Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Ipmh110p liga e não da video


Posts em destaque

Bom dia! Tô com essa placa mae desktop, IPMH110P, e tenho dúvidas sobre um componente que encontrei nela com a seguinte nomenclatura: J83k60x. Ele controla o Gate de um mosfete, mas não consegui encontrar o datasheet e nem uma pista sobre ele. Gostaria de saber se alguém poderia ajudar postando uma referência que me ajude a procurar esse componente. Obrigado! Só pra constar: Encontrei aqui mesmo no site um esquema bem parecido (GA-h110m-h). Pelo esquema, eu descobri que a tensao que falta é a de 0.95v. Porém nesse esquema, quem controla essa fonte de 0.95v é um Amp op LM358( padrão em placas desktop). Já nessa placa que ta comigo, o controle dessa fonte é feito de outra maneira, talvez por um pwm,(não tenho certeza porque não achei esse datasheet)

Editado: por adriano vasco
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, as tensões vão sendo liberadas conforme a sequência de start. As vezes não ter a tensão nesse ponto, pode ser um problema bem antes, entende? Tem osciloscópio para monitorar os pinos 1,2 e 3 do BIOS? Eu tentaria no seu caso regravar o BIOS, aqui no Forum tem o arquivo e veja a quantidade de download, o que prova que pode ser um problema comum nessa placa.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Pior que faz muito sentido! Eu até regravei com outro arquivo, mas depois vou baixar esse pra testar. Tomara que funcione! Mas o meu caso é muito mais didático do que de tentativa de reparo.rsrs Entender o funcionamento desse circuito que me parece bem exótico(totalmente diferente de todos que eu já vi). Nos desktops essas fontes costumam ser controladas por osciladores Pwm diretamente ou indiretamente por meio de Amp ops, ou até por amp ops com a tensao vindo direto do p24. Nesse caso especifico não tem Amp op e nem bobina. Só tem um CI de vários pinos ligado no Gate de um mosfete solitário. Nunca vi nada igual em desktop. Mas de todo jeito vc me ajudou bastante porque eu não tinha pensado nisso. Agradeço demais!👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Infelizmente esse esquema é da gigabyte com final h. Só ta com o nome errado. O boardview é um pdf que nao mostra os nomes dos componentes.rsrs Mas de qualquer jeito Muito Obrigado! Vc me ajudou bastante com a bios. Amanhã depois de recuperar os créditos eu volto pra baixar. O seu raciocinio sobre a habilitacao ta certissimo, essa fonte de 0.95v ta com cara de falta de habilitacao. Infelizmente tudo que é de desktop é uma luta pra encontrar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...