Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Fonte OnePower - MP500W3-I - Não liga

Avalie este tópico:


Oseiasgs22

Posts em destaque

@master7, @Gilson Macedo, @ohm Boa tarde, amigos. Fonte não é minha praia, mas já consertei há alguns anos algumas fontes, depois nunca mais. Mas essa fonte da descrição chegou até mim hoje, o cliente disse que ouviu um estalo e depois não ligou mais. Abri a fonte e verifiquei que o fusível está intacto, fiz medições das saídas e não tem voltagem nenhuma, nem de stand-by, nem de +5v, nem de +12v e etc... Verifiquei que os capacitores de filtros e está medindo voltagem de 179v em cada um deles, então descarto curto (num primeiro momento) ou defeito na ponte retificadora. Os amigos que tem experiência em fontes, poderia dar uma luz do porque não está saindo as voltagens nos conectores, mesmo a fonte aparentemente estando normal? Desde já, muito obrigado.

 

 

Imagem do WhatsApp de 2023-03-18 à(s) 12.36.31.jpg

Editado: por Oseiasgs22
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Oseiasgs22 . Sugiro que você comece a pesquisar o circuito que gera a tensão de stand-by pois essa tensão também alimenta outros circuitos da fonte (por ex. o CI supervisor das tensões de saída) e se ela não estiver presente a fonte não irá ligar.
Se você não souber qual o circuito responsável por gerar a tensão de stand-by, poste uma foto da placa com boa resolução para tentarmos identificar o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

 

@Oseiasgs22 encontrei uma foto da placa do modelo de sua fonte no tópico mencionado abaixo.

 

É uma fonte estilo “genérica” sem pfc, possui circuito de stand-by independente.

Veja os componentes em destaque no círculo vermelho. Ali é ic pwm de stand-by, próximo dele tem resistores de baixo valor que limita a corrente, pode ser que esteja aberto. O estralo pode ser algum semicondutor que “trincou” por sobre corrente ou transiente. 
 

Ela não foge da regra, o circuito de stand-by tem que estar funcionando antes de tudo. Então, será seu primeiro ponto de testes. 
 

7326AEF5-3B26-4996-9D8C-4CCAB1A5FF7F.thumb.jpeg.d5381d2ed21e4ed4c46f6c0166e71deb.jpeg

 

Imagem extraída desse tópico:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoeRob @ohm Bom dia, amigos. vou verificar e segunda retorno. Mas verifiquei num primeiro momento que esse componente amarelo, bem ao lado do diodo, que parece um capacitor de tântalo, ou varistor, está com a PCB ao seu redor bem escurecido, como se tivesse havido uma sobre corrente. Desde já, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...