de uso da placa.  Nos softwares de monitoramente informam que há Duty Cicle do PWM, mas esse sinal nunca chega nas fans.

Verifiquei todos os componentes ao redor dos pinos das fans e nenhum parece estar com defeito.  Porém no esquemático diz que o o pino de PWM após passar por esses componentes que mencionei vão direto para o chip.  Eu acredito que tenha um circuito intermediário antes de relamente chegar na pinagem da GPU em si, porém não consegui encontrar, gostaria de uma ajuda pra identificar possíveis locais onde testar e medir as tensões para tentar achar o problema ou até mesmo alguém que possa oferecer um BoardView para a placa.

 

Obrigado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as tensões que o esquemático mostra estão corretas.  Os componentes como resistores, capacitores, o diodo duplo do esquemático estão bons também.  Acredito que o problema esteja em outra parte do PCB antes de, de fato chegar na pinagem da GPU que controla o PWM das fans.  No esquemático que to mostrando aqui os fios dos pinos 1 e 2 que se extendem para a esquerda vão para a GPU de acordo com o documento.  Alguma ideia onde posso testar se tem algum curto?

 

problema.thumb.png.95532857da05e10c42a7a9b29b9af084.png

Editado: por Matheus Vinícius Andrade
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Matheus Vinícius Andrade disse:

Todas as tensões que o esquemático mostra estão corretas.  Os componentes como resistores, capacitores, o diodo duplo do esquemático estão bons também.  Acredito que o problema esteja em outra parte do PCB antes de, de fato chegar na pinagem da GPU que controla o PWM das fans.  No esquemático que to mostrando aqui os fios dos pinos 1 e 2 que se extendem para a esquerda vão para a GPU de acordo com o documento.  Alguma ideia onde posso testar se tem algum curto?

 

 

Me parece que o "ponto do curto" de sua análise se referencia com GND mesmo, e se for assim, e o circuito estiver se referenciando ao mesmo 'comum' a indicação de curto estará presente mesmo.  Se C518 e C520 estivem normais você teria a tensão para os 'fans'. Foi o que deu para perceber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui um Bordview de uma placa que usa basicamente uma arquitetura da PCB bastante semelhante e de fato o pino de curto vai direto para a BGA do chip, suspeito que possa ter algum resíduo de algo fazendo as esferas se enconstarem.  Vou tentar realizar uma limpeza com alcool isopropilico aqui e se não der certo tentar um reflow, e se tudo der errado vou tentar procurar uma assistência para avaliar novamente.  Mas acredito que se tudo der errado tem que fazer reballing mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...